Para que o seu delivery tenha uma gestão de sucesso, é importante que seja feito o possível para evitar a inadimplência dos seus clientes. Afinal, este é um fator que pode prejudicar e muito suas finanças, e até mesmo, impedir seu crescimento frente ao mercado.
Mas muitos gestores se perguntam como fazer isso. Mesmo porque, muito se fala sobre o assunto, mas as soluções não são apresentadas tão facilmente.
A verdade é que através de algumas ações bem simples, é possível evitar este problema e ver seu financeiro dando ótimas margens de lucro. Para fazer isso, basta seguir o seguinte passo a passo:
1. Acompanhe diariamente as informações de pagamento dos clientes
2. Verifique se o cliente possui pendências em instituições, como SPC e SERASA, antes de conceder o crédito
3. Estabeleça uma política de crédito baseada no relacionamento com seu cliente
4. Incentive o pagamento online através do cartão de crédito
Continue sua leitura e aprenda mais sobre cada tópico entendendo como colocar cada uma das estratégias em prática no seu delivery para evitar a inadimplência.
1. Acompanhe diariamente as informações de pagamento dos clientes
A conferência diária é essencial para que seja possível avaliar a movimentação do fluxo de caixa do seu delivery. Por isso, analise as entradas e as saídas verificando se existem possíveis divergências entre contas a pagar e a receber.
Partindo disso, o gestor poderá identificar rapidamente se existe algum recebimento que deveria ter ocorrido naquele dia e que não foi computado. Para isso é importante contar com a ajuda da tecnologia.
O Onpedido faz isso por você. Todos os pagamentos realizados são lançados na ferramenta que pode ser verificada facilmente pelo gestor.
Vale destacar que quanto mais cedo isso for identificado o pagamento não ocorrido, mais facilmente será possível contornar a situação para resolver a situação e evitar que o cliente acabe se tornando inadimplente.
2. Verifique se o cliente possui pendências em instituições, como SPC e SERASA, antes de conceder o crédito
A análise de crédito é um instrumento importante para evitar a inadimplência. Afinal, se o cliente possui pendências em outros estabelecimentos, ele pode não ser muito confiável.
A postura do seu negócio deve ser de estabelecer limites e até mesmo recusar crédito para os clientes que estejam com pendências com outras empresas Com isso, você diminui a possibilidade de isso acontecer no seu delivery.
Por essa razão, é essencial que seja feita a consulta de crédito dos seus clientes junto aos órgãos responsáveis, como SPC e/ou SERASA.
3. Estabeleça uma política de crédito baseada no relacionamento com seu cliente
Uma forma de evitar a inadimplência é criando uma política de crédito que melhore o relacionamento entre sua empresa e o cliente. Para isso, crie programas que incentivam o pagamento correto das contas dentro do prazo.
Algumas das estratégias que podem constar na sua política de crédito, são as seguintes:
- Crie programas de fidelidade para aqueles que realizam as compras e pagam em dia suas dívidas, como cartões que dão descontos;
- Ofereça descontos para aqueles que realizarem o pagamento de suas contas antecipadamente.
Um cartão de fidelização costuma funcionar muito bem nestes casos. imagine o seguinte:
Seu cliente realiza pedidos com você semanalmente, ou pelo menos duas vezes ao mês. Quando ele atinge um número de pedidos (ex: 10) ele ganha um desconto ou um brinde!
4. Incentive o pagamento online através do cartão de crédito
Sempre que possível, incentive o pagamento online através do cartão de crédito por parte dos seus clientes. Esta opção aumenta a garantia do recebimento do valor final do pedido do seu cliente, evitando que a inadimplência ocorra no seu negócio de delivery.
Contando com o Onpedido seu negócio poderá oferecer a opção de pagamento online para seus clientes. O que aumenta a fidelização, já que esta opção facilita e muito a vida dele.
Você pode saber mais sobre as vantagens dessa opção conferindo o blog: Pagamento online: Uma tendência que veio pra ficar
Aproveite as vantagens do pagamento online do Onpedido
Com o Onpedido seus cliente podem realizar suas compras facilmente através de um aplicativo intuitivo. Ao fim, o pagamento é realizado em apenas um clique.
Basta que seu cliente cadastre os cartões de crédito no aplicativo de maneira rápida e segura. Nas próximas compras realiuzadas, basta selecionar o cartão com o qual ele irá pagar pelo pedido.
Simples para ele, e mais segurança para o seu financeiro.
Descubra tudo o que o Onpedido pode fazer por você!
Confira o post: Porque seu sistema de entrega delivery deve ser personalizado?