Quando se trata de um restaurante delivery, o cardápio acaba sendo um dos fatores que mais influencia na hora da decisão final do seu cliente. O seu cardápio é no fim das contas a lista das opções saborosas que sua equipe pode preparar na cozinha.
A experiência do cliente realmente começa neste momento! Por isso é tão importante focar neste ítem.
Um bom cardápio ajudará seus clientes a escolher qual será o pedido do dia. Por isso mesmo é hora de falar sobre como um cardápio montado com excelência e com boa organização de informações, fará com que seus clientes voltem para experimentar os outras opções, ou até comprem mais do que um ítem só.
também é importante destacar que o seu cardápio diz muito sobre seu restaurante. É necessário levar em conta o design, as cores da decoração, a organização das informações, e as opções de refeições que constam nele.
Então agora eu te pergunto: quer deixar seu cardápio mais atraente e gerar mais vendas para o seu restaurante delivery nos pedidos no dia a dia? Então continue sua leitura e confira estas dicas que preparamos para te ajudar a criar um cardápio de fácil leitura e que te traga retorno financeiro para seu restaurante!
1- Defina qual é o melhor design para o cardápio do seu delivery
Personalize seu cardápio, para que ele esteja de acordo com a decoração do seu restaurante de maneira geral, e com seu público alvo.
Se atenha a questões como: cor do cardápio, tamanho e fonte que será utilizada. Vale destacar que cores como vermelho e amarelo evocam a fome, segundo o estudo da psicologia das cores. Contudo, os tons escolhidos devem ser utilizados da maneira correta. Caso contrário tudo pode ficar muito pesado.
O ideal é contar com um profissional, ou com uma gráfica que pode ajudar com o resultado final.
A fonte escolhida não deve ser muito pequena e nem muito grande. Apenas o suficiente para ser lida facilmente por jovens, adultos e idosos.
Você pode usar tamanhos de fonte maior para o nome do prato, e diminuir um pouco quando for descrever os ingredientes.
2- Saiba como seu público se comporta
Vamos a uma importante informação: o olhar dos seus clientes é preguiçoso na hora de escolher o que comer, mas aguçado. Por essa razão, uma boa ideia é dar destaque aos pratos mais pedidos, ajudando ele a tomar a decisão mais acertada.
A dica principal é: evite colocar coisas desnecessárias na descrição, como temperos. Mas seja específico sobre os ingredientes do prato, pois é possível que alguém queira retirar um deles da receita por questões de alergia, ou até mesmo por gosto pessoal.
Caso o prato seja mais apimentado, por exemplo, deixe isso claro. Assim, quem não gosta já irá partir para uma outra opção, enquanto quem gosta, irá decidir seu pedido mais facilmente.
3- Não erre na hora de precificar
O preço das refeições do seu restaurante faz toda a diferença na decisão final, pois muitos clientes prezam muito por isso.
O preço justo pela refeição oferecida garantirá que os clientes voltem sempre. Por isso é importante destacar que a precificação também é importante seu cardápio, pois impacta diretamente na saúde financeira do seu restaurante.
Portanto calcule os custos do seu negócio para garantir que você ou seus clientes saiam no prejuízo.
Para que você não erre no processo, confira o texto: Como calcular o custo da Mercadoria Vendida para Delivery?
Como um cardápio pode ajudar a vender mais no seu restaurante?
As dicas acima são os primeiros passos para garantir que você estará seguindo na direção certa. Contudo, existem mais coisas que podem ser feitas no seu cardápio que irão fazer seu restaurante delivery vender mais. Confira:
Trabalhe com promoções
Caso seu restaurante seja a la carte, uma boa prática é ter sempre uma opção de prato do dia. Ele pode ser mais barato que o resto! Esse tipo de estratégia ajuda a trazer muitos clientes, e aumentar seu retorno financeiro.
Você também pode fazer o dia do suco grátis. Ou até mesmo um dia cujo acompanhante do seu cliente ganhe um desconto. A porcentagem apenas deve ser decidida depois de avaliar seu financeiro. Mas isso pode variar de 10% a 30%!
Promoções deste formato podem se manter por meses. Isso vai gerar um grande número de clientes em transição no seu restaurante, captando novos públicos e até mesmo fidelizando muito mais.
Se atenha a estrutura do seu cardápio
O modo como seu cardápio é estruturado pode ajudar a aumentar e muito suas vendas, então leve em conta os seguintes fatores:
Tamanho
Evite ter um cardápio que seja muito grande, mas pense que ele deve ser facilmente compreendido. No fim das contas não se trata de número de opções, e sim de abrangência de acordo com seu público alvo.
Ordem
As promoções e os pratos mais pedidos, devem ser expostos sempre logo de cara. Apenas depois apresente os pratos que têm menos saída, seguidos das sobremesas e das opções de bebida.
Preço
Evite fazer o uso de colunas para colocar os preços dos ítens do seu cardápio, se for possível. Caso contrário, isso fará com que os clientes sempre escolham as opções mais baratas.
Procure distribuir as informações de forma mais dinâmica e utilizando algumas fotos.
Leitura
Se o seu restaurante atende seu público no local, e conta com o delivery de maneira conjunta, evite enviar uma foto, ou uma imagem com suas opções. Isso, costumeiramente, torna a leitura e o processo de escolha bem mais difícil.
Inclusive, isso pode acabar fazendo com que seu cliente escolha outro restaurante delivery para fazer seu pedido.
Se o seu restaurante foi apenas delivery, vale a regra para ambos: pense em um design atrativo e que seja facilmente adaptado para o mobile.
O cardápio e a tecnologia
Enviar uma foto ou uma imagem pelo whatsapp para que um cliente faça seu pedido, torna o processo demorado e a experiência do cliente acaba não sendo tão positiva. Para resolver isso basta contar com a tecnologia do Onpedido!
Com um site e um App personalizado, você terá apenas de colocar as informações no sistema e pronto. Tudo de maneira muito mais simples!
Descomplicar seus processos e entregar mais resultado é a nossa especialidade.
Ainda está em dúvida? Então descubra: porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?