Uma gestão de delivery de sucesso deve estar focada principalmente em três pilares: otimizar processos, solucionar e evitar erros. Isso porque esta é a maneira mais efetiva de alcançar melhores resultados, como ter mais vendas, e por fim aumentar a margem de lucro.
É aí que entra a importância da análise de dados. Pois ela permite que o gestor encontre os gargalos da gestão e auxilie na tomada de decisão.
O mercado se movimenta rápido, seus clientes criam novos hábitos e a rotina do seu delivery abre espaço para que erros acabem sendo cometidos.
Por isso mesmo, analisar dados é uma tarefa que deve fazer parte da gestão, de maneira contínua.
Quer entender melhor como fazer isso e quais dados merecem a sua atenção para alcançar melhores resultados na sua empresa e no setor de delivery? Então continue sua leitura:
Para uma análise efetiva seus relatórios devem ser precisos
Quando seus relatórios são feitos de planilhas alimentadas pelo seu time, podem acabar sendo cometidos erros nos lançamentos. Como resultado sua tomada de decisão, bem como a análise dos resultados, não será efetiva de verdade.
Por isso mesmo é muito importante contar com a tecnologia para isso!
Tendo um sistema de gestão como o Onpedido, todos os dados das suas planilhas são atualizados em tempo real e precisamente, de acordo com os processos desenvolvidos no dia a dia do seu delivery.
Assim, os erros poderão ser encontrados e a gestão terá base para encontrar as melhores soluções possíveis.
Quais dados analisar no seu delivery?
Para ter efetividade na sua gestão, entenda quais dados analisar semanalmente no seu negócio:
Setor financeiro
Um setor financeiro saudável é primordial para alcançar lucratividade. Por isso é importante ficar de olho nas seguintes informações:
- Seu fluxo de caixa.
- Volume de pedidos feitos.
- Tipo de pagamento escolhido pelos clientes.
- Volume total de recebimentos no dia, semana e mês. Procure comprar esses valores entre os meses para entender os momentos de pico em vendas!
Setor de marketing
Marketing é essencial para captar novos clientes e fidelizar. Porém, é preciso analisar seus resultados para garantir que o investimento está valendo a pena. Por isso, analise os seguintes dados:
- Resultados das campanhas realizadas.
- Métricas nas redes sociais (curtidas, comentários, salvamentos, envios e alcance).
- Montante investido e o retorno (ROI e ROAS).
Setor de delivery
O Delivery pode ser a principal ou a única fonte de receita do seu negócio. Por isso é importante ficar de olho nos seus resultados, a fim de garantir que ele esteja se saindo bem.
Acompanhar os feedbacks dos seus clientes é primordial para entender se o seu atendimento está sendo de qualidade. Mas também é importante acompanhar:
- O número de pedidos realizados.
- O tempo médio que sua equipe leva para preparar o pedido.
- O tempo médio de entrega da sua equipe.
Quer ir mais a fundo e melhorar a gestão do seu delivery através do controle e análise de dados? Então confira os artigos:
Conclusão
Para finalizar, é importante lembrar que o gestor deve criar metas para o seu delivery, baseadas nos resultados que estão sendo alcançados. Mas lembre-se de acompanhar sua evolução, para garantir que elas sejam alcançadas.
O ideal é pensar em metas a curto, médio e longo prazo para os mais diversos processos e setores que compõem o seu negócio!
Quer aprender mais sobre isso? Então confira o artigo: Como estabelecer metas para o seu delivery?
E lembre-se de que o Onpedido possui uma série de dados disponíveis para análise integrados no seu sistema, como:
- Relatórios financeiros
- Acompanhamento das entregas realizadas
- Relatórios de visitas e acessos ao seu site
- Avaliação de pedidos para colher o feedback dos clientes
- Integração com Google Analytics
- Integração com Facebook Ads
- Integração com Google Adwords
Conheça estas e muitas outras funcionalidades do Onpedido e descubra tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio!