O Google é a maior plataforma de pesquisas do mundo, e possui uma série de ferramentas que podem ser utilizadas no seu delivery para ter melhores resultados em diversos setores, tanto no administrativo quanto no marketing. A utilização pode ser feita de maneira gratuita, e suas versões pagas são extremamente acessíveis para empresas de médio e grande porte.
Selecionamos as principais delas trazendo dicas de como você pode tirar proveito de cada ferramenta na prática. Continue sua leitura e aprenda mais sobre:
- Google Ads
- Google Trends
- YouTube
- Google Analytics
- Gmail
- Google Agenda
- Google Drive
- Google Forms
- Google Docs
- Google Meet
- Google Meu Negócio
Google Ads
O Google Ads é uma das maiores ferramentas do Google e permite que empresas anunciem na plataforma. Dessa maneira, sua empresa pode aparecer como resultado na busca, em sites e até mesmo no youtube!
A partir da segmentação de público por localização, o investimento em marketing no google pode ser extremamente certeiro, ajudando na captação de clientes para o seu delivery.
Google Trends
O Google Trends indica quais os assuntos mais pesquisados na ferramenta. Assim, é possível compreender que tipo de assunto realmente interessa seu público alvo.
Tendo essa informação em mãos fica muito mais fácil criar conteúdos assertivos para o seu público nos diferentes canais, como: Instagram, Facebook e no seu site ou blog.
Leia também: SEO e rankeamento no Google para sites de delivery
YouTube
O Youtube é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil Por isso, criar conteúdo de vídeo para essa plataforma pode ser muito válido para a sua empresa.
Use os assuntos encontrados nas pesquisas do Google Trends para criar vídeos e posts em um perfil da sua marca. Este conteúdo pode ser replicado no Facebook!
Além do mais, se um perfil for criado para sua marca no Youtube, lembre-se de acrescentar o link na bio do seu instagram!
Saiba mais sobre isso no artigo: Negócios para delivery: o que não pode faltar na sua Bio do Instagram?
Google Analytics
Google Analytics é o programa gratuito do Google que permite que seja feita a análise de dados sobre o rankeamento das suas páginas web, como as do seu site! para análise de sites e aplicativos.
Nele é possível verificar: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas e até mesmo de onde vieram os usuários.
Gmail
O e-mail é um ótimo canal para manter a comunicação com seu público. Na versão
corporativa do Gmail, sua empresa ganha um grande benefício: com ele é possível criar um domínio para sua empresa.
Na prática funciona da seguinte maneira: pode ser indicado o nome do funcionário e o nome da empresa, sendo “voce@suaempresa.com. br” e também podem ser criados e-mails para os diferentes setores, como marketing@suaempresa.com.br.
Google Agenda
Organizar a rotina do seu delivery é muito importante, e o Google Agenda (Calendar) é uma ferramenta gratuita do Google que pode ser utilizada para isso!
Nele, é possível organizar tarefas, compromissos e até mesmo reuniões. Com ele também é possível enviar convites do Google Meet para reuniões ou bate-papos online necessários.
Google Drive
O Drive é o serviço de armazenamento de arquivos do Google na nuvem com sincronização e permissão para compartilhamento com outras contas Google.
Com ele, seus arquivos ficarão seguros na nuvem, e com fácil acesso sempre que for preciso. Documentos, planilhas e outros arquivos podem ser criados ou enviados para este drive.
Isso ajuda a centralizar as informações da sua gestão, ajudando os gestores a economizar tempo em diversas atividades da rotina do seu delivery.
Google Forms
Com essa ferramenta é possível criar formulários para fazer pesquisas. No seu negócio, é possível utilizar essa ferramenta para ter feedbacks com seus clientes sobre seu atendimento, seu produto e serviços.
Isso pode ajudar você a entender o que precisa ser melhorado no seu negócio para alcançar mais fidelizações e captar mais clientes.
Google Docs
O “word do Google” pode ser armazenado no Google Drive. Com ele, é possível criar arquivos digitais que ficam em nuvem, e são atualizados em tempo real, necessitando apenas de conexão com a internet.
Google Meet
Realize reuniões online facilmente utilizando essa ferramenta do Google. Falar com fornecedores, parceiros e funcionários se torna muito mais fácil. Não importa onde estejam, em poucos cliques é possível contatar as pessoas.
Google Meu Negócio
Cadastrar o seu delivery no Google Meu Negócio ajuda a sua empresa a encontrar potenciais clientes muito mais facilmente. Nele é possível indicar informações como o endereço do seu site, horário de funcionamento, telefone, fotos e localização.
Seu negócio acabará aparecendo como resposta nas pesquisas realizadas que estão conectadas com o seu tipo de negócio.
Conclusão
Conte com o Onpedido para ter um site próprio e aproveite todas as vantagens que isso traz para o seu negócio no Google!
Saiba mais sobre isso no artigo: Vantagens de ter um website para o seu delivery