Manual de uso: Facebook para delivery


03/02/2021
pessoa mexendo no facebook

O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos. Para o seu delivery, isso significa uma oportunidade incrível de trazer visibilidade para sua empresa e gerar mais vendas no fim do mês. 

A questão é que, para aproveitar todo o potencial dessa rede social, é preciso conhecer de verdade todas as ferramentas que existem dentro do Facebook.

E é para isso que este manual de uso prático da rede social foi criado: para garantir que seu delivery tenha conteúdos relevantes, aproveitando tudo o que o Facebook para negócios tem a oferecer. 

Criação da sua página no Facebook

Este é o primeiro passo: criar a página dentro da rede social e cadastrar seu negócio. Nesta etapa é preciso deixar claro que tipo de empresa é o seu delivery, escolhendo uma das seguintes opções:

Negócio local ou lugar

Empresa, Organização ou Instituição

Marca ou produto

Entretenimento

Artista, banda ou figura pública

Causa ou comunidade

Depois disso se inicia o processo de criação de conteúdo para as ferramentas do Facebook. 

Tamanho das imagens para o Facebook

Para criar seus conteúdo é preciso garantir que tudo esteja de acordo com os tamanhos requisitados pelas redes sociais: 

  • Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

Imagem de capa: 851 x 315 px

Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px

Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px

Imagem de perfil: 180 x 180 px

  • Postagens no Facebook

Post com imagem: 1200 x 1200 px

Post com link e imagem: 1200 x 628 px

Facebook Stories: 1080 x 1920 px

  • Anúncios no Facebook Ads

Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)

Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)

Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

Ferramentas do Facebook

O Facebook oferece duas maneiras de compartilhar conteúdo dentro das redes sociais: o Stories e o Feed. 

As postagens no Feed ficam na chamada linha do tempo dos usuários. Ali, seus seguidores tem espaço para ver posts, podendo comentar, curtir ou reagir. Ou seja, interagir com a sua empresa. 

Uma dica bem importante é: não deixe de responder todos os comentários deixados nos seus posts. Mostrar que você como empresa se preocupa em responder todo mundo, mostra como seu delivery está preocupado em entregar um bom atendimento ao cliente, e isso é bem importante para mostrar profissionalismo!

Enquanto as postagens no Feed permanecem no perfil da sua página, o Stories permanece apenas por 24 horas. 

A usabilidade do Stories é gigantesca. E vale muito a pena postar diariamente nesta ferramenta do Facebook. Então crie postagens, faça vídeos e reposte conteúdos onde você foi marcado pelos seus seguidores. 

O Instagram está conectado ao Facebook, portanto, todos os Stories postados em uma rede social, também podem ser compartilhados na outra. Vale a pena fazer isso, pois aumenta a chance de visualização de conteúdo! 

Facebook Ads

Você com certeza já se deparou com um dos anúncios pagos do Facebook enquanto estava utilizando a rede social. Já pensou em colocar a sua marca em um desses conteúdos? 

A verdade é que investir no Facebook Ads não é difícil, e também não custa caro. Principalmente quando se cria um anúncio com o público ideal, ou seja, que está propenso a gostar da sua marca e se tornar cliente em algum momento. 

O passo a passo para criar um anúncio dentro do Facebook Ads para o seu delivery é o seguinte: 

  1. Escolha o objetivo da sua campanha (pode ser vendas ou acesso no seu site ou app, por exemplo);
  2. Crie o público da sua campanha (inclua dados como como faixa etária, localização, gênero, listas de preferências, etc);
  3. Escolha onde você deseja veicular (Apenas no Facebook, ou no Instagram também);
  4. Defina o orçamento da sua campanha (quanto você deseja investir no conteúdo em questão);
  5. Escolha o formato do seu anúncio (se ele será através de uma foto, um carrossel ou vídeo).

Depois disso, basta enviar o anúncio e acompanhar as métricas e resultados. 

É bem importante analisar como foi a campanha, verificando quantas pessoas interagiram, e percebendo se o público escolhido era o certo. 

Procure sempre aprender com os anúncios feitos, para garantir que seu investimento no futuro seja ainda mais certeiro. 

Crie conteúdo relevante

O fato de que existem milhões de pessoas usando o Facebook é ótimo para empresas. Mas também significa que suas postagens estão concorrendo pela atenção dos usuários da rede social. 

É exatamente por isso que seu delivery deve procurar criar conteúdos relevantes para seu público. O caminho para isso é: conhecer seu público. 

Confira nos relatórios da sua página no perfil quem segue você, e perceba informações como: idade, gênero, localidade deste público e horário em que a maioria costuma estar online. 

Apenas depois de fazer essa análise, comece a criar seus conteúdos e postar nesta rede social! 

Conclusão

O caminho para ser mais digital também é o caminho que leva seu delivery para o sucesso. 

Quer ir ainda mais a fundo nisso e aproveitar todas as vantagens do universo online/ Então crie um site e um aplicativo para o seu delivery.

Saiba como o Onpedido pode te ajudar com isso! 

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