Tendências do mercado de restaurantes delivery 2021


25/11/2020
entregador segurando comida para delivery de restaurantes

As pessoas mudam ao longo do tempo. E isso se reflete de diversas maneiras no comércio. Principalmente quando se fala em alimentação.

Seu restaurante delivery está inserido em um vasto universo, que envolve um certo tipo de clientes. Estas pessoas consomem sua comida porque ela é gostosa, mas não é só isso. 

O cardápio do seu restaurante é construído por diversas opções de refeição. Podem ser pratos prontos, lanches, comidas típicas de diferentes países, opções veganas e muito mais. 

Estas opções específicas é que atraem seu público. Por isso é importante saber escolher muito bem o que estará no cardápio do seu restaurante delivery.

As mudanças percebidas no seu público, acabam refletindo em uma série de tendências de mercado que estão surgindo ao longo dos anos. 

Algumas destas tendências, serão muito fortes, e não poderão ser deixadas de lado pelo seu restaurante delivery em 2021. 

Continue sua leitura e conheça as tendências do mercado delivery para o próximo ano. 

A cozinha compartilhada é uma forte tendência entre os restaurantes delivery

A crise causada pela pandemia do coronavírus mudou a maneira como os restaurantes vêem os aplicativos de delivery. Antes esse modelo de negócio era visto como um complemento de um restaurante físico. 

E de fato, o delivery era responsável apenas por 20 ou 30% do faturamento de um restaurante. Mas o jogo virou! Atualmente os apps se tornaram 100% de tudo que eles faturam. E quem já estava inserido neste mercado, teve melhores resultados. 

Frente a este cenário, muitos empresários começaram a perceber que poderiam ter sucesso apenas com o delivery. Especialmente depois de perceberem que isso iria ajudar a cortar custos acumulados que são comuns quando se atende o público presencialmente.

A partir disso, surgiram as chamadas cozinhas compartilhadas. Esses espaços funcionam como coworkings normais, só que focados nas necessidades dos restaurantes.

De maneira simples, os restaurantes compartilham de instalações industriais disponibilizadas e a boa localização do estabelecimento, para fazer pedidos exclusivamente para o setor de delivery. Assim, restaurantes que não são concorrentes diretos, podem trabalhar de maneira conjunta, dividindo custos. 

Este tipo de operação mais enxuta, aliada a uma boa gestão, garante uma margem de lucro extremamente positiva no fim do mês.

Refeições veganas: existe cada vez mais público para este tipo de refeição no delivery

Já existem 30 milhões de brasileiros se identificam como vegetarianos. Isso é o equivalente a quase 15% da população de todo o país. 

Considerando que a tendência deste público é de crescimento e a concorrência é bem baixa entre restaurantes que oferecem este tipo de opção, é bastante seguro afirmar que o setor de comida vegetariana está entre os mais importantes para os restaurantes que atuam em delivery.

É por acompanhar este mercado de perto que muitas empresas estão investindo bastante em tecnologia no setor alimentício, a fim de desenvolver produtos de proteína vegana para esse tipo de público. 

Estamos falando de hambúrgueres e linguiças feitos de diferentes plantas, mas que contam com o gosto e a textura normais de proteína animal.

Pizzas com opção sem carne também devem ser levadas em conta pelo seu restaurante. Apostar em opções com vegetais, diferentes queijos e temperos, irá atrair este público.

Restaurantes de delivery que contam com pratos prontos também podem seguir a onda, com opções de massas e molhos que não levam carne do preparo. 

Embalagens sustentáveis são, cada vez mais uma preocupação do público em geral

Uma pessoa que tem o hábito de pedir refeições por delivery 1 vez por semana ou uma vez a cada 15 dias, sabe como é extremamente fácil acumular bastante lixo seco por causa das embalagens dos produtos.

É fato que a comida do pedido precisa vir bem embalada para ser servida adequadamente, sem perder a qualidade. Contudo, também é fato que a quantidade de papel e plástico desperdiçados atualmente é bastante significativa. 

Por isso mesmo, a indústria deverá apresentar soluções que sejam mais sustentáveis para os restaurantes de delivery em breve. E isso se tornará um diferencial de marketing significativo do restaurante perante a concorrência.

As pessoas querem ter o sentimento de que o consumo delas não é prejudicial ao meio ambiente. Ao ver a opção de comprar com um restaurante cujo delivery é sustentável, elas darão preferência ao estabelecimento.

Além do mais, mostrar que seu negócio se preocupa com o planeta, mostra a responsabilidade social da empresa, e isso é ouro no marketing de relacionamento.

Leia também: Glossário de Marketing para Restaurantes

Refeições especiais para pessoas com intolerância  

Muitas pessoas estão se mostrando intolerantes a diversas coisas como lactose e glúten. Este é um público que sobre muito quando resolve pedir comida pelo delivery, pois existe poucas opções disponíveis. 

Dependendo do tamanho da cidade, isso podem nem sequer existir. 

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e verifique se a concorrência oferece esta opção. Se houverem poucos, ou nenhum estabelecimento que possui opções no cardápio para intolerantes, invista nisso e tenha uma parte do mercado como seu cliente! 

Este tipo de oportunidade é o que pode fazer seu restaurante se destacar e ter resultados financeiros ainda melhores. 

Uma dica é: na hora de criar seu plano de negócio, inclua estas opções em seu restaurante, e vá controlando resultados. No final das contas, estas refeições especiais, podem acabar sendo seu carro chefe de vendas. 

Leia também: Como vender mais no seu delivery: dicas definitivas

Pedidos de delivery por aplicativos: a tendência que seu restaurante não pode deixar de lado!

Os pedidos online são uma tendência dos restaurantes delivery que só cresce. E se o seu restaurante ainda não se adaptou a isso, agora é o momento. 

As ligações telefônicas foram substituídas nas vidas das pessoas pelas mensagens trocadas por SMS, mas principalmente pelas redes sociais, podendo destacar principalmente três: WhatsApp, Facebook e Instagram.  

Fazer pedidos através destas ferramentas no início era uma ótima ideia, mas o processo não facilita nem um pouco para o cliente, que recebe uma foto com as opções do delivery, que dificulta muito sua leitura. 

Somado a isso, existe a demora dos restaurantes em responder perguntas e confirmar endereços e pedidos. E no meio disso tudo, muito cliente pode acabar sem resposta. 

Os aplicativos resolvem o problema. São de fácil usabilidade e apresentam as opções e promoções do restaurante para o seu cliente em poucos cliques.

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