Como captar mais clientes para sua farmácia


06/01/2021

A concorrência entre as farmácias costuma ser bem grande. Como é o cenário em sua cidade? Quantos estabelecimentos competem pelo público com o seu negócio? 

Frente a esta realidade, é bem importante que você, gestor, busque por estratégias que ajudem a captar clientes para sua farmácia, e como consequência, ter mais vendas e um financeiro lucrativo. 

Existem muitas ações que podem ser colocadas em prática para alcançar este propósito, como:

  • Um bom atendimento para seus clientes
  • Parcerias com os profissionais de saúde da sua cidade ou região
  • Investimento na capacitação da sua equipe
  • Presença digital aliada a um bom marketing
  • Um site para ter visibilidade no google
  • Oferecer a opção de delivery

Quer entender como aplicar todas estas estratégias em sua farmácia e aumentar a captação de novos clientes? Então continue a sua leitura: 

Invista em um bom atendimento

Um atendimento de qualidade é premissa básica do sucesso para qualquer tipo de negócio, inclusive, sua farmácia. E vale destacar que esta é também uma das mais eficientes ferramentas de marketing. 

Que a verdade seja dita: ninguém gosta de ser mal atendido. Veja isso por você mesmo: já indicou ou voltou a comprar em um local onde você não foi bem recebido? 

Por isso mesmo, garanta que seu atendimento seja cordial e demonstre interesse em resolver o problema do seu cliente. A qualidade do atendimento oferecido poderá fazer com que o seu cliente divulgue o seu serviço para amigos e familiares: o famoso boca a boca que é conhecido tecnicamente como Buzz Marketing.

Essa estratégia de Marketing tem o objetivo de fazer com que os clientes acabem comentando sobre sua farmácia e sobre a experiência positiva que eles tiveram, contribuindo para o aumento do número de vendas realizadas. 

Faça parcerias com os profissionais de saúde da sua cidade ou região

Procure fazer parcerias com alguns profissionais da área de saúde que atuam na sua cidade ou região, é uma boa forma de atrair mais clientes para a sua farmácia. Busque por dentistas, médicos, fisioterapeutas, etc. 

A ideia é a seguinte: ao verificar a pressão de alguém que foi até sua farmácia, você pode indicar um especialista para esta pessoa. Em contrapartida, esse especialista, quando realizar consultas ou procedimentos, poderá indicar a sua farmácia para os pacientes que foram atendidos por ele.

O profissional em questão também pode indicar para você alguns medicamentos específicos com os quais ele costuma trabalhar, possibilitando que você busque disponibilizar estes produtos, captando novos pacientes e novos públicos para sua farmácia. 

Invista na capacitação da sua equipe farmacêutica

A capacitação da equipe é fundamental, pois é a partir dela que é possível oferecer um bom atendimento para seus clientes: fator bem importante, como visto no primeiro tópico deste artigo. 

Contudo, evite treinamentos genéricos para sua equipe. Dê preferência para  workshops e cursos que sejam voltados a processos diários que já fazem parte da sua farmácia.

As pessoas que lidam com processos financeiros, por exemplo, podem fazer cursos que ajudem a desenvolver seu trabalho com mais eficiência. Já os farmacêuticos que forem responsáveis pelo atendimento ao público, devem receber treinamentos voltados para este processo específico.  

Tenha presença digital nas redes sociais aliada a um bom marketing

O número de usuários das redes sociais só cresce a cada dia. E é importante que sua farmácia esteja presente nestes canais para promover seu negócio. Conte principalmente com redes como Facebook, Instagram e WhatsApp. 

Estas três redes, atualmente, são as mais utilizadas no mundo todo. Estar presente nelas, significa dar visibilidade para sua farmácia. 

Mas aqui vão algumas dicas de como fazer seu conteúdo postado dar bons resultados: 

  1. Mantenha a frequência nas postagens no feed (ao menos duas vezes por semana);
  2. Responda todos dos comentários e mensagens enviadas para o perfil da sua farmácia;
  3. Divulgue promoções e ofertas especiais que estão disponíveis para seus clientes;
  4. Garanta que todos os seus posts seguem uma mesma proposta para que seu feed fique organizado. 
  5. Procure manter as informações nas imagens e nas legendas o mais claras possíveis;
  6. Explore todas as ferramentas que as redes sociais oferecem (feed, stories, destaques, gifs, etc). 

Garanta que estas 6 dicas sejam colocadas em prática em sua farmácia, e você a probabilidade de captar novos clientes para sua farmácia irá aumentar muito. 

Tenha um site completo

Atualmente, a maioria das pessoas realiza buscas na internet para encontrar por estabelecimentos perto delas. E isso também acontece quando se procura por farmácias. 

Agora imagine que em uma destas buscas aleatórias, sua farmácia pode ser encontrada e escolhida por alguém. É exatamente por essa razão, que ter um site é tão importante para o seu negócio. 

Vale destacar que seu site precisa se manter atualizado, destacando sua localização, número para contato, e até mesmo alguns dos serviços que são disponibilizados para o público. 

Dessa maneira, você amplia a visibilidade da sua marca em grandes escalas, e alcança a meta de um bom marketing: fazer com que cada vez mais pessoas saibam que sua farmácia existe. 

Tenha uma farmácia com serviço delivery

Vivemos em uma era em que a tecnologia e todas as facilidades que isso traz para a vida das pessoas, precisam ser entregues por empresa e marcas para garantir que todos tenham uma boa experiência. 

A vida corrida das pessoas é uma realidade. E isso aliado a necessidade de resolver suas vidas pessoais e realizar compras, como de remédios e produtos de beleza ou higiene, torna a internet e suas opções de compra online, a melhor saída.

Sua farmácia, não lida apenas com a concorrência local, mas também com as farmácias que vendem produtos online, e para equilibrar este cenário e captar mais clientes, basta oferecer a opção de delivery através de um site ou aplicativo online: melhor ainda se for os dois!

E fica ainda melhor se você também contar com a opção de pagamento online.

Se você está pensando que ficou difícil, saiba que o Onpedio pode te ajudar com isso! 

Conte com as funcionalidades oferecidas pelo Onpedido e tenha um site e um App criados para a sua farmácia, permitindo que sejam realizados os pedidos dos seus clientes, e até mesmo os pagamentos. Tudo online, fácil e rápido para o seu cliente, e para você! 

Conheça melhoras as vantagens disso conferindo o artigo: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?

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