Restaurantes e a COVID-19: Quais medidas de segurança devem ser adotadas em seu delivery?


02/09/2020

A COVID-19 é um vírus que se espalha no contato com alguém infectado. Os principais meios de transmissão do coronavírus são as gotículas de saliva, o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão ou o através do contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Isso significa que todo e qualquer ambiente deve ter muita atenção às medidas de segurança para evitar a transmissão do novo coronavírus! E isso inclui seu restaurante delivery e todos os desafios que surgiram.  

Em muitos estados do país, estabelecimentos permaneceram fechados por um tempo por decreto legal. Depois disso, bastou se adaptar a esta nova realidade para continuar atendendo seus clientes. 

Ficar de portas fechadas não se torna uma opção, pois as consequências financeiras podem ser bem grandes! 

Mas afinal de contas, você tem tomado todas as medidas de segurança para manter sua equipe e seus clientes seguros? 

Continue sua leitura e conheça quais medidas de segurança devem ser implantadas em restaurantes delivery: 

1- Se algum de seus funcionários mostrar sinais de sintoma, ou testar positivo, mantenha-o em isolamento em casa

A primeira coisa a se fazer é garantir que a equipe do seu restaurante não esteja infectada e manuseando os alimentos no seu delivery. Caso isso aconteça, o ideal é que ele não vá trabalhar até que ele esteja fora de perigo. 

Os sintomas aos quais é preciso estar atento, são 3: Febre, tosse e dificuldade para respirar.

Informe o funcionário que tiver um ou mais destes sintomas que ele deve permanecer em isolamento e procurar auxílio médico. 

Ao tomar esta atitude você evita que mais pessoas que compõem sua equipe fiquem doentes, e que o vírus acabe infectando seus pacientes ao contato com a embalagem da entrega, ou com a comida. 

2- Conte com fornecedores que também estejam levando as medidas de segurança a sério

Todo o cuidado é necessário neste momento. Por isso procure saber se os fornecedores de seu restaurante delivery estão levando as medidas de segurança a sério. Se isso não estiver acontecendo, procure por outro profissional. 

Mesmo que todos os cuidados estejam sendo tomados pela sua equipe, a COVID-19 é mesmo bastante séria e por isso nenhum cuidado pode ser diminuído. 

3- A utilização de máscaras, desinfetantes e luvas, deve ser lei!

Apesar de muitas notícias na internet estarem desconsiderando a eficácia das máscaras e luvas, diversos especialistas têm deixado claro que ambos devem sim ser utilizados. 

Por isso siga as seguintes diretrizes:

  • Peça para que toda a sua equipe utilize luvas sempre que foi manusear alimentos;
  • Torne o uso de máscaras uma regra para todos, mas garanta que elas sejam trocadas a cada 4 horas;
  • Garanta que todos realizem a higienização das mãos, braços e cotovelos com maior frequência. Seja através de água e sabão ou do álcool 70%.  

4- Higienize a embalagem

Depois de deixar o pedido pronto na cozinha, higienize a embalagem ao sair da cozinha. Isso aumenta a segurança para o entregador e para o cliente final. 

Para isso é possível utilizar o álcool em gel! Faça com que isso se torne um hábito em sua equipe.

5- Garanta que seu entregador também tome todos os cuidados necessários 

O entregador do seu restaurante delivery é uma pessoa muito importante em sua equipe. Afinal, ele é quem terá o maior contato com seu cliente. Por isso este profissional também deve seguir algumas diretrizes para se manter seguro, e não infectar seus pacientes. 

Primeiramente, é importante que o entregador esteja utilizando máscara no momento da entrega. Ele também deve higienizar as mãos com álcool em gel, uma vez que ele não terá acesso a uma pia para lavar as mãos com água e sabão. 

Sempre que o seu entregador retornar ao restaurante, ele deve higienizar as mãos novamente. 

Garanta que o veículo usado por ele nas entregas (carro, moto ou bicicleta) seja higienizado com maior frequência também, assim como a caixa térmica onde as embalagens serão colocadas durante o roteiro. 

Em caso de pagamentos realizados na hora da entrega via cartão de crédito, explique para este profissional como ele deve proceder, evitando que ele se contamine. 

O que ele deve fazer é manter o máximo de distância e passar álcool 70% no equipamento logo depois que o cliente digitar sua senha. 

6- Deixe seus clientes informados

O ideal é que seus clientes apenas recebam a comida em casa. Mas existem pessoas que preferem não pagar a entrega e retirar seu pedido no balcão.

Neste caso é preciso deixar seus clientes informados que para retirar o pedido em seu estabelecimento eles devem utilizar máscaras, álcool em gel e evitar de levar mais pessoas junto. 

Assim, tanto ele, quanto sua equipe, estarão mais seguros. 

Para informar seus clientes sobre isso, e sobre muitas outras questões como seu horário de funcionamento e as promoções, conte com o marketing digital. Para não errar em suas publicações confira o post: Glossário de Marketing para Restaurantes

7- Conte com a tecnologia para realizar a gestão dos seus pedidos

uma das principais medidas de segurança a serem levadas em conta é que todos os pedidos do seu restaurante delivery devem ser feitas através de mensagens via redes sociais, telefonemas ou pelos aplicativos. 

Dentre todas estas opções, o ideal é que o aplicativo seja o canal mais utilizado pelos seus clientes para realizar os pedidos.

Primeiramente porque dessa maneira ele terá acesso fácil ao cardápio do seu restaurante delivery, melhorando a experiência dele para realizar o pedido. O que automaticamente aumenta e muito as chances de fidelização.

Com essa tecnologia a gestão dos pedidos realizados no seu restaurante, se torna maie fetivo. Isso porque todos os pedidos poderão ser acompanhados em um só lugar.

O que também significa que o gestor terá uma série de relatórios confiáveis a respeito de suas vendas, e do seu financeiro, para analisar.

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Você pode conhecer todas as vantagens do Onpedido lendo o post: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?

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