Minimercados: Passo a passo para o sucesso do seu negócio


09/12/2020

Minimercados vivem em uma disputa por clientes e vendas constantes com os grandes mercados que existem na cidade em que ele atua. 

Frente a esta realidade, muitos gestores se perguntam: tem como fazer este empreendimento e todo o investimento realizado, valerem a pena? 

A resposta é sim!

Existem estratégias que podem ser utilizadas por gestores e administradores de minimercados, para ter uma boa margem de lucro ao fim de cada mês. Neste artigo você vai encontrar o passo a passo para ter uma gestão de sucesso no seu minimercado: 

  1. Localização do minimercado
  2. Atendimento de qualidade
  3. Relacionamento com seus clientes
  4. Comunicação com o público
  5. Limpeza do seu minimercado
  6. Treinamento da sua equipe
  7. Disposição dos produtos do mercado
  8. Variedade dos produtos
  9. Prazo de validade dos seus produtos
  10. Promoções para atrair clientes e aumentar as vendas
  11. Serviço de comodidade para seus clientes

Continue sua leitura e saiba como colocar todas estas estratégias em prática! 

1- Localização do seu minimercado

A escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso do seu minimercado, e para alavancar suas vendas. Inclusive, umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e com a vizinhança.

Procure se estabelecer em um bairro cujos grandes mercados estejam longe. Assim, quem mora perto do seu negócio, se tornará um cliente, primeiramente, pela facilidade de acesso! 

2- Atendimento de qualidade 

Para realizar um bom atendimento é importante que você conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.

A regra é tentar pedir seus nomes, prestar atenção nos produtos que eles compram regularmente, e até perguntar a eles se existe algum produto que eles gostariam de ver ali no seu minimercado. 

3- Relacionamento com clientes e fornecedores

Investir em ter um relacionamento positivo com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas, indicando seu minimercado para amigos e familiares.

Procure ter um relacionamento positivo também com seus fornecedores. Assim você terá acesso a bons produtos, bons preços e condições de pagamento que sejam favoráveis ao seu fluxo de caixa.

4- Comunicação com seu público

Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.

5- Limpeza do ambiente

Existem muitos  minimercados que não se preocupam tanto com a limpeza. Seus gestores pensam que o fluxo de clientes não exigem um cuidado maior com o ambiente. 

Mas a verdade é que os clientes valorizam muito ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações.

O ideal é que exista uma pessoa da sua equipe que esteja sempre atenta a esta questão, mantendo o ambiente higienizado com frequência. 

6- Treinamento de equipe

Investir no treinamento de seus funcionários pode aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.

Toda a equipe que terá contato com seus clientes deve saber como se portar, sempre procurando a melhor maneira de ajudar seu cliente, fazendo com que ele se sinta bem no seu minimercado. 

7- Disposição do seu mercado

Facilitar o fluxo dos clientes e explorar a melhor disposição dos produtos é essencial. Isso tem o poder de proporcionar uma experiência realmente positiva de compra e tende a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.

Analise muito bem o seu espaço e organize seus produtos da melhor maneira possível. Leve em conta quantidades, o tamanho do produto e reúna tudo da melhor maneira possível. 

Existem fornecedores que podem dar dicas sobre como fazer isso! 

8- Variedade dos produtos

Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento. Isso garante a ampliação do atendimento e satisfazendo as necessidades dos seus consumidores.

Como dito em tópicos anteriores, é importante perguntar para os seus clientes o que eles querem ver no seu mercado. Para isso, deixe uma caixinha disponível na entrada, ou na saída do mercado, para que os clientes façam esse tipo de indicação. 

9- Prazo de validade dos produtos

O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio, através de seus clientes. 

Para isso, faça um controle do seu estoque com muito cuidado e atenção. O ideal é ter uma pessoa da sua equipe responsável por isso! 

10- Promoções para atrair clientes e aumentar as vendas

Fazer promoções é bem importante, e esse tipo de estratégias traz suas grandes possibilidades para o seu minimercado: ajuda a atrair mais clientes, pelo preço mais baixo, e também ajuda a aumentar suas vendas. 

Contudo, lembre-se de se preocupar em falar sobre suas promoções nas redes sociais, promovendo a notícia e garantindo que mais pessoas irão conhecer seu mercado. 

Alguns exemplos de estratégias que podem ser realizadas, são: diminuir o preço, criação de promoções do tipo: pague 1 e leve 2. 

11- Serviço de comodidade para seus clientes 

Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero. E para isso, é preciso acompanhar uma tendência que só fica mais forte a cada dia: o delivery! 

Ao oferecer a opção de delivery, seu minimercado torna o processo de realizar a compra muito mais fácil para o cliente. A verdade é que muitas pessoas, com suas vidas corridas, não têm tempo para ir ao mercado. 

Fazer as compras através de um aplicativo delivery, realizar o pagamento online e receber na porta de sua casa, é um diferencial que coloca seu minimercado, a frente da concorrência. 

Para ter este aplicativo e começar a contar com esta possibilidade no seu negócio, conte com o Onpedido!

Basta se cadastrar no nosso site, e nossa equipe irá contatar você. Um aplicativo será desenvolvido e você poderá cadastrar seus produtos de maneira fácil, e começar a vender através da ferramenta. 

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