Google para delivery: use essa ferramenta ao seu favor


25/09/2024

O Google é a maior plataforma de pesquisas do mundo, e possui uma série de ferramentas que podem ser utilizadas no seu delivery para ter melhores resultados em diversos setores, tanto no administrativo quanto no marketing. A utilização pode ser feita de maneira gratuita, e suas versões pagas são extremamente acessíveis para empresas de médio e grande porte. 

Selecionamos as principais delas trazendo dicas de como você pode tirar proveito de cada ferramenta na prática. Continue sua leitura e aprenda mais sobre: 

  • Google Ads
  • Google Trends
  • YouTube
  • Google Analytics
  • Gmail
  • Google Agenda
  • Google Drive
  • Google Forms
  • Google Docs
  • Google Meet
  • Google Meu Negócio

Google Ads

O Google Ads é uma das maiores ferramentas do Google e permite que empresas anunciem na plataforma. Dessa maneira, sua empresa pode aparecer como resultado na busca, em sites e até mesmo no youtube!

A partir da segmentação de público por localização, o investimento em marketing no google pode ser extremamente certeiro, ajudando na captação de clientes para o seu delivery. 

Google Trends

O Google Trends indica quais os assuntos mais pesquisados na ferramenta. Assim, é possível compreender que tipo de assunto realmente interessa seu público alvo. 

Tendo essa informação em mãos fica muito mais fácil criar conteúdos assertivos para o seu público nos diferentes canais, como: Instagram, Facebook e no seu site ou blog.

Leia também: SEO e rankeamento no Google para sites de delivery 

YouTube

O Youtube é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil Por isso, criar conteúdo de vídeo para essa plataforma pode ser muito válido para a sua empresa. 

Use os assuntos encontrados nas pesquisas do Google Trends para criar vídeos e posts em um perfil da sua marca. Este conteúdo pode ser replicado no Facebook!

Além do mais, se um perfil for criado para sua marca no Youtube, lembre-se de acrescentar o link na bio do seu instagram!  

Saiba mais sobre isso no artigo: Negócios para delivery: o que não pode faltar na sua Bio do Instagram? 

Google Analytics

Google Analytics é o programa gratuito do Google que permite que seja feita a análise de dados sobre o rankeamento das suas páginas web, como as do seu site! para análise de sites e aplicativos.

Nele é possível verificar: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas e até mesmo de onde vieram os usuários.

 

Gmail

O e-mail é um ótimo canal para manter a comunicação com seu público. Na versão

corporativa do Gmail, sua empresa ganha um grande benefício: com ele é possível criar um domínio para sua empresa.

Na prática funciona da seguinte maneira: pode ser indicado o nome do funcionário e o nome da empresa, sendo “voce@suaempresa.com. br” e também podem ser criados e-mails para os diferentes setores, como marketing@suaempresa.com.br.

Google Agenda

Organizar a rotina do seu delivery é muito importante, e o Google Agenda (Calendar) é uma ferramenta gratuita do Google que pode ser utilizada para isso!

Nele, é possível organizar tarefas, compromissos e até mesmo reuniões. Com ele também é possível enviar convites do Google Meet para reuniões ou bate-papos online necessários. 

Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento de arquivos do Google na nuvem com sincronização e permissão para compartilhamento com outras contas Google. 

Com ele, seus arquivos ficarão seguros na nuvem, e com fácil acesso sempre que for preciso. Documentos, planilhas e outros arquivos podem ser criados ou enviados para este drive. 

Isso ajuda a centralizar as informações da sua gestão, ajudando os gestores a economizar tempo em diversas atividades da rotina do seu delivery. 

Google Forms

Com essa ferramenta é possível criar formulários para fazer pesquisas. No seu negócio, é possível utilizar essa ferramenta para ter feedbacks com seus clientes sobre seu atendimento, seu produto e serviços.

Isso pode ajudar você a entender o que precisa ser melhorado no seu negócio para alcançar mais fidelizações e captar mais clientes. 

Google Docs

O “word do Google” pode ser armazenado no Google Drive. Com ele, é possível criar arquivos digitais que ficam em nuvem, e são atualizados em tempo real, necessitando apenas de conexão com a internet. 

Google Meet

Realize reuniões online facilmente utilizando essa ferramenta do Google. Falar com fornecedores, parceiros e funcionários se torna muito mais fácil. Não importa onde estejam, em poucos cliques é possível contatar as pessoas.  

Google Meu Negócio

Cadastrar o seu delivery no Google Meu Negócio ajuda a sua empresa a encontrar potenciais clientes muito mais facilmente.  Nele é possível indicar informações como o endereço do seu site, horário de funcionamento, telefone, fotos e localização.

Seu negócio acabará aparecendo como resposta nas pesquisas realizadas que estão conectadas com o seu tipo de negócio. 

Conclusão

Conte com o Onpedido para ter um site próprio e aproveite todas as vantagens que isso traz para o seu negócio no Google!

Saiba mais sobre isso no artigo: Vantagens de ter um website para o seu delivery