O estresse faz parte da vida de todo mundo, principalmente de empreendedores. Contudo, é preciso procurar equilíbrio para que isso não vire uma doença séria que afete o seu físico e o seu psicológico.
Ao abrir um negócio e apostar no mercado inovador de delivery é algo grandioso, mas que merece cuidado. Não só com a gestão da sua empresa, mas também com a saúde do empreendedor e de sua equipe.
Insônia, desânimo, dores de cabeça e nas costas, irritação, problemas intestinais e até mesmo falta de memória, indicam que a pessoa está sofrendo com a síndrome de burnout.
Lidar com esse tipo de problema pode custar o sucesso do seu negócio. E a melhor maneira de evitar que este problema assombre o seu delivery, é entendendo mais sobre Burnout e como evitá-lo.
O que é a síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout faz com que a pessoa viva um estado de fadiga física e mental resultante do trabalho. Como resultado, a pessoa fica menos produtiva, se sente cansada continuamente, menos criativa e acaba tendo suas habilidades afetadas.
Essa disfunção está prevista na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Um registro oficial que busca identificar fenômenos que afetam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Ao perceber os sintomas, é preciso procurar um médico para validar se o indivíduo realmente está diagnosticado com a síndrome de Burnout. Medicamentos e práticas mais saudáveis podem acabar sendo indicadas para evitar que o problema perdure.
O que pode acabar desencadeando o Burnout na equipe do seu delivery?
É muito importante que a gestão do seu delivery procure manter um ambiente saudável para que o problema seja evitado.
De maneira geral, a síndrome pode acabar ocorrendo devido a problemas como:
- Um jornada de trabalho muito longa e cansativa para sua equipe sem intervalos;
- A realização frequente de atividades em situação ou local de risco;
- O acúmulo de funções complicadas para um único cargo;
- A indicação de tarefas que o colaborador não domina sem treinamento prévio;
- A necessidade de fazer horas extras ou levar trabalho para casa para dar conta da quantidade de tarefas;
- Trabalho permanentemente com prazos apertados demais;
- Constante desvalorização por parte da equipe e, em especial, dos líderes;
- Excesso de cobranças, críticas e julgamentos por parte dos superiores sem feedbacks positivos ou focados no crescimento profissional do colaborador;
- Grande número de conflitos (como desentendimentos e agressões físicas ou verbais) que tumultuam e deixam o clima organizacional da sua empresa pesado.
Gestão de pessoas e a utilização de soluções digitais para evitar o Burnout no seu delivery
A primeira coisa a ser feita para que sua empresa seja um lugar saudável, é contar com uma boa gestão de pessoas. Para isso, é possível contratar uma profissional de Recursos Humanos (RH), ou procurar por uma assessoria para que a gestão saiba como realizar esse trabalho.
Outra questão muito importante é encontrar uma solução digital que torne as tarefas do dia a dia mais fáceis para toda a equipe.
Existem muitos sistemas de gestão e aplicativos que podem fazer isso, como o Onpedido!
Com o Onpedido o seu delivery conta com um aplicativo e um site que irão alavancar suas estratégias de marketing digital, além de facilitar a experiência do cliente na hora de realizar pedidos.
Esta solução também facilita na gestão financeira, pois os lançamentos das vendas realizadas são feitos automaticamente.
Os relatórios permitem o controle de diversos fatores como o tempo médio das entregas, número de pedidos realizados, gestão do fluxo de caixa e muito mais!
Conheça todas as ferramentas que você encontra no Onpedido!
Para garantir melhores resultados no seu negócio, confira também o artigo: