5 dicas para aumentar a margem de lucro do seu delivery


19/06/2024
homem tendo ideias para aumentar a margem de lucro

Como está a margem de lucro do seu delivery atualmente? Os resultados mensais então mostrando sucesso da sua gestão das finanças? 

Esta é uma tarefa complicada, mesmo porque uma gestão financeira eficiente depende de muito planejamento, da precificação correta dos seus produtos e serviços e até mesmo do corte de custos. 

Quando um gestor se depara com esta série de ações necessárias, ele acaba se perguntando: por onde começar? 

Se o que você procura é saber qual o primeiro passo para aumentar a margem de lucro do seu delivery, continue sua leitura: 

Saiba como calcular sua margem de lucro

O primeiro passo para organizar suas estratégias e começar a aumentar a margem de lucro do seu delivery é saber como calcular esta taxa. Se você já realiza esta conta, basta pular este tópico e conferir nossas dicas. Se este não for o seu caso, saiba como fazer isso: 

Primeiramente é preciso conhecer a margem de lucro de cada produto ou serviço do seu delivery. Ou seja, o quanto seu negócio está ganhando com cada venda ou atendimento realizado.

A fórmula para calcular este valor é: 

Faturamento (Total Ganho) – Despesas (Total Gasto) = Margem de lucro

Agora que você sabe como calcular o valor final do lucro por item, é hora de saber como conferir a margem mensal do seu negócio. 

Fazer esta conta é  na verdade bastante simples, basta dividir o lucro pelo faturamento e depois multiplicar este valor por 100. Para que fique mais claro, confira um exemplo:

Se o seu faturamento for de R$ 500, e suas despesas somaram um total de R$ 300, seu lucro será de R$ 200 

O próximo fato então é fazer a seguinte conta: 200 Lucro ÷ 500 Faturamento x 100 = 40%.

Isso significa que a margem de lucro do negócio é de 40% ao fim do mês. É importante acompanhar este valor ao passo que as estratégias forem sendo aplicadas. Adora siga sua leitura e confira 5 dicas para aumentar a margem de lucro do seu delivery

1- Realize um bom planejamento financeiro do seu delivery

Sua margem de lucro está diretamente ligada à gestão das suas finanças. Por isso, esta é uma etapa bem importante quando se deseja aumentar a margem de lucratividade. 

Um bom planejamento financeiro do seu delivery deve compreender as seguintes etapas: 

  • Orçamento mensal de investimento no negócio
  • Conhecimento dos custos fixos e variáveis 
  • Controle do fluxo de caixa diário
  • Negociação e pagamento de fornecedores
  • Análise de dados financeiros

O ideal é que este planejamento seja feito sempre no início do ano, atualizando valores e as metas do seu negócio. 

Procure registrar também, diariamente, toda a movimentação financeira do seu caixa. Assim o gestor conseguirá acompanhar seu volume de vendas e as temporadas de alta ou baixa de vendas. 

Leia também: Como evitar a inadimplência no seu delivery

2- Corte os custos extras do seu negócio

Ao revisar as contas do seu delivery e verificar os custos fixos e variáveis, você sente que os valores pagos são muito altos e pesam no seu orçamento? A verdade é que sim, o seu negócio pode estar desperdiçando dinheiro e impedindo que sua margem de lucro aumente. 

Para cortar custos de maneira inteligente, sem impactar a qualidade dos seus produtos e serviços, a primeira coisa a se fazer é pedir para que seus funcionários tenham cuidado no consumo de água e energia elétrica. 

Seu negócio pode instalar torneiras e lâmpadas com sensores para evitar o desperdício também. 

Procure também negociar melhor com seus fornecedores. Se necessário, procure por outros fornecedores que ofereçam bons produtos, um bom preço e opções de pagamento que se enquadrem na situação financeira do seu delivery.

3- Faça a precificação correta do seu negócio

A precificação correta dos seus produtos e serviços é bem importante. Isso porque, caso seu preço esteja muito baixo, a lucratividade pode não ocorrer, ou ser baixa demais considerando os custos do seu delivery. 

Existem 3 maneiras de definir corretamente o preço de cada item do seu delivery. Conheça cada uma delas e suas fórmulas de aplicação:

  • Margem de contribuição

Custo do produto + margem de lucro desejada = Valor final para venda

  • Markup

Custo do produto X dois = Valor final

  • Pesquisa de preço por concorrência

Basta comparar o valor de venda dos seus concorrentes, e diminuir o preço, sem que isso acabe impactando a cobertura de custos do seu delivery. 

4- Conte com a ajuda do marketing para promover seu negócio

Para aumentar sua margem de lucro também é importante fidelizar e captar clientes. E para isso o marketing digital será seu melhor aliado. 

Invista na sua presença em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Estas são as redes com maior número de usuários ativos, e estar presente ali, aumentará e muito a visibilidade do seu negócio. 

Mantenha a frequência da postagem de seus conteúdos, seja no feed ou nos stories. O ideal é que todo o dia sejam postados conteúdos nos stories, e seu feed deve ser atualizado ao menos duas vezes na semana. 

Outra coisa essencial é responder todas as mensagens enviadas e comentários feitos. Assim o público se sentirá à vontade para engajar com você. 

Por fim, procure repostar os stories em que o perfil do seu delivery é marcado, mostrando para seu público quem está confiando no seu negócio! 

5- Tenha um app e um site para atender seus clientes no mundo online

O número de buscas e pesquisas feitas para encontrar por negócios em ferramentas de busca como o google só crescem, bem como o uso de aplicativos para fazer pedidos online. 

Para que o seu negócio delivery acompanhe este movimento digital e aproveite esta oportunidade para vender mais e aumentar sua margem de lucro, conte com o Onpedido! 

Com o Onpedido você melhora a experiência do seu cliente através dos pedidos feitos pelo app, e do pagamento online. Você, gestor, poderá ter melhores resultados e uma ferramenta que irá ajudar na gestão de suas finanças! 

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