Ter um restaurante delivery pode ser extremamente lucrativo. Além do mais, este é um mercado que cresceu bastante durante a pandemia do coronavírus.
Com o distanciamento social necessário para manter as pessoas a salvo e frear a transmissão do vírus, a ida aos restaurantes foi substituída pelos pedidos de delivery.
A questão é que, mesmo que este seja um empreendimento que pode dar certo e trazer alta lucratividade, é preciso saber como criar um restaurante delivery do zero, para que sua gestão seja realmente assertiva.
Pensando em te ajudar neste processo, criamos este passo a passo completo para que você tenha sucesso no negócio desde o início.
O passo a passo consiste no seguinte:
- Criação do plano de negócios
- Escolha do local ideal
- Investimento nos equipamentos
- Criação e investimento em marketing digital
- Higienização do ambiente
- Escolha de fornecedores
- Gerenciamento de estoque
- Contratação da equipe
Continue sua leitura e entenda mais sobre cada etapa:
1ª Elabore um plano de negócios para seu restaurante delivery
Depois de perceber que você realmente quer empreender, é preciso iniciar o processo de desenvolvimento do seu plano de negócios.
Neste documento todos os setores e fatores que compõem um restaurante deverão ser organizados e decididos. Este é um passo extremamente importante para ter uma gestão realmente efetiva.
Saiba como criar o seu no post: Como criar um plano de negócio para seu restaurante delivery
2ª Escolha um local adequado para o seu negócio
Um restaurante delivery tem uma vantagem sobre aqueles que atendem no local: como sua operação pode ser mais enxuta, isso resulta na necessidade de uma locação menor e mais funcional, e que não esteja necessariamente em uma área tão central.
Contudo, é importante ter um amplo espaço para a cozinha. Mesmo porque, dependendo do tipo de culinária que será servida, muitos equipamentos serão necessários.
Para tomar a decisão correta, lembre-se de analisar as informações do seu plano de negócio.
3ª Invista em equipamentos que apresentem um bom custo benefício
Por vezes o barato sai caro, por isso é preciso fazer uma boa análise de mercado para encontrar os equipamentos ideais para suas operações, e que caibam no seu caixa.
Alguns equipamentos terão um custo alto, como o fogão industrial, freezer e outros equipamentos mais.
Não tenha pressa na hora de decidir, apenas faça uma boa pesquisa de mercado em diferentes lojas.
4ª Invista em marketing digital
Comida boa e um serviço de qualidade se fazem essenciais quando se quer vender mais no seu restaurante delivery. Porém, sem visibilidade, seu restaurante acabará falindo em pouco tempo.
Para evitar isso, invista em marketing digital.
Esta etapa do desenvolvimento do seu negócio envolve a presença nas redes sociais, a frequência nos posts e muitas outras questões. Para que você garanta ações de marketing realmente eficientes, confira o post: Glossário de Marketing para Restaurantes.
É importante destacar que o Instagram é uma ótima rede social para trabalhar a visibilidade do seu restaurante. saiba como criar conteúdos relevantes lendo: Dicas de conteúdo para criar mais engajamento no Instagram do seu restaurante!
5ª Procure manter o local do seu restaurante delivey higienizado e regularizado
A Anvisa (Agência Nacional De Vigilância Sanitária) é um importante órgão regulador que atua fortemente no setor de restaurantes. É importante levar em conta as diretrizes da ANVISA, a fim de evitar que seu negócio tenha problemas.
Este órgão público existe para garantir que a população não tenha problemas por conta de insalubridades ou irregularidades na cozinha do restaurante.
Por isso mesmo, procure manter o local higienizado desde o princípio. Mas não só para lidar com a fiscalização, mas também para assegurar a qualidade do que é produzido e prezar pela saúde dos seus clientes.
6ª Procure bons fornecedores para o seu restaurante
Procure diferentes fornecedores que ofereçam o melhor custo benefício em relação ao valor e a qualidade dos produtos.
O ideal é encontrar por fornecedores locais que entreguem ingredientes frescos, e que consigam visitar seu restaurante com uma certa frequência.
Dependendo do seu tipo de culinária, e do seu público, é interessante procurar por opções orgânicas e variadas. Sempre pensando no resultado final do seu prato.
7ª Gerencie o seu estoque frequentemente
Cada item do cardápio do seu restaurante é composto por uma série de ingredientes específicos, No final das contas, se sobrarem, estragam, e se faltarem, não possibilitam a entrega final do item, como deveria ser.
Portanto, é importante que seja feito um controle bastante rigoroso com todo o seu estoque. tabelando tudo o que foi comprado, especificando a data de validade.
O ideal é deixar esta tarefa para um membro de sua equipe, que atualize os dados diariamente. Mas você, como gestor, deve conferir as informações frequentemente, para saber quando é hora de repor produtos, ou realizar promoções para evitar que produtos acabem estragando no seu estoque devido a validade.
8ª Contrate funcionários pró-ativos e que tenham valores alinhados com os do seu restaurante
Uma das coisas mais importante em um restaurante é a contratação das pessoas certas para compor sua equipe. Por isso, preste muita atenção na hora de fazer isso!
O ideal é que lá no plano de negócio, você deixe muito claro que tipo de ambiente gostaría de ter no restaurante. Depois, busque sempre por pessoas que estejam alinhadas de acordo com a sua expectativa.
Também é importante que estas pessoas sejam pró-ativas, e que busquem sempre resolver problemas, e melhorar seu trabalho.
Isso é simplesmente essencial para que seu restaurante realmente prospere!
Dica extra: conte com a tecnologia! Contar com ferramentas digitais que auxiliem na gestão, é primordial para ter bons resultados. E nisso, o Onpedido pode te ajudar!