Dicas de conteúdo para criar mais engajamento no Instagram do seu restaurante!


10/06/2024

A presença digital se tornou simplesmente essencial para todo o tipo de negócio. Afinal, para ter visibilidade é importante que sua gestão se dedique ao marketing digital. E restaurantes já começaram a tirar proveito das vantagens que isso traz para os resultados de suas finanças. 

Dentre muitas redes sociais existentes, uma que se mostrou muito eficiente para trazer mais engajamento, atrair clientes e dar visibilidade para um restaurante, é o Instagram. Isso porque comida é algo “instagramável”.

O Instagram é uma rede social que tem como principal objetivo o compartilhamento de fotos e informações relevantes. Imagens e vídeos bonitos que chamam a atenção de clientes, e que mostram dados, informações relevantes e até mesmo apresentam produtos, promoções e estabelecimentos, são postados constantemente na rede social. A pergunta é: você já começou a aproveitar este espaço para falar do seu delivery?

Uma foto de uma pizza, um hambúrguer e até mesmo um belo prato feito, pode atrair muitas curtidas, comentários e compartilhamentos. O que significa: engajamento.

Em 2018 o Instagram alcançou 1 bilhão de usuários ativos, sendo que 500 milhões costumam acessar a rede social diariamente e possui a maior taxa de engajamento entre todas as outras redes existentes. 

Isso significa muito conteúdo sendo postado todo o dia. E seu restaurante deve encontrar uma maneira de se destacar ali dentre tantas fotos. 

Reunimos aqui uma série de dicas para Instagram de restaurantes a fim de ajudar o seu negócio a ter espaço na rede social e se engajar com seu público.

Para iniciar esta jornada de conhecimento, sobre criação de conteúdo para o Instagram do seu restaurante, confira as possibilidades que a rede social traz:

1- Fotos

Em 2010 quando o Instagram foi lançado ele se tratava de uma rede social que permitia o compartilhamento apenas de fotos. E isso segue sendo muito importante dentro da rede social.

Seu restaurante pode ser o alvo destas fotos de diversos ângulos diferentes. 

Primeiramente, tire fotos das refeições que estão disponíveis no seu cardápio. Procure preparar um cenário e tirar fotos de diferentes ângulos. Assim, de uma só vez, você irá produzir bastante conteúdo para ser postado. 

Também é possível fotografar a equipe que trabalha em seu restaurante. Os garçons, o entregador, seu chefe de cozinha e todos os outros cozinheiros e ajudantes. Mostrar o lado humano por trás do seu negócio faz com que as pessoas se sintam mais próximas de seu restaurante delivery. 

Aproveite e mostre também o espaço físico do seu restaurante. Isso vale principalmente se o seu restaurante delivery também realizar atendimentos presenciais. 

2- Vídeos – Reels 

Os vídeos surgiram no Instagram e ganharam bastante espaço na plataforma. Atualmente Um Reels  pode ter até 15 minutos. 

É importante que o conteúdo deste tipo de vídeo seja realmente interessante. Por isso, sempre comece com uma frase de impacto, ou uma informação realmente relevante, que prenda a atenção do usuário. 

Na hora da gravação, temos algumas dicas de que tipo de conteúdo você pode criar: compartilhe vídeos curtos, de 15 ou 30 segundos por exemplo, de montagens de pizzas, hambúrgueres, sushi e outros pratos. Recados curtos ou momentos de trabalho da equipe também podem virar um conteúdo bacana, capaz de gerar engajamento no Instagram do seu restaurante. 

3- Stories

Seu restaurante têm postado conteúdos no stories do Instagram? Se você ainda não se convenceu do quanto esta ferramenta é poderosa, vamos a alguns dados bem relevantes:

  • 500 milhões de contas do Instagram Stories todos os dias
  • 1 a cada 3 stories assistidos na rede não de empresas 

Sabendo disso, não deixe de postar conteúdos nesta ferramenta da rede. Compartilhe fotos, vídeos curtos, boomerangs e aproveite todas as possibilidades nos efeitos e gifs. 

O ideal é que seja realizada ao menos uma postagem por dia ali. Pode ser apenas para falar que o restaurante já está aberto e pronto para receber pedidos, seu cardápio ou promoção do dia, além de vídeos e fotos descontraídas da sua equipe trabalhando. 

É importante falar também dos reposts. Se alguém compartilhar um Storie e marcar seu restaurante, reposte esse conteúdo. Isso mostra para outras pessoas que seus clientes que você  está se engajando com eles! E isso é extremamente positivo para sua imagem como marca. 

4- Destaques

Também conhecidos como Higligts, os destaques do Instagram permitem que conteúdos postados nos stories permaneçam no seu perfil. Mas algumas questões devem ser levadas em conta na hora de usar essa ferramenta da rede social.

Deixe fixado nos destaques apenas informações que permanecem sendo verdade por um longo período como: promoções fixas, fotos dos itens que compõem seu cardápio, localização do restaurante e os canais por onde os pedidos podem ser feitos, como Whatsapp e aplicativo delivery. 

É preciso também organizar seus destaques por assunto. Um pode ser apenas sobre sua equipe, outro de reposts de clientes e um outro para falar de promoções que estão ativas. 

É importante que de tempos em tempos você confira que conteúdos foram fixados ali, deletando o que não é mais verdade! 

5- Conteúdo patrocinado

Colocar as dicas acima irá aumentar a possibilidade de gerar engajamento na rede social, mas é importantíssimo que seja investido nos posts. O que se chama de post patrocinado. 

Ao patrocinar um post, você garante que ele terá um número de visualizações x por um público escolhido a dedo e que tem grande chance de se tornar um cliente de seu restaurante delivery. 

Pense da seguinte maneira: existe um grande número de pessoas utilizando as redes sociais. Mas apenas uma parcela delas é seu verdadeiro público alvo. 

Pessoas que moram na cidade em que seu restaurante está localizado e que estão dentro de uma determinada faixa etária. Ao patrocinar seus posts, é possível direcionar o conteúdo para que este exato tipo de público visualize o post e descubra a existência de seu restaurante. 

Este tipo de estratégia aumenta ajuda a aumentar o número de clientes em prospecção, promovendo também  o aumento de pedidos e vendas. A verdade é que no fim, o investimento financeiro volta se maneira mais que positiva para o caixa de seu restaurante!  

Presença digital

Como você pôde perceber ao longo do texto, a presença digital é bem importante e se converte em diversos benefícios para seu restaurante delivery. Colocar todas as dicas acima irá trazer ótimos resultados aumentando o engajamento e até mesmo as vendas.

Mas é preciso pensar também na experiência dos seus clientes na hora de realizar o pedido. Assim, será promovida também a fidelização. 

Para isso o ideal é que seu restaurante possua um site e um aplicativo próprio. Assim, seus clientes poderão realizar seus pedidos online, conferindo o cardápio facilmente e adicionando todas as informações para realizar a entrega. 

Para isso você pode contar com o Onpedido! 
Saiba mais sobre o assunto lendo o post: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?

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