Como calcular o custo da Mercadoria Vendida para Delivery?


21/08/2020

Para alcançar uma gestão financeira lucrativa é preciso administrar muitos fatores com atenção. E a verdade é que muitos gestores pensam que basta vender muito para que ele tenha resultados positivos. Mas isso não é verdade.

Para que o grande volume de vendas realmente resulte em uma boa margem de lucratividade, é preciso saber como calcular o custo da mercadoria vendida. 

O Ideal é que isso seja feito no início do restaurante de delivery. Porém, nunca é tarde para organizar seu financeiro e iniciar uma gestão mais eficiente. 

O que é CMV?

O Custo de Mercadorias Vendida (CMV) se trata do cálculo de todas as despesas que envolvem a matéria prima do seu restaurante, e que compõem os ítens que serão vendidos em seu cardápio. Isso impacta diretamente na precificação final de tudo que será vendido em seu negócio. 

Para realizar o cálculo CMV é preciso considerar os seguintes fatores: custos de produção, transporte, armazenamento, embalagens, mão de obra e os produtos que são necessários no estoque.

Ao realizar o cálculo do custo da mercadoria da maneira correta, o gestor  terá muito mais noção, e controle do lucro do restaurante em cada venda realizada. O que significa realizar uma gestão financeira muito mais efetiva, e maior controle dos custos do restaurante. 

Agora que você já sabe do que se trata o CMV, é hora de aprender a realizar o cálculo da maneira correta. 

A importância de calcular o CMV do seu restaurante delivery

Ao realizar o cálculo do CMV o gestor tem mais controle do seu financeiro e uma série de dados importantes para analisar seu negócio. O que significa que gargalos podem ser percebidos facilmente, abrindo espaço para que o gestor melhore processos e aumente suas margens de lucro. 

A primeira coisa a se destacar é que se o custo de mercadoria estiver muito alta, é hora de dar atenção para algumas questões:

– Verifique o preço do mercado e analise se você está comprando mercadorias com o preço elevado de seus fornecedores;

– Confira se há muito desperdício de produtos na cozinha do restaurante;

– Faça vista grossa no estoque para ver se estão ocorrendo desvios de mercadorias.

Por outro lado, se o cálculo CMV do seu restaurante estiver muito baixo, isso pode ser o indicativo de que você está trabalhando com matérias primas de baixa qualidade. E é importante destacar que insumos com qualidade inferior podem impactar na qualidade do prato final vendido pelo seu restaurante.

Além de indicar problemas como esse, o custo  da mercadoria vendida impacta diretamente nos preços de venda praticados pelo restaurante e portanto nos lucros finais. 

Assim também é possível entender qual é o lucro bruto que cada prato está trazendo para o seu restaurante.

Como fazer o cálculo do Custo da Mercadoria Vendida?

Para não errar no cálculo é preciso conhecer algumas informações bem importantes:

Inventário: este é um documento que estabelece a entrada e saída de mercadorias e insumos do estoque do seu restaurante. Nele é importante indicar os produtos que são usados, e os que são comprados, mantendo esta lista sempre atualizada. atualizados.

Despesas: as despesas somam todos os custos variáveis e fixos necessários para manter a estrutura e as atividades do seu restaurante delivery. É importante destacar que se enquadram neste item o pagamento dos salários de sua equipe, da internet, consumo de energia e água e todas as outras despesas pagas pelo caixa de seu restaurante.  

Margem de lucro: depois de somar todas as despesas e custos do seu restaurante é hora de descobrir quanto é necessário para manter o restaurante, e qual a margem de lucro desejada para que seja possível investir no seu negócio. O ideal é que se defina uma margem de lucro ideal para cada ítem do cardápio. 

Cálculo monetário: é o cálculo feito dos valores finais (em reais) dos produtos, impactando diretamente nas finanças.

Cálculo por mercadoria: diz respeito á logística e operações realizadas no restaurante de maneira geral e que ainda impacta de alguma maneira no estoque no caixa do restaurante. .

Como fazer o cálculo do CMV

Para saber como aplicar a fórmula do CMV é preciso conhecer as variáveis que compõem a conta, e elas são as seguintes:

  • Estoque inicial (EI)
  • Compras (C) 
  • Devoluções de compras (DC)
  • Menos devoluções de vendas (DV)
  • Menos estoque final (EF)

A fórmula é a seguinte: 

CMV = EI + C + DC – DV – EF

Para realizar o cálculo da maneira correta, basta analisar seu financeiro e encontrar os valores indicados acima, e aplicar na fórmula do custo da mercadoria vendida. 

Qual o CMV ideal para um restaurante delivery?

Confira uma simulação de valores ideais considerando todos os fatores que envolvem o financeiro do seu restaurante delivery:

  • Gasto com Insumos – 35%
  • Despesas Variáveis – 8%
  • Despesas com Pessoal – 22%
  • Outras Despesas Fixas – 15%
  • Resultado – 20%

Conclusão

Aplique a fórmula do CMV no seu restaurante a garanta que a precificação dos ítens do seu cardápio esteja alinhado com os custos do seu restaurante, com a margem de lucro desejado e com os preços praticados pela concorrência do seu restaurante delivery.

Dessa maneira é possível ter uma gestão financeira equilibrada e saudável que resulte em bons resultados no final de cada mês.
Se quiser saber mais sobre CMV confira um vídeo no canal do nosso youtube que fala sobre esse assunto: Custo da Mercadoria Vendida

Deixe um comentário