A gestão financeira de um delivery depende de muitas questões para entregar bons resultados: precificação, planejamento e organização, são elementos essenciais. Mas a principal delas, sem sombra de dúvidas, é o controle do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa, trata-se do monitoramento de todas as entradas e saídas do caixa de um negócio. Um processo que deve ser acompanhado diariamente pelos gestores ou pela equipe financeira do seu negócio.
A documentação das receitas e das despesas do seu fluxo de caixa acaba sendo um relatório e perfeito e muito claro para que o gestor consiga analisar diversas situações, como por exemplo:
- O saldo está sendo positivo?
- Onde está sendo aplicado o dinheiro?
- Quanto está sobrando para melhorias ou reformas necessárias no seu delivery no futuro?
- Onde podem ser feitos cortes de custos?
Quer melhorar sua gestão financeira e garantir controle total das suas contas para ver uma margem de lucro maior no seu delivery? Então confira o passo a passo a seguir:
Passo a passo para o controle do seu fluxo de caixa
O processo de controle do fluxo de caixa merece atenção do gestor ou da equipe responsável pelo financeiro. Esta é a única maneira de garantir a eficiência total no monitoramento. Para isso, é preciso realizar o seguinte passo a passo:
- Verifique o saldo da sua empresa
- Identifique e categorize todas as despesas e as receitas
- Registre as entradas no seu fluxo de caixa instantaneamente
- Dê baixa nas suas despesas assim que elas forem pagas
- Conte com um sistema para facilitar a gestão do fluxo de caixa
Entenda como aplicar cada passo na prática:
1- Verifique o saldo da sua empresa
As contas estão bagunçadas e você não sabe qual é este valor? Então é hora de reunir todas as contas fixas e variáveis do seu delivery, calculando qual o seu saldo positivo.
Depois disso, especifique um horário para fazer todos os lançamentos no fluxo de caixa, e um período de tempo para analisar tudo e verificar seu saldo. Pode ser semanalmente ou mensalmente. Depende apenas do tamanho do seu delivery e do volume de lançamentos realizados.
2- Identifique e categorize todas as despesas e as receitas
Reúna todas as despesas do seu negócio e as categorize em custos fixos e variáveis.
Os custos fixos são aqueles que não têm grandes variações de valor, como aluguel, e os salários da sua equipe. Já os custos variáveis alteram de acordo com a produção do seu negócio. Se trata da compra de insumos e outros equipamentos para o delivery.
As receitas também precisam ser identificadas e divididas por tipo de pagamento, por exemplo: em dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito.
Lembre-se de realizar todos os lançamentos em suas devidas categorias, tomando cuidado com os pagamentos parcelados.
3- Registre as entradas no seu fluxo de caixa instantaneamente
Sempre que uma venda for realizada, faça o lançamento no mesmo instante do seu fluxo de caixa. Não deixe para depois, pois você pode acabar esquecendo e o fechamento das contas apresentará problemas no final do mês.
Tome cuidado para que o lançamento seja feito na categoria correta. Se a opção do cliente for o parcelamento, especifique o valor de cada parcela no mês em que ele será recebido!
4- Dê baixa nas suas despesas assim que elas forem pagas
No exato momento em que uma conta de luz, água ou qualquer outra despesa for paga, dê a baixa no seu fluxo de caixa. A razão é a mesma pela qual os lançamentos das despesas devem ser feitos instantaneamente: para evitar que você se esqueça de fazer isso!
5- Conte com um sistema para facilitar a gestão do fluxo de caixa
Com o grande volume de pedidos, pode ficar complicado para a sua equipe, ou para você, gestor, realizar todos os lançamentos instantaneamente. Além do mais, fazer os lançamentos manualmente também pode abrir espaço para que erros aconteçam.
Esta imprecisão impede que o controle do fluxo de caixa seja eficiente, e que o gestor tenha uma fonte de dados segura para uma boa gestão financeira e uma boa tomada de decisão.
Usando o Onpedido todos os lançamentos das suas receitas são realizados automaticamente no seu fluxo de caixa. Na prática, funciona da seguinte maneira: Toda vez que o seu cliente realiza um pedido e o pagamento online pelo aplicativo, ou especifica que o pagamento será feito em dinheiro, instantaneamente é feito o lançamento do valor.
Isso entrega para o gestor a garantia de que toda a informação ali estará correta. O Onpedido também entrega relatórios completos para análise financeira, número de pedidos realizados, tempo médio de entrega e muito mais.
Quer ver todos estes benefícios na prática no seu delivery? Então confira todas as funcionalidades do Onpedido!