Principais tendências do mercado de alimentação para o seu restaurante delivery


24/02/2022

Nunca é tarde para revolucionar o seu restaurante, adicionar novidades no seu modo de trabalhar e até mesmo mudar um pouco do seu cardápio. 

Contudo, é preciso pensar muito bem antes de fazer estas mudanças. Uma das melhores maneiras de fazer isso, é aplicando tendências de mercado que já estão dando certo em outros estabelecimentos. 

A partir de agora, você vai conferir quais são as principais tendências do mercado de alimentação, e que podem ser aplicadas no seu restaurante delivery! Boa leitura. 

1 → Alimentação saudável

Já falamos bastante sobre este assunto por aqui, afinal, o mercado de comidas saudáveis é altamente lucrativo, e está em crescimento constantemente no brasil! 

Não é necessário alterar completamente seu restaurante para se adequar, mas vale a pena incluir algumas opções mais saudáveis no seu cardápio. 

2 → Kits alimentares congelados

O número de pessoas que trabalham de casa aumentou significativamente ao longo da pandemia. Portanto, as pessoas começaram a procurar por opções que tornassem sua alimentação facilitada. 

Os kits de comida congelada acabaram por se tornar uma ótima opção. Pratos prontos que podem ser aquecidos facilmente no microondas, ou até mesmo no forno. 

Você pode oferecer kits alimentares para uma semana, quinze dias e até mesmo um mês inteiro. É uma opção que funciona muito bem, mas lembre-se de ter um cardápio com opções saudáveis e até mesmo vegetarianas! 

Saiba mais sobre o mercado de pratos prontos no artigo: 

3 → Adicionar carnes alternativas no seu cardápio

Segundo uma pesquisa realizada pela ADM, 56% dos consumidores que são vegetarianos estão à procura de carnes alternativas, ou seja, a base de vegetais, para consumir. 

E vale destacar que não é apenas a procura por hambúrgueres vegetais que aumentou: alternativas para alimentos como peixe, queijo e lanches proteicos prontos estão na lista deste público.

Pesquise sobre o assunto ou procure por profissionais da área que possam ajudar você a aplicar estas opções no cardápio do seu restaurante delivery. 

Saiba mais sobre este universo no artigo:

4 → Kombucha

Este é um produto que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente com o público que busca um estilo de vida mais saudável. 

Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado que passa por um processo de fermentação por leveduras e bactérias benéficas à saúde. Ela acaba fortalecendo o sistema imunológico, melhora o funcionamento intestinal, combate a gastrite, equilibra o pH do sangue, reduz o estresse e muito mais.

Existem diversos produtores de Kombucha no mercado, e vale a pena incluir esta opção no seu cardápio de bebidas! 

5 → Comfort Foods

Comidas que passam a sensação de conforto são um delicioso recurso para quando nos sentimos pra baixo, não é mesmo. Em um tempo cheio de ansiedade e incertezas, causado pela pandemia, não é de se admirar que o seu consumo tenha se destacado e muito, desde o início do isolamento em 2020.

Os lanches ficaram em primeiro lugar no ranking de alimentos mais pedidos por aplicativo, seguidos por hambúrguer, X e pizza. Esses alimentos são simples, mas resgatam hábitos familiares, e por isso mesmo têm um significado ainda maior quando nos vemos em situações tão adversas como uma pandemia. 

Produtos de padaria, confeitaria e comida italiana também entraram no páreo, conquistando a 5ª e a 12ª posição, respectivamente, nas comidas mais pedidas em restaurantes delivery.

6 → Sobremesas sem açúcar

Citamos neste texto que as opções mais saudáveis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. E isso também reflete nas sobremesas! 

A redução do consumo de açúcar é uma realidade, e está entre as prioridades de quem busca um estilo de vida mais saudável. A indústria já tem buscado alternativas cada vez mais elaboradas para acompanhar essas mudanças de comportamento, a fim de garantir a melhor qualidade e fidelizar esse público.

Sobremesas sem açúcar não se restringem mais a quem convive com doença,  como é o caso da diabetes. A dica é apostar nas sobremesas sem açúcar para garantir cada vez mais vendas!