Custo de Aquisição por Clientes: como calcular no seu delivery?


10/07/2021
pessoa calculando o custo de aquisição por cliente

Para alinhar suas estratégias de marketing com o seu financeiro, é preciso estar atento a uma métrica bem importante: o CAC (Custo de aquisição por cliente). 

Ele indica para o gestor se os investimentos em marketing estão sendo benéficos e entrega bons resultados para o seu negócio em relação à captação de clientes. 

Você conhece esta métrica? Sabe como calcular o CAC do seu delivery? Neste artigo vamos mostrar isso para você! Continue sua leitura e saiba mais conferindo os tópicos:

  • O que é CAC (Custo de aquisição por cliente)
  • Investimentos em marketing para captação de clientes
  • O próximo passo: fidelização de clientes

O que é CAC (Custo de aquisição por cliente)

O CAC é o valor aplicado pela sua empresa para captar um cliente. Para chegar a este valor é preciso somar todos os investimentos feitos para o marketing dentro de um período específico, dividindo pelo total de clientes captados. 

A soma dos investimentos em marketing deve incluir custos como:

  • Valor pago para a agência ou time de marketing interno
  • Despesas com eventos ou participação em feiras
  • Treinamentos de equipe para vendas
  • Despesas softwares como CRM e automação de marketing
  • Despesas de pesquisas de marketing
  • Investimentos em publicidade e mídias
  • Comissões de vendas
  • Etc.

Confira um exemplo de como isso funciona na prática:

Para saber qual o custo de aquisição por cliente dos últimos 6 meses, some os valores de investimentos da lista acima feitos dentro do período. 

Logo após, divida este valor pelo total de novos clientes do seu delivery dos últimos meses. 

Investimentos em marketing para captação de clientes

Realizar investimentos em marketing é simplesmente essencial para garantir que o seu delivery tenha bons resultados que refletem no seu caixa. É necessário ter um bom número de clientes para ter muitas vendas, e a publicidade é a melhor maneira de alcançar estes objetivos. 

Para diminuir o CAC e ter melhores resultados, é importante que suas estratégias sejam muito bem construídas nas redes sociais. 

Se você quer aprender mais sobre o assunto, e ter melhores resultados no digital, confira os artigos:

Lembre-se de procurar por ferramentas de marketing digital que auxiliem o seu negócio a automatizar processos para criar postagens, conteúdos e analisar os resultados das suas estratégias. 

O próximo passo: fidelização de clientes

O custo de aquisição de clientes é  uma métrica que destaca a importância da fidelização de clientes. Depois que um cliente é captado, é preciso iniciar uma série de ações para garantir que ele volte a comprar no seu delivery. 

Para alcançar este objetivo, é preciso colocar algumas ações em prática, como:

  • Garantir que este cliente tenha uma ótima experiência;
  • Ter um bom atendimento;
  • Procurar entregar os pedidos no menor espaço de tempo possível ou no horário indicado pelo cliente;
  • Entregar nas embalagens corretas;
  • Etc.

Um aplicativo para fidelizar ainda mais

Atualmente muitas empresas delivery usam o whatsapp como canal para que os clientes façam pedidos. Mas esta não é nem de longe a melhor opção. 

Tenha um aplicativo próprio e personalizado para garantir que seus clientes tenham a melhor experiência na hora de fazer seus pedidos. para isso, conte com o Onpedido!

Com ele o gestor acompanha todas as vendas realizadas e confere todos os lançamentos feitos automaticamente no fluxo de caixa. 

O cliente tem acesso fácil ao seu cardápio ou aos produtos e serviços disponíveis no seu delivery, e ainda pode contar com a facilidade de realizar o pagamento online. 

Descubra tudo o que o Onpedido pode fazer por você agora mesmo!