Saiba como utilizar marketing de conteúdo nas redes sociais do seu delivery

Nessa nova era digital que a sociedade está inserida, quando alguém está com fome e está em meio a correria, é possível recorrer às opções de delivery. Da mesma forma, existem empresas de entrega em todo o mundo que estão aproveitando o marketing de conteúdo e o poder das redes sociais para alcançar esse público. 

O melhor é que as empresas finalmente estão entrando em uma mesma sintonia que os consumidores, se conectando com os prospects e clientes fiéis por meio das mais diversas plataformas, em contatos mais facilitados e com possibilidade de diálogo.

No entanto, para isso acontecer de forma devida, precisam criar conteúdo autêntico e ter presença nas redes sociais.

O próximo passo é determinar como compartilhar todo o material produzido, e isso nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo com uma diversidade de plataformas voltadas para as redes sociais. 

Mesmo os profissionais de marketing são encarregados de tomar decisões todos os dias sobre como formatar postagens, e há muitas opções a seguir, devendo se adequar ao modelo de negócios e ao público-alvo ideal.

Dessa forma, é preciso saber quais as plataformas mais adequadas para empregar o marketing de conteúdo nas redes sociais do seu delivery.

Além da plataforma, é preciso considerar que a presença nas redes sociais de cada empresa é única. 

Afinal, assim como o público de uma manutenção de máquinas industriais apresenta necessidades e interesses diferentes do público de um delivery, a forma de se comunicar com essas pessoas e de despertar seu desejo de compra também diferem. 

Ou seja, enquanto no caso da manutenção é possível trazer vídeos demonstrando o processo de ajuste, o delivery pode investir em imagens, dicas de receita, abordar as vantagens desse serviço ou mesmo em vídeos dos espaços do restaurante, por exemplo.

Portanto, de forma natural, você precisará adaptar sua entrega de conteúdo de uma maneira exclusiva, se atentando às técnicas e estratégias do marketing digital para alcançar seu público de forma mais efetiva.

Oportunidades presentes nas redes sociais

Atualmente, as diversas plataformas de rede social disponibilizam uma opção para patrocínio de conteúdos, de modo a potencializar o alcance dos materiais.

Isso possibilita que as redes sejam ainda mais exploradas por pequenos empreendimentos e grandes corporações, trazendo mais oportunidades para ambas.

Já se foram os dias que as redes sociais eram 100% gratuitas. No entanto, ainda existem algumas opções mais acessíveis de investimento, tendo em vista todo o controle e a flexibilidade que as campanhas online proporcionam, permitindo adequação do orçamento.

Assim, independentemente do empreendedor atuar como uma grande empresa de reformas residenciais, uma lanchonete pequena, um restaurante luxuoso, ou mesmo como empreendedor industrial, é possível criar uma estratégia de marketing que alcance potenciais clientes qualificados.

Com isso, seguindo o cenário do delivery, se o cliente estiver procurando um lanche saboroso e de fácil acesso, ou um jantar personalizado e completo para entrega, ele poderá encontrar sua marca e fazer o pedido.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é o processo de criação de conteúdo valioso e relevante, que tem como objetivo atrair, adquirir e engajar o público ao qual sua empresa se identifica. 

Usuários da internet em geral, e clientes em particular, recebem mais mensagens de marketing do que nunca.

Isso cria um ambiente de escassez de atenção, desafiando os profissionais de marketing com a tarefa de produzir conteúdo envolvente que não se perca na barra de rolamento. 

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada coloca os negócios, seja para escritórios de arquitetura ou serviços de delivery, na posição de líder do seu segmento de atuação, destacando-o dos concorrentes.

Consequentemente, consegue-se construir a preferência pela marca à medida que você informa e educa seu público-alvo. 

Ou seja, fornecer conteúdo útil e divertido pode formar um forte vínculo entre sua marca e os clientes, promovendo o crescimento contínuo e o fortalecimento de seu negócio empresarial ao longo do tempo. 

Por que realizar marketing de conteúdo nas redes sociais?

Estar presente nas redes sociais está entre os métodos mais eficazes de construir reconhecimento de marca, aproximando os usuários de forma mais humanizada e dinâmica.

