Como está a margem de lucro do seu delivery atualmente? Os resultados mensais então mostrando sucesso da sua gestão das finanças?
Esta é uma tarefa complicada, mesmo porque uma gestão financeira eficiente depende de muito planejamento, da precificação correta dos seus produtos e serviços e até mesmo do corte de custos.
Quando um gestor se depara com esta série de ações necessárias, ele acaba se perguntando: por onde começar?
Se o que você procura é saber qual o primeiro passo para aumentar a margem de lucro do seu delivery, continue sua leitura:
Saiba como calcular sua margem de lucro
O primeiro passo para organizar suas estratégias e começar a aumentar a margem de lucro do seu delivery é saber como calcular esta taxa. Se você já realiza esta conta, basta pular este tópico e conferir nossas dicas. Se este não for o seu caso, saiba como fazer isso:
Primeiramente é preciso conhecer a margem de lucro de cada produto ou serviço do seu delivery. Ou seja, o quanto seu negócio está ganhando com cada venda ou atendimento realizado.
A fórmula para calcular este valor é:
Faturamento (Total Ganho) – Despesas (Total Gasto) = Margem de lucro
Agora que você sabe como calcular o valor final do lucro por item, é hora de saber como conferir a margem mensal do seu negócio.
Fazer esta conta é na verdade bastante simples, basta dividir o lucro pelo faturamento e depois multiplicar este valor por 100. Para que fique mais claro, confira um exemplo:
Se o seu faturamento for de R$ 500, e suas despesas somaram um total de R$ 300, seu lucro será de R$ 200
O próximo fato então é fazer a seguinte conta: 200 Lucro ÷ 500 Faturamento x 100 = 40%.
Isso significa que a margem de lucro do negócio é de 40% ao fim do mês. É importante acompanhar este valor ao passo que as estratégias forem sendo aplicadas. Adora siga sua leitura e confira 5 dicas para aumentar a margem de lucro do seu delivery
1- Realize um bom planejamento financeiro do seu delivery
Sua margem de lucro está diretamente ligada à gestão das suas finanças. Por isso, esta é uma etapa bem importante quando se deseja aumentar a margem de lucratividade.
Um bom planejamento financeiro do seu delivery deve compreender as seguintes etapas:
- Orçamento mensal de investimento no negócio
- Conhecimento dos custos fixos e variáveis
- Controle do fluxo de caixa diário
- Negociação e pagamento de fornecedores
- Análise de dados financeiros
O ideal é que este planejamento seja feito sempre no início do ano, atualizando valores e as metas do seu negócio.
Procure registrar também, diariamente, toda a movimentação financeira do seu caixa. Assim o gestor conseguirá acompanhar seu volume de vendas e as temporadas de alta ou baixa de vendas.
Leia também: Como evitar a inadimplência no seu delivery
2- Corte os custos extras do seu negócio
Ao revisar as contas do seu delivery e verificar os custos fixos e variáveis, você sente que os valores pagos são muito altos e pesam no seu orçamento? A verdade é que sim, o seu negócio pode estar desperdiçando dinheiro e impedindo que sua margem de lucro aumente.
Para cortar custos de maneira inteligente, sem impactar a qualidade dos seus produtos e serviços, a primeira coisa a se fazer é pedir para que seus funcionários tenham cuidado no consumo de água e energia elétrica.
Seu negócio pode instalar torneiras e lâmpadas com sensores para evitar o desperdício também.
Procure também negociar melhor com seus fornecedores. Se necessário, procure por outros fornecedores que ofereçam bons produtos, um bom preço e opções de pagamento que se enquadrem na situação financeira do seu delivery.
3- Faça a precificação correta do seu negócio
A precificação correta dos seus produtos e serviços é bem importante. Isso porque, caso seu preço esteja muito baixo, a lucratividade pode não ocorrer, ou ser baixa demais considerando os custos do seu delivery.
Existem 3 maneiras de definir corretamente o preço de cada item do seu delivery. Conheça cada uma delas e suas fórmulas de aplicação:
- Margem de contribuição
Custo do produto + margem de lucro desejada = Valor final para venda
- Markup
Custo do produto X dois = Valor final
- Pesquisa de preço por concorrência
Basta comparar o valor de venda dos seus concorrentes, e diminuir o preço, sem que isso acabe impactando a cobertura de custos do seu delivery.
4- Conte com a ajuda do marketing para promover seu negócio
Para aumentar sua margem de lucro também é importante fidelizar e captar clientes. E para isso o marketing digital será seu melhor aliado.
Invista na sua presença em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Estas são as redes com maior número de usuários ativos, e estar presente ali, aumentará e muito a visibilidade do seu negócio.
Mantenha a frequência da postagem de seus conteúdos, seja no feed ou nos stories. O ideal é que todo o dia sejam postados conteúdos nos stories, e seu feed deve ser atualizado ao menos duas vezes na semana.
Outra coisa essencial é responder todas as mensagens enviadas e comentários feitos. Assim o público se sentirá à vontade para engajar com você.
Por fim, procure repostar os stories em que o perfil do seu delivery é marcado, mostrando para seu público quem está confiando no seu negócio!
5- Tenha um app e um site para atender seus clientes no mundo online
O número de buscas e pesquisas feitas para encontrar por negócios em ferramentas de busca como o google só crescem, bem como o uso de aplicativos para fazer pedidos online.
Para que o seu negócio delivery acompanhe este movimento digital e aproveite esta oportunidade para vender mais e aumentar sua margem de lucro, conte com o Onpedido!
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