Desafios da gestão de restaurantes em tempos de pandemia


26/08/2020
funcionários e chefe de restaurante reunidos para gestão de restaurantes na pandemia

Máscaras se tornaram necessárias e todo o estabelecimento agora oferece álcool em gel. Placas pedindo distanciamento social para frear a transmissão do novo coronavírus, se tornaram comuns em todo o tipo de ambiente.  

O cenário da pandemia da COVID-19 no início de 2020, trouxe uma série de desafios para diversas pessoas e empresas. A palavra de lei foi adaptação para dar conta de todas as diretrizes necessárias para evitar o contato com o vírus. 

Em diversos estados do país, empresas ficaram um tempo fechadas para garantir que fosse mantido o distanciamento social necessário. E diante dessa situação uma coisa é fato: a maneira como restaurantes funcionam agora, é completamente diferente do cenário que se viveu anteriormente a pandemia do novo coronavírus. 

Para os negócios que lidam com alimentos, é importante seguir uma série de regras e diretrizes ligadas a higiene e segurança. Estes cuidados tiveram de ser dobrados para continuar a atender seus clientes e impedir que os problemas financeiros se tornaram preocupantes.

Diante de tantos desafios, como lidar com cada um deles? 

Se você, gestor de restaurante, está se fazendo esta pergunta, continue sua leitura e saiba como continuar uma gestão de restaurante efetiva durante a pandemia: 

Implementação de todas as medidas de segurança

Para minimizar as chances de uma contaminação em seu restaurante, seja por parte da equipe do restaurante, ou de seus clientes, é preciso aplicar as medidas de segurança. Conheça quais são alguns dos principais cuidados a serem tomados:

  1. Prepare toda a equipe para um atendimento seguro seguindo as diretrizes do ministério da saúde:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete em determinada ocasião, usar álcool gel 70%;

– Evitar tocar nos olhos, o nariz e na boca;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar o mesmo no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência utilizando desinfetantes ou álcool 70%.

  1. Redobre a atenção com os alimentos

– Utilizar luvas e máscaras;

– Limpar constantemente os utensílios e as superfícies da cozinha;

– Manter a cozinha ventilada com ar natural através de janelas e portas abertas. 

  1. Mantenha os alimentos protegidos
  • Utilize potes e pacotes para garantir que os alimentos fiquem protegidos;
  • Evite deixar alimentos dispostos em mesas e bancadas por muito tempo. 

Realização do planejamento estratégico

As mudanças impactaram seu restaurante de diversas maneiras e todos os setores devem ter um novo planejamento para dar conta desta situação. 

O primeiro passo para refazer o planejamento de cada setor é fazer uma análise da situação em que seu restaurante se encontra. Use os relatórios do restaurante verificando os impactos frente às novas medidas que deverão ser tomadas. 

Como a situação mudou, os objetivos que tinham sido determinados devem ser repensados. 

Caso seu restaurante já tenha um planejamento pronto, basta usar ele como base para fazer um novo. E se esse não for o caso do seu negócio, basta analisar seus relatórios e estabelecer quais serão as ações que serão realizadas a curto, médio e longo prazo pela sua equipe.

Quanto mais detalhes forem incluídos neste planejamento, mais completo ele estará. Como resultado, os gestores terão um base para tomar decisões de maneira segura e assertiva. 

Gestão financeira eficiente

A instabilidade nas finanças será sentida no seu restaurante. Por isso, uma gestão financeira eficiente e cuidadosa, será mais que necessário. 

Tendo essa situação em vista, é importante estabelecer um controle bem rígido do fluxo de caixa. Portanto, mesmo que se trate de uma movimentação financeira bem pequena, registre isso e faça o fechamento do caixa sempre no fim do dia. 

Depois, basta seguir analisando este fluxo de caixa, percebendo os dias com maior volume de vendas e mais entradas no caixa. 

Uma gestão financeira eficiente também requer que sejam feitos cortes de custos extras. Para fazer isso corretamente siga os seguintes passos:

  1. Evite desperdícios de alimentos revisando seu cardápio e as propostas do restaurante;
  2. Controle de perto seu estoque e as compras realizadas para mantê-lo;
  3. Realize manutenções preventivas nos equipamentos do restaurante;
  4. Estabeleça diretrizes para que sua equipe economize luz e água;
  5. Renegocie com seus fornecedores, e se necessário, procure por novos que oferecem um custo benefício melhor. 

Para mais dicas para ter bons resultados financeiros leia também: Como calcular o custo da Mercadoria Vendida para Delivery?

Irá receber clientes? Tome todas as medidas de segurança 

Caso seu restaurante esteja localizado em uma região onde é possível receber clientes no seu estabelecimento, e este é o seu desejo, não esqueça de tomar todas as medidas de segurança necessárias.

Alguns deles já foram citados neste texto, mas outros fatores devem ser levados em conta:

Diminua o número de clientes que podem ser recebidos: Podem ser estabelecidos um número máximo de pessoas por mesa, ou diminuir o número de mesas dispostas.

Mantenha um bom espaço entre os clientes: as mesas devem estar dispostas a uma distância segura entre cada uma delas. 

Ofereça álcool em gel: para que seus clientes e sua equipe se mantenha segura, disponibilize álcool em gel para que todos higienizem as mãos frequentemente. 

Administração do delivery em seu restaurante

Seu restaurante conta a opção de delivery? Se a resposta é não, já está na hora de mudar isso!

Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas optaram por pedir suas refeições para receber em casa de maneira segura. Uma vez que ir ao restaurante, dependendo da localização do estabelecimento, não era muito seguro. 

A verdade é que isso só mostrou a força que esse tipo de empreendimento oferta. 

Um restaurante delivery pode ser muito rentável, se bem administrado, e a melhor maneira de fazer isso é contando com a tecnologia. E o Onpedido pode te ajudar com isso!

Tenha um site e um aplicativo personalizado para o seu restaurante. Com ele, seus clientes terão facilidade para realizar seus pedidos e seu restaurante, melhorando a experiência deles com os serviços do seu restaurante. 

Sua gestão também se beneficia da utilização do Onpedido. Conte com relatórios financeiros para serem acompanhados pelo gestor e receba todos os pedidos facilmente no sistema. 
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