Além desse benefício, há alguns outros que valem a pena destacar: 

  1. Economia de tempo

Você pode pensar que desenvolver uma estratégia inteira pode demandar muito tempo e orçamento, e que postar o que quiser, quando achar mais prudente, é o suficiente.

No entanto, essa é uma abordagem que traz diversos riscos para uma ação efetiva de marketing. Isso porque é importante ser estratégico, considerar as necessidades do público e as metas da empresa. 

Assim, ao desenvolver uma estratégia de mais longo prazo, é possível considerar pontos de virada, campanhas mais extensas (como com storytelling), educar o mercado e desenvolver materiais mais segmentados para atender diferentes nichos do público.

Isso sem mencionar a economia de tempo, visto que os temas já estarão definidos e, por vezes, já prontos para só realizar a publicação, sendo programados com antecedência.

Em contrapartida, ao criar os conteúdos de forma sazonal/esporádica, além de não criar engajamento e rotina junto ao público, essa é uma estratégia que acaba custando tempo ao precisar decidir o que vai postar e qual a melhor forma de abordagem a cada vez que se propor a fazer isso.

Isso pode ocasionar a perda de oportunidades e prejudicar a metodologia e estratégia criada, reduzindo o alcance.. 

Ou seja, pode-se dizer que no tempo em que se gasta pensando no que postar no último minuto, é possível desenvolver uma estratégia documentada a longo prazo e que realmente aproxime a empresa dos objetivos.

Assim, seja realizando a entrega de produtos alimentícios e divulgando esse serviço de delivery, ou mesmo implementando uma nova modalidade de entrega de produtos e serviços, como delivery de eletrônicos após a manutenção em notebook ou de livros, ter planejamento trará resultados mais efetivos na divulgação desses materiais (alcançando o público de maneira acertada), trazendo mais rapidez na elaboração das estratégias.

Consequentemente, é possível direcionar mais foco na otimização de campanhas, atendimento do público, efetivação das vendas e demais atividades fundamentais para o desenvolvimento da marca.

  1. Ele apoia os objetivos de negócios

O conteúdo não deve ser todo o seu plano ou estratégia de marketing de rede social, e sim, deve apoiá-lo.

Afinal, essas plataformas têm como finalidade ser social, promovendo a interação e aproximação com o público, humanizando a marca e criando uma ponte para alcançar os clientes e os objetivos do negócio.

Por isso, uma parte fundamental de qualquer estratégia de conteúdo de rede social é uma sólida compreensão do seu cliente-alvo. 

Saber quem são, quais plataformas usam e o que os faz funcionar é o segredo para transformar as redes sociais em uma máquina de geração de receita.

Afinal, essa proximidade possibilita identificar as características principais desse público e seus interesses, otimizando mais rapidamente as campanhas para o delivery, assim como ocorre em outros setores, como para quem vende alarmes de incêndio para a construção civil ou serviços de estética para pacientes diversos, adequando às especificidades das áreas.

Ou seja, é possível segmentar com muito mais assertividade o público e as campanhas criadas.

Lembre-se que, embora você possa criar um público grande, mas que pode não interagir ou comprar, é muito mais efetivo ter uma estratégia com foco em seu cliente final, impulsionando o ROI (Return Over Investiment) do seu negócio de delivery.

  1. Ajuda a medir os resultados

Os relatórios voltados para as redes sociais são um grande ponto de dor para muitos profissionais de marketing. Mas a verdade é: não há como saber se você está avançando em seus objetivos sem acompanhar regularmente. 

Com uma estratégia de marketing de conteúdo para as redes sociais, você definirá suas métricas mais importantes, ou seja, aquelas que indicam se sua estratégia está valendo a pena.

Isso pode ser observado seguindo métricas de:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas;
  • Número de seguidores.

Mais ainda, é possível, e muito importante, aliar essas métricas para ter dados mais precisos. 

Inclusive, esses resultados também oferecem aos profissionais de marketing de e-commerce, como uma empresa de delivery, uma maneira de provar quais formatos e tópicos são mais bem-sucedidos, dando mais enfoque nesses materiais.

