Manual de uso: Instagram para delivery


12/02/2021
pessoa mexendo no instagram

O Instagram é uma rede social online para compartilhamento de fotos e vídeos. Atualmente, mais de 4,2 bilhões de posts são curtidos no Instagram todos os dias. Isso significa que estando presente lá, sua empresa terá uma oportunidade de gerar engajamento! 

A rede social foi lançada em 2010 e foi comprada pelo Facebook em 2012. Por isso mesmo, podem ser feitos anúncios para ambas através do Facebook Ads.

O potencial do Instagram representa uma grande oportunidade para sua empresa alcançar mais clientes e como resultado ter mais vendas e aumentar a lucratividade no seu delivery. 

Para ajudar seu negócio com isso, saiba como usar o Instagram e suas ferramentas para o seu delivery ter melhores resultados. 

Tamanhos das imagens para postagem no Instagram

Para não errar a primeira coisa a ser feita é saber qual o tamanho imagens e vídeos para realizar as postagens no Instagram: 

  • Imagem da linha do tempo

Tamanho mínimo : 600 x 600 para fotos quadradas

Tamanho recomendado: 1080 x 1080 para fotos quadradas

Tamanho para fotos retangulares: máximo de 1920 pixels de altura

Atualmente, o Instagram aceita imagens tanto quadradas (1:1) quanto retangulares, verticais ou horizontais.

  • Vídeos da linha do tempo

Os vídeos na linha do tempo podem ter os mesmos formatos que as imagens na linha do tempo. Contudo, devem ter uma duração máxima de 1 minuto.

  • Instagram Stories

Tamanho recomendado: 1080 x 1920

Um post para o Instagram Stories precisa estar na proporção 9:16. Os vídeos podem ter no máximo 15 segundos, e as fotos são exibidas por 5 segundos.

Ferramentas do Instagram

O Instagram é uma rede social que não para de ser atualizada. E é por causa destas novidades que ela continua sendo explorada por milhares de usuários. 

Mas para que seja possível tirar proveito desta rede social por completo, é importante conhecer todas as ferramentas do Instagram. Confira: 

  • Feed

São os vídeos e fotos postados na linha do tempo. Elas irão permanecer no seu perfil por tempo indeterminado, a menos que o usuário delete.  

  • Stories

Estas são as postagens que ficam por apenas 24 horas no seu perfil. Ali é possível postar vídeos, fotos e até mesmo boomerangs com textos e figurinhas. 

Dependendo do seu público, vale a pena investir em uma comunicação mais jovem e explorar estas possibilidades. 

  • Destaques 

Nos destaques é possível fixar os stories que forem publicados. Os conteúdos ficam salvos logo abaixo das informações da sua biografia. 

É importante que você mantenha nos destaques apenas informações que seguem sendo verdade sobre seu delivery, como: sua localização, horários de atendimento, opções de produtos e serviços e até mesmo o feedback de seus clientes. 

  • Hashtags

Esta é uma ferramenta poderosa dentro da rede social. Com ela é possível pesquisar por postagens. Isso é bom por duas razões: 

  1. Seu cliente pode encontrar sua empresa
  2. Sua empresa pode encontrar concorrentes e inspirações para posts e outros conteúdos mais. 

É importante que suas postagens no feed tenham sempre uma média de 6 hashtags. 

  • Localização 

Esta é outra ferramenta bem poderosa do Instagram. É importante que seu estabelecimento tenha a localização registrada na rede social, para que seus clientes possam marcar seu negócio em suas postagens. 

Isso fará com que os seguidores de seus clientes possam encontrar deu delivery, resultando em visibilidade para o seu negócio!  

  • IGTV

O IGTV permite que sejam postados vídeos mais longos na rede. É possível usar este espaço para tirar dúvidas comuns dos seus clientes ou outros conteúdos que tenham mais de 60 segundos. 

  • Live

Fazer lives é algo que tem dado muito certo. E esta possibilidade ganhou ainda mais espaço na rede social com a Pandemia. 

Mas é importante que estas lives sejam muito bem planejadas. Por isso crie roteiros sobre o que será falado, e lembre-se de interagir com quem está assistindo, tirando dúvidas e respondendo comentários. 

  • Reels 

Esta ferramenta do Instagram permite que sejam criados vídeos curtos e divertidos. Outra maneira de compartilhar vídeos e engajar dentro da rede social. 

  • Marcações 

Por fim, existem as marcações. Elas são ótimas para gerar engajamento com seus clientes. Por isso mesmo, se você for postar algum conteúdo com um parceiro ou cliente, lembre-se de marcar o perfil desta pessoa. Isso permite que seu conteúdo seja replicado, aumentando a visibilidade do seu negócio. 

Dicas rápidas para ter conteúdo que gera engajamento no Instagram do seu delivery 

Conhecer seu público é essencial para que os conteúdos postados na rede social realmente resultem em engajamento com seu público. 

Lembre-se de compartilhar com seus seguidores novidades sobre seus produtos e serviços, e mantenha sempre uma linguagem bem clara. 

Preste atenção nas dúvidas dos seus clientes e procure falar sobre isso nas postagens. Afinal, esta pode ser a dúvida de outras pessoas. Este tipo de conteúdo ajuda sua empresa a criar autoridade. 

Responda todas as mensagens e comentários deixados em seu perfil. Esta atenção dada aos seu público é simplesmente essencial para criar um relacionamento favorável. 

E por fim, lembre-se de manter a frequência dos posts. O ideal é que sejam feitas ao menos duas postagens no feed na semana e diariamente nos stories!  

Aproveitar o Instagram é essencial para ter bons resultados. Quer saber mais sobre isso e garantir seu sucesso? Então confira o artigo:

6 dicas para uma gestão de sucesso do seu delivery!