Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas em restaurantes delivery para captar novos clientes e gerar mais vendas. Uma destas maneiras, e a mais efetiva, é criando promoções. Afinal de contas, este é um grande chamariz para seus clientes.
Diminuir valores cobrados pelos ítens do seu cardápio acabam compensando no final devido o aumento no número das vendas.
Você tem feito isso em seu restaurante? Está procurando por ideias e dicas para colocar em prática e conseguir melhores resultados? Então este post vai ser muito útil para você!
Nele vamos falar sobre promoções que podem ser criadas e ainda vamos te dar dicas para não errar na hora da precificação, para garantir que você não irá sair no prejuízo.
Continue sua leitura e descubra como a gestão do seu restaurante pode criar promoções:
1- Ofereça descontos para aniversariantes
Torne o aniversário de um cliente mais especial dando a ele um desconto neste dia! Esse tipo de promoção irá atrair uma série de pessoas que não conhecem seu restaurante delivery.
Podem ser descontos de 5 ou 10%. Ou até mais se for possível. Tudo depende da situação do seu financeiro e da margem de lucro que pode ser repensada.
Ainda podem ser criados combos de aniversário para dividir com os amigos, já que as pessoas costumam se reunir para comemorar estas datas importantes.
Também se podem enviar brindes para o aniversariante, como uma sobremesa.
Uma pizzaria, por exemplo, poderia enviar uma pizza doce, brotinho. Enquanto uma lancheria pode incluir no pedido um chocolate ou até mesmo um bilhete felicitando seu cliente neste dia!
2- Faça ofertas do dia
Durante a semana podem ser feitas promoções especiais para cada dia. Mas para fazer isso é preciso avaliar seu restaurante.
Analise seu relatório de vendas e veja se existe um dia da semana com menor fluxo de vendas. Para tentar ter mais entradas no seu caixa e equilibrar seu setor financeiro, crie uma promoção para este dia específico.
Um exemplo prático:
Nas terças feiras o número de pedidos no seu delivery é mais baixo. Então neste dia é possível oferecer a entrega grátis para algumas regiões da cidade, ou descontos em alguns dos produtos.
Isso ajuda a manter uma média de vendas mais alta em todos os dias que seu restaurante delivery estiver funcionando.
3- Crie programas de fidelidade
Clientes fidelizados do seu restaurante delivery podem ter vantagens. E isso aumenta a satisfação deles em optar por você.
Crie um cartão onde toda a compra realizada pelo cliente vira um carimbo, ou um adesivo. Depois que um número específico de compras for feita (ex: 10) este cliente pode ganhar um produto, ou até mesmo um desconto.
Mas não precisa ser só um cartão. Também se pode entregar ao cliente um imã de geladei a cada compra realizada. E depois que um número de ímãs for reunido, o cliente ganha alguma vantagem em seu restaurante delivery.
Esse tipo de promoção funciona muito bem se proposta na primeira compra feita pelo cliente, pois ajuda a promover a fidelização já no início do relacionamento entre o cliente e o restaurante.
4- Faça ofertas para dias comemorativos
Feriados e outras datas comemorativas também são um bom momento para oferecer promoções em seu restaurante delivery. Afinal, são momentos em que as pessoas se reúnem com seus amigos, ou ficam em casa e aproveitam para descansar e não cozinhar.
Como no mundo dos negócios, aproveitar as oportunidades é extremamente importante, crie promoções para atrair seus clientes e aumentar o número de vendas na data.
5- Ofereça brindes em compras acima de um valor específico
Institua um valor, que como dito anteriormente, deve ser decidido apenas depois de avaliar a situação do seu caixa, e dê brindes aos clientes que realizarem compra a partir deste valor.
Um exemplo disso na prática:
Compras acima de R$ 100,00 ganham um refrigerante 2L.
Isso também pode ser feito com compras feitas em dobro, (duas pizzas, dois hambúrgueres, duas porções). Assim, se um grupo de amigos estiverem pensando em realizar um pedido, seu restaurante será uma das fortes opções, já que o pedido incluirá um refrigerante gratuitamente.
6- Crie combos
Combos são uma ótima maneira de vender mais ítens do seu cardápio oferecendo uma boa oferta aos seus clientes. Esse tipo de estratégia mantém o seu lucro e ainda atrai clientes.
Alguns exemplos de combos que podem ser criados em seu restaurante delivery são:
Pizza + refrigerante
Pizza grande + pizza brotinho
Hambúrguer + batata
Hambúrguer + batata + refrigerante
Hambúrguer + refrigerante
Porção + refrigerante
Porção + sobremesa
7- Ofereça entrega grátis
Uma das reclamações mais comuns de clientes em relação aos restaurantes de de delivery é o custo da entrega. E a verdade é que os olhos dos clientes chegam a brilhar quando descobrem que um restaurante oferece entrega grátis.
Porém, existem duas coisas que você precisa cuidar na hora de oferecer esse tipo de promoção em seu restaurante:
1) Qual é seu custo do motoboy (pela noite trabalhado ou por entrega);
2) Qual a sua margem de lucro por cada pedido feito em seu restaurante.
Depois de analisar estas duas informações, verifique se é possível oferecer esta opção para seus clientes.
Na grande maioria das vezes, quando o cliente não paga o frete, ele acaba gastando mais no seu restaurante. Uma sobremesa, um refrigerante ou até um lanche a mais acaba sendo pedido.
Como dito em outros tópicos do texto, esse tipo de promoção não precisa ser mantido em todos os dias da semana. Pode ser apenas em um dia da semana, ou como sugerido anteriormente, em pedidos feitos acima de um determinado valor.
Lembre-se de que o marketing é muito importante neste quesito também!
De nada adianta criar promoções incríveis em seu restaurante sem avisar seus clientes. Por isso, use suas redes sociais para falar sobre cada promoção que seu restaurante estiver realizando.
O ideal é que isso vire postagem tanto para o feed, quanto para os stories do Facebook e do Instagram.
Para que você não erre na hora de se relacionar com seus clientes no universo online, confira nosso post: Glossário de Marketing para Restaurantes.
A importância da precificação de promoções para garantir boas margens de lucro
A precificação das suas promoções é algo extremamente importante.Se o preço for muito alto, a venda não será realizada pelo cliente. E se for muito baixo, seu financeiro terá um sério prejuízo.
O caminho para a precificação de uma promoção, é o mesmo feito para precificar qualquer outro ítem do cardápio do seu restaurante delivery.
Caso você ainda não saiba como fazer isso, confira nosso post: Como calcular o custo da Mercadoria Vendida para Delivery?
Lembre-se de instituir uma margem de lucro menor do que de costume nos itens que forem colocados em promoção. E lembre-se de que o volume maior de vendas, trará o lucro do seu restaurante.
Analisar seu financeiro, o volume de vendas e o fluxo do seu caixa é a chave para não errar na hora de precificar as promoções do seu restaurante. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia na hora de realizar a gestão de suas finanças.
Para isso você pode contar com o Onpedido!
Com ele você gestor pode ter controle de todos os pedidos realizados e acompanhar de perto os resultados de suas operações. Tudo isso através do site e do aplicativos feitos especialmente para o seu restaurante.