Métricas de marketing para melhores estratégias


05/03/2023

 

Estratégias inteligentes para o marketing do seu delivery dependem da análise de dados para serem alcançadas. Mas é preciso estar focado nos dados que realmente importam. 

É preciso acompanhar seus resultados, investimentos e relatórios das redes sociais em que você está presente, além do seu rankeamento no google, uma ferramenta bem importante para negócios de delivery.

Analisar seus relatórios de marketing garantirá que você entenda quais ações têm trazido bons resultados e o que precisa ser melhorado. Com essas informações em mãos, suas decisões a respeito do marketing digital se tornam muito mais assertivas, resultando no aumento da visibilidade do seu negócio, melhora no engajamento dos seus prospectos, e como consequência, aceleração das suas vendas! 

Confira a seguir a lista de dados que você não deve deixar de analisar: 

1. Retorno sobre investimento (ROI)

Esse dado indica qual foi o retorno sobre o valor investido em todo o marketing do seu delivery. Quando o ROI é positivo, vale a pena continuar investindo para ter bons resultados. 

Para calcular essa métrica use a seguinte fórmula: 

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

2. Custo de aquisição por cliente (CAC)

Calcular o custo de aquisição por cliente do seu delivery vai mostrar se suas estratégias têm sido certeiras.Para calcular seu CAC use a seguinte fórmula:

CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período

3. Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que aponta o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da sua empresa de delivery. Para calcular, use a seguinte fórmula:

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

4. Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV)

Essa métrica consiste na receita média que cada cliente gera para a sua empresa ao longo de todo o tempo em que vocês fazem negócios. Ela ajuda o gestor a perceber clientes fidelizados. 

O ideal, para um negócio financeiramente sustentável, é que o LTV seja ao menos três vezes maior do que o CAC. Para averiguar essa informação, use a seguinte fórmula:

LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente

5. Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

A taxa de cliques deve ser acompanhada caso você esteja fazendo anúncios no Google. A partir dessa métrica, é possível avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos.

Normalmente, o CTR é utilizado em forma de porcentagem, seguindo a fórmula:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

6. Custo por clique (CPC)

Em uma campanha de tráfego pago no Google, o custo por clique é uma métrica extremamente importante.

Por meio dele é possível determinar quanto está sendo investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site e quais versões dos anúncios estão apresentando uma melhor performance — e quais devem ser descartadas.

Para analisar essa métrica, faça o seguinte cálculo: 

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

7. Custo por lead (CPL)

É importante lembrar que nem todas as estratégias de marketing buscam gerar venda. Engajamento e relacionamento com clientes, e procurar dar visibilidade para a sua empresa, também é muito importante. 

Leads são pessoas que acabam tendo contato com sua marca e possuem grande probabilidade de se tornar seu cliente. Para descobrir quanto esses leads estão custando para sua empresa, faça a seguinte conta: 

CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados

Para aprender mais sobre como usar o Google para ter melhores resultados no seu delivery, confira o artigo:

8. Taxa de conversão

Uma conversão é um passo que o visitante dá rumo a se tornar cliente. No caso de deliverys, essa pessoa pode ter baixado o seu aplicativo próprio, por exemplo, ou conferiu seu cardápio no seu site online. 

Se você conta com o Onpedido, é possível verificar esse dado diretamente do dashboard do sistema. 

Análise de dados nas redes sociais 

Lembre-se de verificar os relatórios das suas redes sociais, verificando o engajamento dos seus posts, bem como o alcance orgânico.

Instagram

Nessa rede social, vale a pena ficar de olho no número de curtidas, comentários, envios e salvamentos dos seus posts. Isso vai ajudar você a entender que tipo de conteúdo está funcionando melhor com seus seguidores. 

Aprenda mais sobre essa rede social no artigo:

Facebook

Avalie o alcance orgânico e fique de olho no tipo de público que tem interagido com suas redes sociais. Isso vai ajudar a entender que público você tem atingido, e qual a sua comunidade na rede social.

Saiba mais sobre essa rede social no artigo:

Conclusão

Analisar seus resultados é o caminho para ter melhores resultados nas suas ações de marketing digital. Contudo, se você quer conhecer aprimorar ainda mais esse processo na sua empresa de delivery, confira o artigo: