Os segredos para uma gestão financeira de restaurantes delivery de sucesso


12/08/2020

Seu sonho virou realidade e o restaurante que por tanto tempo ficava no papel, agora está de portas abertas atendendo a muitos clientes. 

A equipe da cozinha é incrível, então o sabor da sua comida é gostosa e de qualidade. O atendimento é muito bom e os clientes não param de surgir.

Mesmo diante deste cenário tão incrível e apesar dos pedidos dos clientes não pararem de acontecer, seu financeiro não tem dado o resultado esperado? Ou, sua liquidez no fim da cada mês, não está tão alta quanto você gostaria? 

A verdade é que o problema pode estar na gestão financeira de seu restaurante.  Algumas técnicas e segredos podem não estar sendo aplicadas e no fim das contas, você está perdendo dinheiro.  

Antes de se preocupar demais, saiba que é possível dar a volta por cima e ver o sucesso do seu restaurante delivery refletido em suas finanças. Continue sua leitura e conheça os segredos de uma gestão financeira de restaurante efetiva: 

Planejamento financeiro

O ideal é fazer um planejamento financeiro antes mesmo de abrir seu restaurante. Mas, nunca é tarde para criar este documento e dar início a uma gestão financeira mais certeira. 

Ao criar o planejamento financeiro do seu restaurante esclareça quais são seus objetivos, estratégias e futuros investimentos que serão feitos. Afinal, este documento é feito para ajudar o gestor na tomada de decisões e para que seja possível verificar o crescimento do seu negócio. 

Divida os investimentos por tipo, como: marketing, estoque e cursos para sua equipe. E na hora de estabelecer suas metas, procure deixar claro quais devem ser cumpridas ao longo, médio e curto prazo. 

Adicione ao planejamento uma lista dos bens que pertencem ao seu restaurante (carros, computadores, equipamentos de cozinha, etc). Não se esqueça de estar sempre atualizando essa lista.

Também é importante destacar que seu planejamento deve ser revisto de tempos em tempo. Afinal, situações adversas podem acontecer, e por consequência os objetivos do seu restaurante podem acabar mudando. 

Corte de custos

Reduzir os custos é essencial quando se busca resultados financeiro melhores em seu restaurante. Mas isso deve ser feito apenas depois de uma análise minuciosa dos custos seu restaurante delivery.

Por isso mesmo, verifique todas as contas pagas mês a mês. Separe tudo por custos fixos e variáveis. 

Custos fixos são aqueles que não variam de mês a mês. Se trata de despesas como aluguel, salários, planos de telefonia e internet, manutenção de equipamentos, etc.

Custos variáveis não mantém o mesmo valor sempre. São exemplos de custos variáveis contas de energia e de consumo de água. 

Depois de separar este custos, verifique onde podem acontecer cortes. As torneiras podem ter sensores para que gastem apenas o necessário, assim como as lâmpadas podem acender por sensor de movimento.  

As compras do estoque, se melhor controladas, serão feitas apenas quando for realmente necessário, evitando desperdícios e impactos financeiros desnecessários. Também, reavalie seus fornecedores e busque pelas melhores opções com preços que sejam adequados.  

Vale destacar que diminuir as despesas não é uma tarefa fácil. Mas não pule etapas e faça uma análise minuciosa, para evitar que a qualidade do seus serviços seja comprometida!

Precificação 

Qual a margem de lucro que seu restaurante obtém com a venda de cada ítem que compõe seu cardápio? Acredite, saber isso é extremamente importante quando se busca resultados financeiros melhores em seu restaurante delivery. 

Para fazer isso da maneira correta, siga os seguintes passos:

  1. Avalie o custo da porção: o custo é dividido em mão de obra, produtos necessários e a infraestrutura do restaurante necessária. 
  2. Crie tabelas com as receitas: inclua as quantias exatas dos ingredientes necessários e seu preço em relação a esta proporção.

Feito isso, você terá as informações necessárias para fazer a conta da maneira correta. E, dentre muitas fórmulas que podem ser utilizadas para fazer isso, hoje vamos destacar o markup.

O que é markup e como aplicar em seu restaurante?

Markup é um índice multiplicador que deve aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para fazer a precificação dos itens que compõem seu cardápio. 

Para calcular o Mark Up se leva em conta os seguintes percentuais: Despesas Fixas (DF), Despesas Variáveis (DV) e o Lucro Presumido (LP). 

tendo estes valores em mãos, é hora de aplicar a seguinte fórmula: 

100 / [100 – (DV + DF + LP)]

O resultado dessa conta é o índice Markup multiplicador. Esse valor deverá ser multiplicado sobre o Preço de Custo ou Custo de Mercadoria Vendida (CMV) do produto.

Assim, você terá encontrado o preço de venda dessa mercadoria baseada no lucro desejado. 

A aplicação desta fórmula é um verdadeiro divisor de águas no seu negócio. Isso porque ela permite que a precificação dos produtos do seu restaurante não acarrete em prejuízos financeiros para seu restaurante delivery.

Além de realizar esta conta e garantir a prática de custos corretos, lembre-se de levar em conta os preços praticados pela concorrência. Afinal, de contas, valores muito acima do esperado, podem acabar espantando clientes! 

Você pode conferir mais dicas sobre o assunto conferindo nosso vídeo no youtube sobre CMV – Custo da Mercadoria Vendida para Delivery.

Controle do fluxo de caixa

Quando o assunto é seu fluxo de caixa, a lei que mais importa é que no final do dia a conta precisa fechar. E a única maneira de fazer isso é controlando com muita atenção toda a movimentação financeira realizada, por menor que ela seja. 

Por isso, vamos a algumas dicas práticas para garantir que a gestão do seu caixa seja eficaz: 

  • Faça o fechamento do caixa diariamente;
  • Analise todas as movimentações financeiras realizadas (por dinheiro, cartão de crédito e débito);
  • Verifique quais os dias da semana com maior volume de pedidos;
  • Faça um balanço financeiro por dia, semana e mês. 

Já pensou em contar com a ajuda da tecnologia para realizar o controle do seu fluxo de caixa? Contando com o Onpedido isso é possível! 

Visualize um relatório completo a respeito das entradas financeiras em cada dia do mês e cada forma de pagamento e saiba quantos pedidos foram recebidos em cada dia! 

Não perca tempo e conte tenha um app e um site personalizado para que a gestão do seu delivery tenha alta performance e resultados esperados.  

Deixe um comentário