Existem muitas maneiras de aumentar as vendas do seu negócio de delivery. Uma delas é contando com as ferramentas certas de marketing digital. Mas antes de fazer isso é preciso focar em outra questão: o planejamento de vendas!
O caminho para o sucesso começa no planejamento. Por isso mesmo, se você quer vender mais, a primeira coisa a se fazer é planejar, criando estratégias para alcançar este objetivo.
Todo gestor precisa entender que este é um passo que não pode ser deixado de lado.
Por isso mesmo, é sobre isso que iremos falar neste texto: Planejamento para vendas.
Você sabe o que é isso? Imagina qual o passo a passo para criar um para o seu delivery e garantir o aumento das vendas?
Vamos responder todas estas perguntas ao longo do texto, destacando as vantagens que isso pode trazer para o seu negócio de delivery. Confira:
- O que é planejamento de vendas?
- Como criar um planejamento de vendas para delivery?
- Quais as vantagens de ter um planejamento de vendas para o meu delivery?
- A tecnologia como sua aliada para vender mais
O que é planejamento de vendas?
Um planejamento de vendas é um verdadeiro guia para otimizar a performance da empresa. Seu objetivo é ajudar gestores a alcançar as metas de vendas estipuladas pelas empresas.
Criar um planejamento de vendas depende de muita estratégia, análise de dados e treinamento de equipe. É preciso estabelecer as metas e documentar tudo o que estiver ligado a este setor da sua empresa.
Se o seu negócio de delivery ainda não tem um planejamento de vendas, este é o momento de criar o seu. Para isso, confira o passo a passo no próximo tópico:
Como criar um planejamento de vendas para delivery?
Agora que você sabe do que se trata um planejamento de vendas, é hora de entender como fazer um para o seu delivery. Na prática, basta seguir os seguintes passos:
- Realize um diagnóstico
Analise sua empresa por completo analisando o volume de vendas atual da sua empresa, o tamanho da sua equipe, sua margem de lucro e suas finanças. É importante que isso tudo seja bem documentado para não deixar informação nenhuma de lado.
- Definição dos objetivos
Agora que a gestão conhece a realidade do seu negócio, é hora de estabelecer as metas. E é importante que a etapa anterior não seja deixada de lado, pois ela é que garantirá que suas metas sejam alcançáveis.
Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Assim fica mais fácil visualizar o caminho que deverá ser percorrido pela sua equipe.
Para garantir que suas metas sejam estabelecidas corretamente, verifique se elas são SMART:
- Específicos (specific)
- Mensuráveis (measurable)
- Alcançáveis (achievable)
- Relevantes (relevant)
- Com prazo (time-based).
Leia também: 5 dicas para aumentar a margem de lucro do seu delivery
- Monte sua estratégia
Agora que você sabe o que quer alcançar, é hora de traçar suas estratégias e definir seus investimentos.
Agora é a hora de decidir em que redes sociais você estará presente, como vai investir seu dinheiro nisso e que ações serão aplicadas pela sua equipe.
Se você quer dicas para seu marketing digital, confira dois artigos que podem ajudar muito nisso:
Quais as vantagens de ter um planejamento de vendas para o meu delivery?
O planejamento de vendas traz clareza para o gestor e ajuda a guiar os passos da gestão para que seja verdadeiramente possível vender mais. E existem mais vantagens de contar com esse tipo de ação em sua gestão, como:
- Melhor organização da equipe
- Alinhamento das ações empresariais
- Otimização da gestão
- Aumento das vendas
- Aumento da margem de lucro
- Oportunidade para investir no seu negócio e ver seu delivery crescer cada vez mais!
A tecnologia como sua aliada para vender mais
Na hora de criar seu planejamento de vendas, é importante que a tecnologia esteja incluída na sua estratégia. Mas é preciso ir além da presença nas redes sociais e no investimento em um site ou cadastramento no Google meu negócio.
A melhor maneira de vender mais, atualmente, é tendo um aplicativo e um site de delivery que conte com a opção de pagamento online. Isso porque estas ferramentas são capazes de tornar a experiência de atendimento muito melhor para seus clientes, promovendo a fidelização.
Entenda melhor as vantagens de ter um app e um site próprios no artigo: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?