Convencer o público a adquirir determinados produtos e serviços não é uma tarefa fácil. Com um mercado cada vez mais competitivo, o copywriting é uma técnica que pode ser o grande diferencial para sua empresa direcionar os consumidores à aquisição de soluções efetivas.
Essa técnica contribui para ações de marketing e vendas, podendo ser inserida nos conteúdos de e-mails, anúncios, sites, catálogos, cartas de vendas, entre outros.
Os profissionais que atuam com as técnicas de copywriting são chamadas de copywriters e utilizam técnicas de escrita atrativa, clara e persuasiva para realizar o copy, como é chamado o texto nessa técnica.
Sendo assim, compreender o que é o copywriting, como funciona e os benefícios em investir nesta técnica é o modo de ter excelentes resultados.
O que é Copywriting?
O copywriting é uma estratégia muito utilizada no marketing digital e visa a produção de textos persuasivos como uma ferramenta de convencimento dos leitores, levando-os a praticar uma ação, geralmente voltado à conversão desses usuários.
Para que isso seja possível, os textos são construídos de forma estratégica, utilizando técnicas como legibilidade, empatia, construção de relacionamento, apresentação de benefícios, frases diretas e claras, uso de imperativos e até gatilhos emocionais, entre outras.
Considerando esses aspectos, a estratégia de copywriting ganhou mais espaço, principalmente com os avanços da tecnologia – e velocidade que uma mensagem precisa ser transmitida online – e a possibilidade de ser facilmente adaptada a diversos canais de comunicação.
Assim, as técnicas de copywriting não envolvem apenas a persuasão, mas também gatilhos e métodos para aumentar a conversão de vendas nos negócios considerando o canal e formato do material, por exemplo, se é um blog post, e-mail marketing ou landing page.
Afinal, apesar de ter aspectos e características comuns, algumas adequações são necessárias considerando esses espaços.
Por que investir em copywriting?
Ao conhecer o conceito de copywriting, os profissionais podem se perguntar o porquê de investir nesta técnica.
O copywriting é uma metodologia de escrita que visa a conversão, ou seja, é indicada quando você deseja que o seu público realize alguma ação.
Em relação aos objetivos, o copy pode ser usado para convencer o cliente a realizar uma compra, incentivar o download de materiais ricos, levar os leads (potenciais clientes) a conhecerem um produto ou serviço, aumentar o engajamento do público nas redes sociais, entre outras possibilidades.
Diferenças entre copywriting e redação publicitária
Por envolver técnicas para o desenvolvimento de textos, algumas pessoas podem confundir o copywriting com a redação publicitária. Mas afinal, qual a diferença entre os dois conceitos?
A redação publicitária surgiu primeiro, pois, desde o surgimento de jornais e revistas, as empresas enxergaram a oportunidade de anunciar seus produtos e serviços nesses canais. A redação é, basicamente, a forma como os anúncios são desenvolvidos, de forma leve, para que as pessoas se interessem e as empresas passem a lucrar mais.
Conteúdos direcionados à informação, voltados para explicar ou apresentar algo, sem um foco na tomada de ações, também podem compor a redação publicitária – principalmente quando utilizados para descrever produtos e serviços.
Com o passar do tempo, surgiu o copywriting, que visa persuadir o leitor a realizar uma ação, seja a compra, download de material ou qualquer outra conversão que o empreendedor deseje. Uma característica é o uso de CTA (Chamada de Ação).
Neste caso, é necessário definir uma frase/orientação forte e que ajude a despertar a curiosidade do público ou direcioná-lo para a ação esperada naquele material. Assim, se o objetivo for o download de um e-book, ao final é possível destacar a ação como “baixe agora”.
Desse modo, com o uso de algumas técnicas de persuasão ao produzir o material, os empreendedores conseguem convencer o público a realizar a ação.
Além disso, o copywriting é mais voltado para o marketing direto e proporciona ganhos rápidos.
Por conta disso, pode ser utilizado para a aceleração de vendas, visto que os benefícios e vantagens de produtos e serviços são destacados para o público-alvo.
Já a redação publicitária tem foco nos objetivos criativos, que não geram, necessariamente, uma venda instantaneamente. Esse método ajuda as empresas a falarem mais da marca, mostrar em detalhes os seus produtos e serviços, além de ajudar no posicionamento.
