Como criar um planejamento de vendas para o seu delivery


26/02/2021

Existem muitas maneiras de aumentar as vendas do seu negócio de delivery. Uma delas é contando com as ferramentas certas de marketing digital. Mas antes de fazer isso é preciso focar em outra questão: o planejamento de vendas! 

O caminho para o sucesso começa no planejamento. Por isso mesmo, se você quer vender mais, a primeira coisa a se fazer é planejar, criando estratégias para alcançar este objetivo. 

Todo gestor precisa entender que este é um passo que não pode ser deixado de lado. 

Por isso mesmo, é sobre isso que iremos falar neste texto: Planejamento para vendas. 

Você sabe o que é isso? Imagina qual o passo a passo para criar um para o seu delivery e garantir o aumento das vendas? 

Vamos responder todas estas perguntas ao longo do texto, destacando as vantagens que isso pode trazer para o seu negócio de delivery. Confira:

  • O que é planejamento de vendas?
  • Como criar um planejamento de vendas para delivery?
  • Quais as vantagens de ter um planejamento de vendas para o meu delivery? 
  • A tecnologia como sua aliada para vender mais

O que é planejamento de vendas?

Um planejamento de vendas é um verdadeiro guia para otimizar a performance da empresa. Seu objetivo é ajudar gestores a alcançar as metas de vendas estipuladas pelas empresas.

Criar um planejamento de vendas depende de muita estratégia, análise de dados e treinamento de equipe. É preciso estabelecer as metas e documentar tudo o que estiver ligado a este setor da sua empresa. 

Se o seu negócio de delivery ainda não tem um planejamento de vendas, este é o momento de criar o seu. Para isso, confira o passo a passo no próximo tópico:

Como criar um planejamento de vendas para delivery?

Agora que você sabe do que se trata um planejamento de vendas, é hora de entender como fazer um para o seu delivery. Na prática, basta seguir os seguintes passos:

  1. Realize um diagnóstico

Analise sua empresa por completo analisando o volume de vendas atual da sua empresa, o tamanho da sua equipe, sua margem de lucro e suas finanças. É importante que isso tudo seja bem documentado para não deixar informação nenhuma de lado. 

  1. Definição dos objetivos

Agora que a gestão conhece a realidade do seu negócio, é hora de estabelecer as metas. E é importante que a etapa anterior não seja deixada de lado, pois ela é que garantirá que suas metas sejam alcançáveis. 

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Assim fica mais fácil visualizar o caminho que deverá ser percorrido pela sua equipe. 

Para garantir que suas metas sejam estabelecidas corretamente, verifique se elas são SMART:

  • Específicos (specific)
  • Mensuráveis (measurable)
  • Alcançáveis (achievable)
  • Relevantes (relevant)
  • Com prazo (time-based).

Leia também: 5 dicas para aumentar a margem de lucro do seu delivery

  1. Monte sua estratégia

Agora que você sabe o que quer alcançar, é hora de traçar suas estratégias e definir seus investimentos. 

Agora é a hora de decidir em que redes sociais você estará presente, como vai investir seu dinheiro nisso e que ações serão aplicadas pela sua equipe. 

Se você quer dicas para seu marketing digital, confira dois artigos que podem ajudar muito nisso: 

Quais as vantagens de ter um planejamento de vendas para o meu delivery? 

O planejamento de vendas traz clareza para o gestor e ajuda a guiar os passos da gestão para que seja verdadeiramente possível vender mais. E existem mais  vantagens de contar com esse tipo de ação em sua gestão, como: 

  • Melhor organização da equipe
  • Alinhamento das ações empresariais
  • Otimização da gestão
  • Aumento das vendas
  • Aumento da margem de lucro 
  • Oportunidade para investir no seu negócio e ver seu delivery crescer cada vez mais! 

A tecnologia como sua aliada para vender mais

Na hora de criar seu planejamento de vendas, é importante que a tecnologia esteja incluída na sua estratégia. Mas é preciso ir além da presença nas redes sociais e no investimento em um site ou cadastramento no Google meu negócio. 

A melhor maneira de vender mais, atualmente, é tendo um aplicativo e um site de delivery que conte com a opção de pagamento online. Isso porque estas ferramentas são capazes de tornar a experiência de atendimento muito melhor para seus clientes, promovendo a fidelização. 

Entenda melhor as vantagens de ter um app e um site próprios no artigo: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado? 

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