Como evitar a inadimplência no seu delivery


17/11/2022
pessoa calculando para evitar inadimplência

Para que o seu delivery tenha uma gestão de sucesso, é importante que seja feito o possível para evitar a inadimplência dos seus clientes. Afinal, este é um fator que pode prejudicar e muito suas finanças, e até mesmo, impedir seu crescimento frente ao mercado. 

Mas muitos gestores se perguntam como fazer isso. Mesmo porque, muito se fala sobre o assunto, mas as soluções não são apresentadas tão facilmente. 

A verdade é que através de algumas ações bem simples, é possível evitar este problema e ver seu  financeiro dando ótimas margens de lucro. Para fazer isso, basta seguir o seguinte passo a passo: 

1. Acompanhe diariamente as informações de pagamento dos clientes

2. Verifique se o cliente possui pendências em instituições, como SPC e SERASA, antes de conceder o crédito

3. Estabeleça uma política de crédito baseada no relacionamento com seu cliente

4. Incentive o pagamento online através do cartão de crédito 

Continue sua leitura e aprenda mais sobre cada tópico entendendo como colocar cada uma das estratégias em prática no seu delivery para evitar a inadimplência. 

1. Acompanhe diariamente as informações de pagamento dos clientes

A conferência diária é essencial para que seja possível avaliar a movimentação do fluxo de caixa do seu delivery. Por isso, analise as entradas e as saídas verificando se existem possíveis divergências entre contas a pagar e a receber.

Partindo disso, o gestor poderá identificar rapidamente se existe algum recebimento que deveria ter ocorrido naquele dia e que não foi computado. Para isso é importante contar com a ajuda da tecnologia.

O Onpedido faz isso por você. Todos os pagamentos realizados são lançados na ferramenta que pode ser verificada facilmente pelo gestor. 

Vale destacar que quanto mais cedo isso for identificado o pagamento não ocorrido, mais facilmente será possível contornar a situação para resolver a situação e evitar que o cliente acabe se tornando inadimplente.

2. Verifique se o cliente possui pendências em instituições, como SPC e SERASA, antes de conceder o crédito

A análise de crédito é um instrumento importante para evitar a inadimplência. Afinal, se o cliente possui pendências em outros estabelecimentos, ele pode não ser muito confiável. 

A postura do seu negócio deve ser de estabelecer limites  e até mesmo recusar crédito para os clientes que estejam com pendências com outras empresas Com isso, você diminui a possibilidade de isso acontecer no seu delivery. 

Por essa razão, é essencial que seja feita a consulta de crédito dos seus clientes junto aos órgãos responsáveis, como SPC e/ou SERASA.

3. Estabeleça uma política de crédito baseada no relacionamento com seu cliente

Uma forma de evitar a inadimplência é criando uma política de crédito que melhore o relacionamento entre sua empresa e o cliente. Para isso, crie programas que incentivam o pagamento correto das contas dentro do prazo. 

Algumas das estratégias que podem constar na sua política de crédito, são as seguintes:

  • Crie programas de fidelidade para aqueles que realizam as compras e pagam em dia suas dívidas, como cartões que dão descontos;
  • Ofereça descontos para aqueles que realizarem o pagamento de suas contas antecipadamente.

Um cartão de fidelização costuma funcionar muito bem nestes casos. imagine o seguinte: 

Seu cliente realiza pedidos com você semanalmente, ou pelo menos duas vezes ao mês. Quando ele atinge um número de pedidos (ex: 10) ele ganha um desconto ou um brinde! 

4. Incentive o pagamento online através do cartão de crédito

Sempre que possível, incentive o pagamento online através do cartão de crédito por parte dos seus clientes. Esta opção aumenta a garantia do recebimento do valor final do pedido do seu cliente, evitando que a inadimplência ocorra no seu negócio de delivery. 

Contando com o Onpedido seu negócio poderá oferecer a opção de pagamento online para seus clientes. O que aumenta a fidelização, já que esta opção facilita e muito a vida dele. 

Você pode saber mais sobre as vantagens dessa opção conferindo o blog: Pagamento online: Uma tendência que veio pra ficar

 

Aproveite as vantagens do pagamento online do Onpedido

Com o Onpedido seus cliente podem realizar  suas compras facilmente através de um aplicativo intuitivo. Ao fim, o pagamento é realizado em apenas um clique. 

Basta que seu cliente cadastre os cartões de crédito no aplicativo de maneira rápida e segura. Nas próximas compras realiuzadas,  basta selecionar o cartão com o qual ele irá pagar pelo pedido. 

Simples para ele, e mais segurança para o seu financeiro. 

Descubra tudo o que o Onpedido pode fazer por você! 

Confira o post: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?