Organize sua empresa com a metodologia 5S


18/01/2022

A metodologia 5S é uma ótima estratégia para colocar em prática e garantir organização nos seus processos. Ela é baseada em alguns pilares muito importantes da cultura do Japão e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, reduzir o desperdício de material e energia da equipe, e garantir o aumento da produtividade.

Gestores de empresas podem aplicar esta metodologia de várias maneiras, sempre com o foco nas vantagens que estas ações podem trazer. 

Quer melhorar os resultados da sua empresa e ter mais organização nos seus processos? Então conheça mais sobre a metodologia agora mesmo! Continue sua leitura: 

O que cada S significa?

O termo 5S é uma representação das 5 palavras que expressam os princípios desses sensos. Elas são:

  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seiso: senso de limpeza;
  • Seiketsu: senso de normalização;
  • Shitsuke: senso de disciplina.

Como aplicar cada um dos princípios do 5S em sua empresa 

Seiri (senso de utilização)

O primeiro S da metodologia se refere ao uso de todos os recursos da sua empresa de maneira consciente e garantindo eficiência. Implantando no seu dia a dia, todas as ações realizadas pela sua equipe poderão entregar o melhor desempenho.

Para iniciar a implantação, é necessário fazer um levantamento de todos os materiais, arquivos e ferramentas usadas no seu estabelecimento. Depois disso, verifique tudo o que pode ser descartado para otimizar espaço e processos. 

Seiton (senso de organização)

O próximo passo é organizar tudo o que restou após a primeira etapa. 

Vale a pena consultar sua equipe nesta etapa, garantindo que tudo ficará no melhor lugar para o processo realizado. E lembre-se de garantir que todos respeitem esta organização, para que ela se mantenha na sua empresa. 

Seiso (senso de limpeza)

No terceiro dos 5S nas empresas, o foco é trabalhar em um aspecto muito importante: a limpeza. É importante que este conceito não faça parte apenas dos responsáveis pela limpeza. Toda a equipe deve ver o quanto isso é importante. 

Portanto, cada um de seus colaboradores deverá ser responsável por cuidar da limpeza e manutenção não apenas do seu espaço de trabalho, como das áreas em comum. 

Estenda este conceito para a imagem da sua equipe, pois eles estarão representando seu negócio.

Seiketsu (senso de normalização)

As três primeiras etapas da metodologia 5S têm o mesmo objetivo: preparar o ambiente e os colaboradores para uma mudança na rotina organizacional. 

O quarto S do processo busca tornar estes novos padrões, parte da cultura da empresa, estando inseridos nas políticas e na rotina de toda sua empresa.

Para isso é preciso mostrar para toda a equipe as mudanças realizadas. Uma boa maneira de fazer isso é apresentando os valores da empresa, os novos processos e tudo mais, de maneira detalhada. Lembre-se de estipular um tempo para que todos se adequem às novidades. 

Shitsuke (senso de disciplina)

O último S da metodologia 5S é direcionado no senso de disciplina para fazer com que os novos padrões sejam um hábito na rotina organizacional. Assim, este é o momento de desfrutar as mudanças trazidas pela iniciativa.

Além de apresentar todas as novidades, é importante manter os feedbacks para a equipe, e individualmente, sobre a adequação às novas diretrizes da sua empresa. 

Vale destacar que a troca deve existir de ambos os lados para que o gestor veja o lado do funcionário, mas também cobre resultados para alcançar as vantagens esperadas. 

E isso nos leva ao próximo tópico: 

Vantagens da utilização da metodologia 5s nas empresas

Aplicando a metodologia 5S na sua empresa, você verá uma série de benefícios aparecendo a curto, médio e longo prazo. Os principais são: 

  • Melhora da qualidade de vida no trabalho para sua equipe;
  • Aumento da qualidade no desempenho de tarefas;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora dos resultados da sua empresa;
  • Facilidade para detecção de erros visíveis;
  • Ambiente de trabalho mais saudável;
  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Base sólida para implementação de outras metodologias.