Como promover a fidelização em restaurantes delivery


14/10/2020

Sempre que se busca ter melhores resultados em um negócio, o gestor inicia uma busca por maneiras de aumentar as vendas e captar novos clientes, não é mesmo? na grande maioria das vezes, quando se quer ter uma maior margem de lucro, o gestor foca suas forças nisso. 

A verdade é que captar novos clientes é importantíssimo para um restaurante delivery, mas se preocupar em fidelizar aqueles que optam por você, é tão importante quanto. E além do mais, isso traz diversas vantagens para o negócio.

No final das contas é importante que todo o gestor se preocupe em colocar ações para fidelizar em prática. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post você vai descobrir quais as vantagens da fidelização, e como fazer isso acontecer no seu restaurante delivery. Então continue sua leitura! 

O que é fidelização?

A fidelização de clientes é um processo que busca a retenção dos clientes já conquistados pelo seu restaurante delivery. Essa estratégia é baseada na confiança entre o cliente e a empresa. Este relacionamento positivo é criado através de um atendimento diferenciado e de produtos e serviços de excelência.

A ideia central é fazer com que o cliente volte a escolher seu restaurante mais vezes, aumentando a sua receita mensal e tendo uma margem de lucratividade maior. 

Vantagens da fidelização em restaurantes delivery

Fidelizar é muito importante e pode ser extremamente vantajoso para seu restaurante delivery em diversos aspectos e setores, principalmente para o financeiro. 

Os principais benefícios deste tipo de ação é:

  • Seu restaurante acaba sendo indicado pelos clientes fidelizados para amigos e familiares do seu círculo de convivência;
  • Clientes fiéis acabam comprando novamente;
  • Os pedidos realizados acabam sendo feitos em valores cada vez maiores;
  • Feedback realista 
  • A receita mensal do restaurante se torna muito mais previsível e na maioria das vezes maior. 

Como fidelizar clientes em um restaurante delivery?

Agora que você sabe o que é fidelização e como isso pode ser benéfico para seu restaurante delivery, descubra como promover este tipo de ação dentro do seu negócio: 

1- Ofereça um atendimento eficiente e ágil

Depois que um cliente opta pelo seu restaurante de delivery para fazer o pedido é hora de dar a ele uma experiência positiva com você. Por isso mesmo é importante que sua gestão preste atenção nos seguintes fatores:

Primeiramente garanta que o pedido seja feito com rapidez para que o cliente não espere por muito tempo. O tempo de preparo e da entrega devem ser curtos. esta é a primeira coisa percebida quando o pedido é recebido. 

Em segundo lugar, procure por embalagens adequadas para a entrega do seu produto, que garantam a qualidade do sabor e da textura de cada item do seu cardápio. 

Não esqueça de verificar também se o pedido possui especificações, pois é essencial que a entrega seja feita com as especificações exatas do cliente. 

2- Invista em marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é bem importante, principalmente nas redes sociais. Por isso responda todas as mensagens e comentários enviados para o seu perfil, principalmente do Facebook, Instagram e Whatsapp. 

Nestas redes agilidade é bem importante. Por isso procure não demorar muito para responder. O ideal é ter alguém responsável por isso para que não tenha muita demora nas respostas. porém, caso isso não seja possível, deixe claro que a cada meia hora, uma pessoa da sua equipe deve acessar as redes e responder a todos. 

Caso um cliente fizer um post e marcar o perfil do seu restaurante, é importante que você repost este conteúdo. Isso mostra como seu negócio se importa com seu público e faz com que mais pessoas queiram se engajar. 

Para mais dicas leia também: Glossário de Marketing para Restaurantes

3- Crie programas de fidelidade e de descontos

Outra maneira de aumentar a taxa de clientes fidelizados é dando vantagens para as pessoas voltarem a optar por você. Para isso, crie programas de fidelidade e ofereça descontos para novas compras. 

Uma boa maneira de colocar isso em prática é através de cartões de fidelidade. Nele, cada compra em um valor médio pré determinado é marcado. Depois que todos os espaços do cartão forem preenchidos, o cliente ganha um brinde ou um desconto. 

Em datas comemorativas, como o aniverssário, clientes também pode ter vantagens em seu restaurante delivery.

Confira mais ações que podem ser colocadas em prática no post: 7 promoções para fazer em seu restaurante delivery e captar mais clientes!

4- Conte com a tecnologia

Quando um restaurante conta com a tecnologia em seus processos ele ganha agilidade e qualidade em todo o processo de recebimento do pedido até a entrega ao cliente. 

Isso se torna ainda mais fácil quando seu restaurante de delivery possui um aplicativo e um site para a gestão dos pedidos online. Com ele, toda a informação fica centralizada para que o gestor acompanhe a evolução do seu negócio e analise resultados. 

Essa tecnologia também melhora a experiência do cliente na hora de realizar o pedido. No App ou site, o cliente pode conferir o cardápio com detalhes e especificar seu pedido caso ele deseje alguma alteração. Situação que não se faz possível com pedidos via whatsapp. 

O Onpedido é o sistema que pode te ajudar com isso. Ele é personalizado especialmente para o seu restaurante delivery e auxilia na gestão e melhora a experiência do cliente na hora de fazer pedidos. 

Deixe um comentário