Defina metas para sua nova estratégia

Sem um planejamento definido, você não tem como descobrir se sua estratégia de marketing de conteúdo para rede social está funcionando. No entanto, para medir a eficácia, é preciso definir metas específicas. 

Como em qualquer desenvolvimento de projetos, de prevenção e combate a incêndio para o espaço físico da loja até a expansão da marca em modelo de franquia, a criação de campanhas de marketing para a rede social do delivery também precisa ter métricas bem alinhadas com seus objetivos de negócios. 

Essa é a melhor maneira de criar uma estratégia que realmente gere receita. Mas, afinal, como são esses KPIs (Key Performance Indicator) de rede social? 

Basicamente, eles podem construir o reconhecimento da marca e contribuem para a avaliação dos resultados das campanhas, identificando se estão sendo realmente efetivos para cada meta especificada e necessária para alcançar o objetivo final.

Com isso, esteja você estabelecendo uma voz de marca ou aumentando a conscientização sobre causas que você apoia, o indicador pode mensurar o impacto das ações e, conforme a rede social que você utiliza, é um excelente veículo. 

Também é possível aumentar o público, de acordo com o sucesso da rede social, o que geralmente é determinado pela taxa de crescimento (de clientes ativos, leads ou seguidores, conforme a necessidade estabelecida).

Em geral, quanto mais pessoas se juntarem ao seu público, mais oportunidades você tem para gerar leads, os potenciais clientes. 

O aumento do engajamento da comunidade também é uma possibilidade. Embora o tamanho do seu público possa ser uma métrica importante para influenciadores, o que importa ainda mais é a porcentagem de pessoas que visualizam o conteúdo e gostam, comentam e compartilham, e convertem posteriormente.

Direcionar o tráfego para o site é essencial, levando em consideração que os seguidores estão engajados e querem saber mais sobre a empresa, a marca, os produtos e serviços. 

Os canais de rede social devem servir como um lugar para direcionar as pessoas certas para o site da sua loja virtual de delivery, ou mesmo divulgar essa possibilidade para os clientes que já frequentam o espaço físico.

Tudo isso resulta na geração de leads e vendas, inclusive, quando bem feitas, podem converter os clientes do delivery para a visita à loja – quando existe essa possibilidade.

Por isso, caso haja um estabelecimento físico, é importante manter a estrutura adequada para receber os clientes, tendo instalações elétricas prediais de qualidade para agregar segurança e disponibilizando um espaço confortável, bem decorado e com mesas bem dispostas (no caso de restaurantes). 

Para que isso ocorra, contudo, a estratégia de conteúdo nas redes sociais precisa ser bem-sucedida. 

Conclusão

As redes sociais se tornaram um mecanismo de busca focado na marca, com diversos usuários pesquisando sobre assuntos, negócios, produtos e serviços a partir da plataforma.

Além disso, consumidores são mais propensos a comprar de marcas ativas nas redes sociais, com as quais conseguem criar laços e se comunicar, tanto que essas plataformas facilitam a compra apenas clicando nas postagens, como ocorre no Facebook e no Instagram.

Ainda assim, vale algumas dicas finais para criar conteúdo de qualidade para as redes sociais:

  • Converse e interaja com seu público;
  • Crie conteúdo envolvente;
  • Inclua conteúdo gerado pelos usuários;
  • Não seja excessivamente promocional;
  • Responda às perguntas do consumidor;
  • Compartilhe diferentes tipos de mídia de marketing de conteúdo.

Assim que decidir quais os melhores tipos de marketing de conteúdo que deseja incluir em seu planejamento de delivery de blocos intertravados, por exemplo, ou mesmo no setor alimentício, em que o delivery é mais implementado, você pode distribuir todo material utilizando várias plataformas disponíveis. 

Lembre-se, afinal, que você não precisa se ater a um tipo de conteúdo que a internet considera eficaz, ou que os concorrentes estão usando, mas sim identificar a rede social e os formatos que melhor performam para seu público.

Por fim, volte ao seu mercado consumidor, veja onde eles estão no funil de vendas e crie diferentes tipos de marketing de conteúdo para cobrir todos os segmentos de seu público.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.