Como criar um plano de negócio para seu restaurante delivery


11/11/2020
plano de negócio para restaurante feito no papel

O Plano de Negócios é um documento focado em planejamento que serve para descrever seu negócio, funcionando como um guia de gestão.

Nele é preciso destacar os objetivos do seu negócio somados ao passo a passo para que as metas sejam alcançadas. 

Todo o restaurante delivery que busca sucesso, precisa ter um plano de negócio. O ideal é que ele seja feito antes do seu restaurante abrir. Mas caso você já esteja com o negócio em andamento, nunca é tarde para criar seu plano de negócio. 

Mas antes de começar a falar sobre como criar um plano de negócio para seu restaurante delivery, é preciso destacar: um Plano de Negócio não é apenas um conjunto de ideias e especulações! Ele deve ser baseado em fatos e análises feitas com muita atenção e cuidado. 

Qual a importância de um Plano de Negócios para o sucesso do seu restaurante delivery?

Vamos começar com um fato: todo o projeto de sucesso começa com um bom plano. O plano de negócios é exatamente o pontapé inicial que toda empresa precisa.

E não é só isso. Também se pode destacar outras vantagens de criar um plano de negócio, como: 

  • Desenvolvimento e criação de cenários favoráveis e não favoráveis para o restaurante;
  • Sua gestão estará preparada para lidar com adversidades;
  • Seus processos ficam mais eficazes;
  • Sua equipe estará melhor preparada para trabalhar;
  • O acompanhamento do crescimento do restaurante se torna mais fácil; 
  • Maior organização do seu financeiro. 

Como fazer um Plano de Negócios?

Agora que você entende a importância de criar um plano de negócios para o seu restaurante delivery, conheça o passo a passo para criar o seu: a sua empresa, está na hora de realmente entender o passo a passo para fazer o seu: 

1- Sumário

O sumário é a primeira parte do seu Plano de Negócio. Nele, você deve incluir:

  • Descrição do seu empreendimento e o diferencial dele no mercado.
  • Missão do seu negócio.
  • Descrição do perfil dos empreendedores e dos funcionários – caso ainda esteja recrutando, isso irá te auxiliar nos processos seletivos!
  • Quais serão os produtos, serviços e os principais benefícios.
  • Quem são os clientes da sua empresa.
  • Localização – se existir uma sede física.
  • Qual será o investimento total.
  • Forma jurídica.
  • Enquadramento tributário.

2- Análise de Mercado

Na etapa da análise de Mercado, você deve buscar entender melhor quem são seus clientes e a sua concorrência.  Esta é uma importante etapa, pois ajuda o gestor a entender o cenário em que seu restaurante delivery estará inserido. 

3- Segmentação de clientes

Sem clientes não há vendas, certo? E você precisa saber para quem vender seus produtos. Descubra como é seu público, delimitando faixa etária, sexo e até mesmo classe social. 

isso irá ajudar a alinhar seu discurso no marketing, e até mesmo o visual do seu restaurante! 

4- Análise da concorrência

Descubra quais são seus concorrentes diretos, ou seja: que atuam no mesmo ramo que você e, em caso de estabelecimentos físicos, possuem localização próxima ao seu restaurante. 

Verifique quais são os pontos fracos destes restaurantes, e como você pode superar estas questões, alcançando mais clientes. Procure responder as seguintes perguntas: 

  • Qual é a qualidade do produto ou serviço do meu concorrente?
  • Como está o preço?
  • Como é o atendimento prestado?
  • Pense em condições de pagamento, horário de funcionamento ou atendimento, serviços de entrega, serviço de atendimento ao cliente, descontos, etc.
  • O que faz com que clientes comprem com eles? O que faz com que clientes deixem de comprar?
  • Qual é o diferencial do meu negócio? O que fará com que os clientes comprem comigo e não com os concorrentes?

5- Análise de fornecedores

A terceira e última parte do plano de negócio que inclui uma análise de mercado é o estudo de fornecedores. 

Quando você for pensar com quem trabalhar, considere os seguintes pontos:

  • Do que eu preciso e quem são os fornecedores?
  • Quais estão oferecendo o melhor preço e condições de pagamento?
  • Quais são as quantidades mínimas de pedido para cada um deles e como isso se enquadra no meu plano?
  • Qual é o prazo de entrega?
  • Onde os fornecedores estão localizados?

6- Plano de marketing

O marketing é essencial para captar clientes e dar visibilidade para o seu restaurante delivery. 

Nesta etapa do seu plano de negócio é hora de descrever todas as ações que serão realizadas, investimento financeiro que será usado para publicidade. Procure usar um calendário e planeje semanalmente, ou mensalmente, os conteúdos que serão postados. 

Você pode aprender mais sobre isso lendo o post: Glossário de Marketing para Restaurantes

7- Plano operacional

A etapa da criação do plano operacional trata da descrição de como se dará os processos de funcionamento do seu empreendimento.Para isso, pense nos seguintes pontos:

  • Tempo demandado para a realização do processo de venda ou prestação de serviço.
  • Quantidade e qualificação dos funcionários.
  • Produtividade dos equipamentos e materiais necessários.
  • Capacidade de distribuição e armazenamento.
  • Disponibilidade e prazos dos fornecedores.
  • Criação do cardápio e precificação dos ítens. 

8- Plano Financeiro

No planejamento financeiro é preciso especificar tudo que envolva dinheiro, gastos, investimentos e capital de giro em todas as ações planejadas no Plano. 

Esta é uma parte de grande relevância do seu plano de negócio. Então para garantir que você não pule nenhuma etapa, confira nosso post: Como fazer um planejamento financeiro para restaurantes delivery

9- Tecnologia para seus processos

Por fim, na hora de criar seu plano de negócio, também é preciso considerar as tecnologias que serão usadas no seu restaurante delivery
O ideal é contar com um aplicativo que auxilie na sua gestão, no atendimento ao cliente e na análise de seus resultados, e isso é possível com o Onpedido!

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