Glossário de Marketing para Restaurantes


27/08/2023
imagem que traz alguns aplicativos para marketing de restaurante

Uma coisa pode ser facilmente percebida: as empresas que investiram em marketing acabaram ganhando mais espaço no mercado e cresceram muito! E esse é o propósito da existência de qualquer empreendimento. 

É por isso mesmo que é tão importante falar sobre marketing e ações que devem ser colocadas em prática. Afinal, essa é a melhor maneira de alcançar mais pessoas, e torná-las seus clientes.

É claro que a comida do seu restaurante é muito importante! Afinal muitas pessoas que são seus clientes e tiverem uma experiência positiva, irão indicar seus serviços a amigos e familiares. 

Mas, é importante deixar claro que através do marketing, é possível aumentar em grandes números o número de pessoas que descobriram seu negócio. 

Continue sua leitura e aprenda tudo sobre marketing para restaurantes neste glossário: 

Faça uma análise de mercado

O primeiro passo é analisar com muita calma o mercado em que seu negócio está inserido. Portanto, verifique os outros restaurantes que estão localizados na mesma cidade que você. 

É importante saber analisar quais deles são realmente seus concorrentes diretos. Avalie portanto, aqueles que oferecem serviços iguais ou muito parecidos aos seus. Por exemplo, almoço ou jantar. 

Restaurantes e lancherias, por exemplo, não são concorrentes diretos. 

Depois de mapear quais são seus concorrentes, avalie a parcela de clientes que eles atendem. Perceba onde cada um deles está localizado, a média de preço praticado por eles, além de sua comunicação nas redes sociais. 

Plano de marketing para restaurantes

Depois de realizar esta análise, é hora de partir para o planejamento de ações de marketing para o restaurante. 

Crie um documento com tudo especificado. Quanto será investido, quem será o responsável pelo marketing na sua equipe e quais serão suas campanhas.

Mesmo que o marketing offline seja muito efetivo, ele possui alto custo e não é tão assertivo. Por isso, é importante saber mais sobre o marketing digital, e tudo o que ele pode fazer pelo seu restaurante. Acompanhe todas as dicas neste glossário de marketing:

Planejamento de marketing digital 

A presença nas redes sociais é imprescindível. Por isso, é importante que seu restaurante tenha um perfil, principalmente no Facebook e no instagram, que são as redes que mais possuem usuários ativos.

Em seu planejamento digital, além das informações destacadas anteriormente, também deve constar:

  • Frequência de postagens no feed (um por dia – 3 por semana);
  • Postagens de promoções;
  • Ações e conteúdos postados no Stories.

Conheça as ferramentas das redes sociais que podem ser utilizadas para o marketing do seu restaurante: 

Hashtags

Hashtag é uma palavra-chave, expressão um frase curta que antecede o símbolo #, o famoso ‘jogo da velha”. Ele é muito popular no Instagram, e é um excelente aliado para você que quer mais visualização como marca na rede social.  

Descubra quais hashtags são relevantes para seu público e as utilize na descrição do seu post. Procure colocar ao menos 5 # diferentes em cada post. 

Destaques

Os destaques são Stories que você pode fixar no seu perfil.  Separe em diferentes pastas e fale sobre sua empresa, sua história, produtos ou serviços. 

Crie quantas pastas forem necessárias para que os usuários do Instagram encontrem de maneira fácil informações sobre o seu restaurante. Você pode separar as pastas em eventos, promoções, fotos do restaurante e até mesmo seu cardápio.

Lembre-se de manter nos destaques apenas informações que são úteis sobre seu restaurante, ao longo prazo para seus clientes. 

Stories

Existem diversas maneiras de fazer stories que podem gerar conteúdos para gerar engajamento com seu público. Os mais usados são: 

  • Vídeos (gravados ou ao vivo);
  • Fotos;
  • Boomerangs;
  • Enquetes;

Você pode mostrar sua equipe indo as compras para os ingredientes do seu restaurante, mostrar um pouco do que está acontecendo em seu restaurante é algo que chama bastante a atenção do seus clientes. 

Seu restaurante possui delivery? Você pode mostrar as embalagens, a higienização sendo realizadas e as montagens dos pedidos. 

IGTV

Esta é uma ferramenta nova na rede social, além de ser outra forma de criar conteúdo para o Instagram. O IGTV permite a publicação de vídeos em formato vertical (o mesmo dos Stories) com duração de pelo menos 15’ e com no máximo 10 minutos. 

Mais tempo aqui significa mais conteúdo! 

É importante que este conteúdo mais longo também seja muito interessantes. A fim de realmente prender a atenção de seu público. Ali, você pode ensinar alguma receita simples, e até mesmo, contar um pouco da história do restaurante. 

Localização

Crie a localização do seu restaurante para que seus clientes possam te marcar nas publicações. 

Isso vai levar mais pessoas á procura não só de seu perfil na rede, como também do seu endereço e seus serviços. Isso porque, ao clicar na localização, as pessoas serão levadas a uma série de outras postagens em que seu restaurante foi marcado. 

A Biografia do Instagram

Logo abaixo de sua foto e nome existe um espaço para que você fale sobre sua empresa, este espaço, chamado de biografia permite a aplicação de links. 

Ali, é importante que você adicione o link que direciona o usuário para o site de seu restaurante. Destaque também outras informações, como localização e horário de atendimento ao público. 

Linha do tempo do instagram

O instagram, atualmente, aceita imagens tanto quadradas (1:1) quanto retangulares, verticais ou horizontais. 

Contudo é importante conhecer as medidas oficiais para os posts, eles são: 

  • Tamanho mínimo : 600×600 para fotos quadradas
  • Tamanho recomendado: 1080×1080 para fotos quadradas
  • Tamanho para fotos retangulares: máximo de 1920 pixels de altura
  • Quando o assunto for a criação de vídeos para o feed, ele pode ter até 60 segundos. 

Linha do tempo do Facebook

Já o facebook, possui outras dimensões recomendadas para as postagens do feed. Confira: 

  • Tamanho mínimo: 600 x 315 pixels
  • Tamanho recomendado: 1200 x 630 pixels
  • As proporções mais comuns das miniaturas de vídeos do Facebook são 16:9, 4:3, 1:1 (horizontais) e 5:4 (vertical).
  • A duração máxima dos vídeos é de 120 minutos.

Descubra mais sobre esta rede social conferindo nosso vídeo no youtube: 7 Dicas “MATADORAS” para o Facebook do Seu Delivery

Um Aplicativo para decolar seu marketing digital! 

Como você deve ter percebido até agora em sua leitura, a presença digital é algo muito importante. Por isso mesmo além de estar presente nas redes sociais, seu restaurante delivery deve ter um aplicativo!

Ainda não possui um aplicativo próprio e personalizado? Então confira nosso post: porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado? E faça a escolha certa para alcançar o sucesso do seu negócio! 

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