O Plano de Negócios é um documento focado em planejamento que serve para descrever seu negócio, funcionando como um guia de gestão.
Nele é preciso destacar os objetivos do seu negócio somados ao passo a passo para que as metas sejam alcançadas.
Todo o restaurante delivery que busca sucesso, precisa ter um plano de negócio. O ideal é que ele seja feito antes do seu restaurante abrir. Mas caso você já esteja com o negócio em andamento, nunca é tarde para criar seu plano de negócio.
Mas antes de começar a falar sobre como criar um plano de negócio para seu restaurante delivery, é preciso destacar: um Plano de Negócio não é apenas um conjunto de ideias e especulações! Ele deve ser baseado em fatos e análises feitas com muita atenção e cuidado.
Qual a importância de um Plano de Negócios para o sucesso do seu restaurante delivery?
Vamos começar com um fato: todo o projeto de sucesso começa com um bom plano. O plano de negócios é exatamente o pontapé inicial que toda empresa precisa.
E não é só isso. Também se pode destacar outras vantagens de criar um plano de negócio, como:
- Desenvolvimento e criação de cenários favoráveis e não favoráveis para o restaurante;
- Sua gestão estará preparada para lidar com adversidades;
- Seus processos ficam mais eficazes;
- Sua equipe estará melhor preparada para trabalhar;
- O acompanhamento do crescimento do restaurante se torna mais fácil;
- Maior organização do seu financeiro.
Como fazer um Plano de Negócios?
Agora que você entende a importância de criar um plano de negócios para o seu restaurante delivery, conheça o passo a passo para criar o seu: a sua empresa, está na hora de realmente entender o passo a passo para fazer o seu:
1- Sumário
O sumário é a primeira parte do seu Plano de Negócio. Nele, você deve incluir:
- Descrição do seu empreendimento e o diferencial dele no mercado.
- Missão do seu negócio.
- Descrição do perfil dos empreendedores e dos funcionários – caso ainda esteja recrutando, isso irá te auxiliar nos processos seletivos!
- Quais serão os produtos, serviços e os principais benefícios.
- Quem são os clientes da sua empresa.
- Localização – se existir uma sede física.
- Qual será o investimento total.
- Forma jurídica.
- Enquadramento tributário.
2- Análise de Mercado
Na etapa da análise de Mercado, você deve buscar entender melhor quem são seus clientes e a sua concorrência. Esta é uma importante etapa, pois ajuda o gestor a entender o cenário em que seu restaurante delivery estará inserido.
3- Segmentação de clientes
Sem clientes não há vendas, certo? E você precisa saber para quem vender seus produtos. Descubra como é seu público, delimitando faixa etária, sexo e até mesmo classe social.
isso irá ajudar a alinhar seu discurso no marketing, e até mesmo o visual do seu restaurante!
4- Análise da concorrência
Descubra quais são seus concorrentes diretos, ou seja: que atuam no mesmo ramo que você e, em caso de estabelecimentos físicos, possuem localização próxima ao seu restaurante.
Verifique quais são os pontos fracos destes restaurantes, e como você pode superar estas questões, alcançando mais clientes. Procure responder as seguintes perguntas:
- Qual é a qualidade do produto ou serviço do meu concorrente?
- Como está o preço?
- Como é o atendimento prestado?
- Pense em condições de pagamento, horário de funcionamento ou atendimento, serviços de entrega, serviço de atendimento ao cliente, descontos, etc.
- O que faz com que clientes comprem com eles? O que faz com que clientes deixem de comprar?
- Qual é o diferencial do meu negócio? O que fará com que os clientes comprem comigo e não com os concorrentes?
5- Análise de fornecedores
A terceira e última parte do plano de negócio que inclui uma análise de mercado é o estudo de fornecedores.
Quando você for pensar com quem trabalhar, considere os seguintes pontos:
- Do que eu preciso e quem são os fornecedores?
- Quais estão oferecendo o melhor preço e condições de pagamento?
- Quais são as quantidades mínimas de pedido para cada um deles e como isso se enquadra no meu plano?
- Qual é o prazo de entrega?
- Onde os fornecedores estão localizados?
6- Plano de marketing
O marketing é essencial para captar clientes e dar visibilidade para o seu restaurante delivery.
Nesta etapa do seu plano de negócio é hora de descrever todas as ações que serão realizadas, investimento financeiro que será usado para publicidade. Procure usar um calendário e planeje semanalmente, ou mensalmente, os conteúdos que serão postados.
Você pode aprender mais sobre isso lendo o post: Glossário de Marketing para Restaurantes
7- Plano operacional
A etapa da criação do plano operacional trata da descrição de como se dará os processos de funcionamento do seu empreendimento.Para isso, pense nos seguintes pontos:
- Tempo demandado para a realização do processo de venda ou prestação de serviço.
- Quantidade e qualificação dos funcionários.
- Produtividade dos equipamentos e materiais necessários.
- Capacidade de distribuição e armazenamento.
- Disponibilidade e prazos dos fornecedores.
- Criação do cardápio e precificação dos ítens.
8- Plano Financeiro
No planejamento financeiro é preciso especificar tudo que envolva dinheiro, gastos, investimentos e capital de giro em todas as ações planejadas no Plano.
Esta é uma parte de grande relevância do seu plano de negócio. Então para garantir que você não pule nenhuma etapa, confira nosso post: Como fazer um planejamento financeiro para restaurantes delivery
9- Tecnologia para seus processos
Por fim, na hora de criar seu plano de negócio, também é preciso considerar as tecnologias que serão usadas no seu restaurante delivery.
O ideal é contar com um aplicativo que auxilie na sua gestão, no atendimento ao cliente e na análise de seus resultados, e isso é possível com o Onpedido!