Qual a relação do copywriting e marketing conteúdo?
O objetivo do marketing de conteúdo é engajar e educar o público, incentivando a aquisição de produtos e serviços. O copywriting pode ser utilizado nas etapas de funil para ajudar a converter na jornada e fechar uma venda com eficiência e rapidez.
Para conseguir excelentes resultados, é necessário conhecer bem o seu público, assim é possível unir o marketing de conteúdo e copywriting de modo inteligente.
É por meio de conteúdos de valor que você fará com que os clientes tomem atitudes e compre os seus produtos, evoluindo na jornada com informações importantes para a decisão.
Erros no copywriting que devem ser evitados
Para a estratégia de copywriting gerar resultados positivos, é necessário evitar erros. Os mais comuns são:
Textos pobres e ruins
Os conteúdos precisam ter coerência, ou seja, fáceis de entender e sem erros de português.
Menos é mais
Não há como falar de tudo a respeito da empresa em um único email, post de redes sociais ou um material impresso.
Sendo assim, é importante focar em tópicos específicos em cada material, direcionando o público rumo a um único objetivo. Assim é possível ter mais vendas a partir do copy.
Copywriting nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas que ajudam a aproximar as marcas dos seus clientes, sendo um excelente canal para as vendas e boas interações.
Para obter excelentes resultados, os profissionais devem dominar as técnicas de copywriting que ajudam a agregar um diferencial nos conteúdos do nessas plataformas.
As principais técnicas são:
- Explore os gatilhos corretos para atrair as pessoas
Os gatilhos mentais são estímulos externos que levam a pessoa a tomada de decisões. No copywriting, os gatilhos mais utilizados consistem em:
- Reciprocidade;
- Autoridade;
- Prova social;
- Afinidade;
- Escassez;
- Coerência e compromisso.
Com estes gatilhos, os copywriters podem desenvolver uma relação e instigar o cliente, conquistando bons resultados, aumentando as vendas, credibilidade, além de fortalecer a imagem da marca.
Reciprocidade
Este gatilho tem como base a característica humana natural em responder ações positivas com outras ações positivas.
No segmento de vendas, isto seria basicamente entregar algo de valor aos clientes e receber na mesma proporção.
Alguns exemplos práticos são o fornecimento de materiais ricos ou oferecer períodos de teste grátis, conforme o produto ou serviço oferecido.
Escassez
A escassez é um gatilho que gera a sensação de que algo será perdido. Essa sensação faz com que o cérebro entenda e provoque uma reação emocional de que a pessoa não pode ficar sem o produto ou serviço.
O gatilho de escassez pode ser aplicado no copywriting ao utilizar frases como “só amanhã”, “apenas para os 5 primeiros”, entre outras que dão a sensação de urgência.
Autoridade
O gatilho de autoridade no copywriting é basicamente o uso de bases e referências que dão suporte aos textos desenvolvidos pelos copywriters, demonstrando a expertise da marca no segmento de atuação.
Este gatilho é muito interessante de ser utilizado, já que as pessoas têm a tendência de confiar no que pensa que é superior.
Assim, a ideia é utilizar conteúdos de referências como reportagens, artigos, vídeos, palestras e a opinião de especialistas para corroborar uma informação que a marca trouxe anteriormente.
Clareza e objetividade
Um copy bem desenvolvido tem grandes chances de chamar atenção do público. Ao visitar o perfil ou página, a persona (representação do cliente ideal) espera encontrar tudo que precisa em poucos segundos.
É importante pensar no posicionamento dos botões, uso de imagens e infográficos, emojis, e espaçamento entre os tópicos para tornar o material mais intuitivo, informativo, agradável e claro.
Isso ajudará na navegação da página e, consequentemente, o usuário encontrará as informações mais rapidamente, afinal, ao “bater o olho”, a pessoa enxergará tudo o que lhe interessa.
Use as técnicas de storytelling
Engajar os seus seguidores contando boas histórias é uma verdadeira arte.
O copywriting pode ter uma narrativa, algo que agrega um diferencial e ajuda a conquistar as pessoas.
As empresas podem criar uma sequência de posts relacionados com imagens de qualidade, ilustrações e metáforas que envolvem o público, desenvolvendo um storytelling de qualidade – o que ajuda muito na qualidade e efetividade do copy.