Como fazer um planejamento financeiro para restaurantes delivery


28/10/2020
pessoa fazendo planejamento financeiro no computador

Planejar é o ato de definir metas e objetivos, e criar estratégias para alcançar o que foi proposto. Isso é imprescindível para todos os setores de um negócio, e seu restaurante delivery está incluso nisso.  

O planejamento financeiro para restaurante é uma ferramenta indispensável para os empreendedores que desejam ver seu restaurante alcançando melhores resultados. 

O objetivo de criar um planejamento para as finanças do seu restaurante delivery é compreender o cenário atual do negócio e avaliar os caminhos e as práticas que podem ser adotadas para alcançar os objetivos esperados para seu futuro.

É a partir do planejamento financeiro, você pode organizar as diretrizes necessárias para o crescimento do restaurante em todos os setores. Afinal de contas, para ver seu negócio crescer, será necessário realizar investimentos financeiros. 

Mas não é só isso, o planejamento também irá ajudar você a avaliar seus resultados. E isso é bem importante, pois seus dados e resultados ajudam o gestor a tomar decisões mais assertivas. 

O planejamento financeiro também significa mais controle sobre o dinheiro e os bens do seu restaurante, como carros, computadores e outros equipamentos mais caros.

Utilize a análise SWOT para fazer seu planejamento financeiro 

A análise SWOT é considerada uma das ferramentas mais úteis para um gestor que quer ter uma visão ampla do seu negócio em termos de organização. Ele também ajuda a levantar as informações necessárias para um planejamento estratégico de suas finanças. 

A sigla SWOT é formada pelas iniciais de algumas palavras em inglês, sendo: 

Strengths – Forças: quais os pontos positivos do seu negócio e que ajudam a captar e fidelizar clientes?

Weaknesses – Fraquezas: quais os pontos negativos do seu negócio perante a concorrência? 

Opportunities – Oportunidades: quais oportunidades no mercado podem fazer seu negócio crescer?

Threats – Ameaças: quais as ameaças apresentadas pela concorrência que podem acabar prejudicando o seu restaurante delivery? 

A tradução para o portuques cria a sigla FOFA.

Ao criar um quadro com as informações requeridas pela SWOT, o gestor conseguirá definir os pontos fortes e fracos do seu restaurante delivery. Ele aponta questões internas e externas inerentes ao seu restaurante, além de uma análise da concorrência direta do negócio. 

Confira quais informações não podem faltar na sua matriz SWOT:

S (strengths ou forças)

  • Quais suas melhores atividades e processos?
  • Quais seus melhores produtos?
  • Quais seus melhores recursos?
  • Qual a sua maior vantagem competitiva em relação a concorrência?

W (weaknesses ou fraquezas)

  • Sua equipe está devidamente capacitado?
  • Suas matérias-primas são de qualidade?
  • Seus processos são confiáveis?
  • Você realmente conhece sua concorrência?

O (opportunities ou oportunidades)

  • Existe alguma política pública de ampliação de crédito que possa alavancar as vendas?
  • Existe alguma redução temporária de impostos que possa nos beneficiar?
  • Existe algum evento esportivo ou cultural na região que possamos aproveitar?

T (threats ou ameaças)

  • Existe alguma nova política de tributação pode afetar nossa Margem de Contribuição?
  • A variação cambial pode tornar inviável a importação de matérias-primas para seu restaurante?
  • Algum grande concorrente está entrando no seu mercado na cidade ou região onde você atua?

A realização desta análise SWOT é o primeiro passo para criar seu planejamento financeiro. Depois de reunir estas informações, é hora de seguir para a próxima etapa:

Estabeleça metas e objetivos para seu restaurante delivery

Como deixamos claro anteriormente, o crescimento do seu negócio depende de investimentos financeiros. 

Porém, não é uma boa idéia sair investindo em um monte de equipamentos e ideias, sem antes planejar muito bem. 

Por isso mesmo, estipule metas a curto, médio e longo prazo. Isso vai ajudar você a decidir suas prioridades e entender o que você realmente quer para o seu negócio dentro de uma semana, um mês ou até mesmo um ano. 

Coloque tudo isso no seu planejamento financeiro! E depois, é hora de seguir para o próximo passo:

Crie planos para suas metas e objetivos

Agora que você sabe onde quer que seu negócio chegue, é hora de planejar o caminho para alcançar estes objetivos. 

A primeira coisa a ser feita é pensar como começar. Por isso crie toda a estratégia baseada nas informações reunidas em sua análise SWOT. 

É importante destacar quais membros da sua equipe farão parte do processo, e como cada um pode ajudar.  Vale a pena conversar com seus funcionários, avaliando seus pontos fortes e descobrindo como cada um pode contribuir para alcançar seus objetivos. 

O espírito de equipe é bem importante neste processo, por isso inclua cada uma das pessoas que trabalha no seu restaurante. Eles podem ter ótimas ideias de objetivos e planos a serem colocados em prática. 

Avalie os investimentos necessários

Depois de verificar o passo a passo para alcançar seus objetivos, verifique qual será o investimento necess para fazer tudo acontecer. 

Será preciso comprar novos equipamentos? Contratar novas pessoas para sua equipe? 

Deixe claro qual o valor que isso irá demandar para que seu financeiro possa se preparar para isso. Sem este preparo, problemas financeiros mais sérios podem acabar acontecendo, como gastos muito superiores a sua rentabilidade. 

Caso você não saiba exatamente quanto será necessário em valores para o investimento, faça uma boa pesquisa de mercado e deixe uma média do valor em destaque no seu planejamento financeiro. 

Lembre-se de incluir o marketing no seu planejamento

Marketing é importantíssimo no seu negócio, afinal de contas ele dá mais visibilidade para o seu restaurante. O que é bem importante pois: quem é visto é lembrado.

Investir em marketing é bem importante, mas não dá pra fazer isso de olhos fechados! Por isso mesmo, inclua no seu planejamento financeiro quanto do seu orçamento será utilizado para investir em marketing, seja contratando uma agência, ou patrocinados posts. 

Caso você seja a pessoa responsável por criar os conteúdos para as redes sociais do seu restaurante, confira alguns posts aqui no nosso blog que tem ótimas dicas para te ajudar: 

Glossário de Marketing para Restaurantes

Dicas de conteúdo para criar mais engajamento no Instagram do seu restaurante!

A importância da análise de dados para seu planejamento financeiro

O Onpedido sabe que uma gestão financeira de sucesso demanda de uma verificação dos dados das suas finanças que sejam reais.

Por isso, ao contar com o sistema, seu restaurante poderá verificar informações como número de vendas, pagamentos realizados por modalidade, valores dos pedidos realizados e muito mais! 

Conheça todos os dados disponíveis para análise no Onpedido no post: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?

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