Como cortar os custos do seu restaurante e garantir mais lucratividade?


17/09/2023

O funcionamento do seu restaurante possui um custo alto, não é mesmo? Se trata de todos os aparatos para sua cozinha, os ítens do seu estoque comprados com seus fornecedores, salários da sua equipe e muito mais. 

Pode parecer uma longa lista e talvez até acabe dando uma certa dor de cabeça pensar em todas as contas a pagar, mas  a verdade é que existem formas inteligentes de cortar os custos do seu restaurante, mantendo a qualidade dos seus serviços e garantindo mais lucratividade ao final de cada mês. 

E vale destacar que além de aumentar sua margem de lucro, cortar custos também traz outras vantagens, como: 

  • Facilita o crescimento do seu restaurante, afinal você terá mais dinheiro em caixa para investir no seu negócio. 
  • Permite que sejam realizadas melhorias em diversos setores do restaurante, direcionando seu dinheiro para os setores que mais precisam. 
  • Possibilita a realização de investimentos no desenvolvimento da sua equipe a fim de melhorar os processos realizados diariamente no seu restaurante, através de cursos, workshops e muito mais. 
  • Ajuda você a preparar seu restaurante para o futuro, planejando de maneira estratégica seus próximos passos na gestão. 
  • Garante que você esteja preparado em momentos de crise ou para as épocas de baixa nos atendimentos realizados. 

Passo a passo para diminuir os custos do seu restaurante

Agora que você conhece as principais vantagens do corte de custos, saiba como fazer com que isso aconteça  no seu estabelecimento: 

1. Evite desperdício dos alimentos em suas receitas

Ao realizar as receitas do seu cardápio, procure utilizar os ingredientes da melhor maneira. Ensine sua equipe a fazer isso, ou procure por profissionais que saibam como aproveitar os alimentos da melhor maneira. 

Fique de olho também nas porções servidas no seu restaurante. Procure ter tamanhos diferentes para algumas das opções do seu menu, garantindo que o cliente possa escolher de acordo com a sua fome. 

2. Gerencie o seu estoque

Esteja atento aos ingredientes do seu estoque, acompanhando as datas de validade. Muitas vezes por falta de organização, alguns alimentos acabam sendo jogados fora por estarem fora da sua data de validade. 

3. Realize manutenções preventivas dos equipamentos do seu restaurante

Se um dos seus equipamentos estragar, a conta poderá ser grande, prejudicando o seu financeiro. Para evitar isso, fala manutenções de tudo: computadores, fritadeiras, geladeiras, etc. 

4. Implemente ações que ajudem a economizar água e luz

Falando assim pode parecer pouca coisa, mas experimente! Prepare sua equipe e implante uma cultura de economia de luz e água e veja os resultados impressionantes na sua conta mensal.

5. Renegocie com fornecedores

Avalie os seus custos com fornecedores e negocie para conseguir melhores preços e condições de pagamento.

Caso não seja possível, vale a pena procurar por novos fornecedores que caibam no seu bolso, e tenham uma boa qualidade nos ingredientes. 

6. Tenha um bom controle financeiro

Um controle financeiro eficiente, é essencial para qualquer empresa. Se você quer dicas de como fazer isso, confira os artigos: 

Fluxo de caixa para o seu negócio de delivery: como não errar?

Os segredos para uma gestão financeira de restaurantes delivery de sucesso 

7. Automatize seus processos

Contar com sistemas inteligentes é essencial para ter uma gestão financeira que dê bons resultados. A automatização, é a resposta para isso.

O Onpedido é um sistema que conta com uma série de ferramentas desenvolvidas especialmente para deliverys. 

Saiba mais sobre o Onpedido no artigo:

Porque o Onpedido é a ferramenta ideal para o seu delivery?