Acompanhar o mercado em que você está inserido é essencial para garantir que seu negócio siga sendo rentável, captando clientes e tendo um bom número de vendas.
Analisando o movimento no comportamento das pessoas, percebe-se uma tendência a escolha por opções mais saudáveis para sua alimentação. O público preocupado com a própria saúde é grande e segue em constante crescimento.
Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, o setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. Isso significa que investir em opções sem glúten, vegetarianas e até mesmo veganas, é uma ótima opção para acrescentar no seu cardápio.
Pessoas com interesse no mundo fitness, low carb, saúde e bem-estar são o público-alvo para estas opções. Vale destacar que o setor de alimentação saudável não para de crescer no país, No Brasil, este universo movimenta U$ 35 bilhões por ano e é o 4º país que mais consome alimentos saudáveis no mundo.
Estes dados são a prova de que vale a pena investir neste público, e que isso irá ajudar a aumentar sua cartela de clientes.
Mas afinal de contas, como iniciar este processo de mudança no seu cardápio? Continue sua leitura e entenda:
Passo 1: estude o mercado e as opções disponíveis em sua cidade e região
A primeira coisa a se fazer é estudar quais estabelecimentos oferecem opções fitness no cardápio. A ideia com esta análise, é entender como você pode inovar e garantir uma protagonismo nesse mercado.
Também vale a pena pesquisar estabelecimentos que possam servir de inspiração para você. O Google e a ferramenta de buscas do Instagram serão seus maiores aliados neste processo.
Passo 2: procure profissionais que possam ajudar você neste processo
Depois de estudar o mercado e entender melhor quais são suas opções, é hora de procurar Chefs profissionais que possam ajudar você a adaptar seu cardápio.
Contudo, antes de sair em busca do mercado externo, converse com sua equipe! Pode ser que alguém já tenha interesse neste universo, ou que esteja disposta a estudar e ajudar você neste processo.
Um dos grandes pontos positivos em procurar por esse profissional dentro da sua equipe, ou dar a possibilidade de crescimento, é que isso causa uma fidelização por parte da sua equipe, diminuindo a rotatividade de contratações. Algo muito importante, não é mesmo?
Lembre-se também que não é preciso mudar completamente seu cardápio e a maneira com a qual você trabalha para fazer isso acontecer. Vamos a algumas opções na prática:
- Uma pizzaria pode desenvolver uma massa low carb, ou até mesmo desenvolver sabores sem carne.
- Uma hamburgueria pode desenvolver um hambúrguer menos calórico, ou até mesmo desenvolver saladas.
- Um restaurante delivery de pratos prontos, pode ter facilmente, adaptações no seu cardápio, adicionando arroz integral, com legumes e até mesmo opções sem carne.
Passo 3: explore o poder das redes sociais para falar sobre essa novidade
É muito importante garantir que o seu público alvo saiba que seu cardápio possui opções saudáveis. Por isso mesmo, utilize as redes sociais e as ferramentas de campanha para o marketing do seu restaurante.
Confira algumas dicas básicas:
- Utilize as hashtags do Instagram para garantir maior visibilidade das suas postagens, e do seu perfil.
- Publique com frequência no feed ( ao menos 3 vezes na semana), e procure fazer conteúdos que sejam replicáveis, do tipo que seu público reposte.
- Aproveite a ferramenta dos stories e tudo o que ele oferece para aumentar a visibilidade deste conteúdo.
- Faça posts sobre as opções do seu cardápio, mas não foque apenas nos produtos. Explore as vantagens de escolher opções saudáveis para aumentar a fidelização de quem já é seu cliente.
Para ajudar você neste processo, separamos dois artigos que vão ser muito úteis para você, aproveite:
Glossário de Marketing para Restaurantes
Como o Onpedido ajuda na gestão de marketing digital do seu delivery?