Tendências dos consumidores brasileiros em delivery para 2023


04/01/2023

Imaginar como será o ano que apenas começou não é uma tarefa fácil. Contudo, a evolução da tecnologia e o fácil acesso aos dados, aponta muitas tendências de consumidores, que podem ser usadas para guiar suas decisões em 2023. 

 

A pandemia de Covid 19 acelerou muito o mercado de delivery, além de todas as adequações necessárias decretadas pelo ministério da saúde. 

 

Avaliando tudo o que aconteceu nos últimos anos, e especialmente em 2022, ficam claras muitas tendências de consumo no mercado de delivery, além de comportamentos dos consumidores de delivery, que estão tendo grande aumento, e terão destaque em 2023. 

 

Quer entender mais sobre isso? Então continue sua leitura e confira as tendências para este mercado que segue crescendo. 

 

1. Aumento do número de consumidores adeptos ao “snacking behavior”

Em tradução, o “Snacking behavior” se trata do consumo de lanches. Inicialmente, havia uma grande demanda de compras de refeições para almoçar e jantar, contudo, o que vemos agora é um número expressivo de pedidos em deliverys para a manhã e à tarde. Os números apontam principalmente: 

 

  • Bebidas;
  • Biscoitos;
  • Salgados;
  • Sanduíches;
  • Açaí;
  • Sorvetes.

 

Padarias e cafeterias ingressaram nos grandes deliverys, e ganharam a atenção dos consumidores. Além disso, outros estabelecimentos que antes só tinham atendimento à noite, começaram a atender durante a tarde para vender lanches. 

 

2. Deliverys que também tem a opção de “Levar para a viagem”

As gigantes do fast food já trabalham com este modelo de serviço há muito tempo. A opção de “levar para a viagem”, não demanda de muitas adaptações nos fluxos de trabalho de um delivery, além de serem uma ótima opção para seus consumidores que moram perto do seu estabelecimento, ou estão de passagem pelo seu bairro. 

 

Ofertar esta opção é uma maneira de se adaptar ao comportamento dos consumidores, e ao mercado de alimentação. 

 

3. Aumento do número de estabelecimentos de delivery 

Nos primórdios, os restaurantes eram estabelecimentos familiares, e isso se manteve uma verdade por muitos anos no mercado. 

 

Com o crescimento da demanda nos restaurantes de delivery, muitas pessoas resolveram empreender neste mercado. Isso resultou em um grande salto no número de estabelecimentos deste tipo, não apenas em capitais, como nas pequenas cidades do país. 

 

4. Continuidade e aumento da adesão de produtos plant-based e mais saudáveis pelo consumidor

Nem vegano nem carnívoro, os flexitarianos estão se consolidando no exterior, e cada vez mais no território brasileiro. Se tratam de pessoas que buscam um equilíbrio entre refeições que incluem apenas leguminosas, e que não param de comer carne, para se tornar vegano ou vegetariano. 

 

Por isso mesmo, as opções mais saudáveis, ou plant based, devem ser incluídas no seu cardápio. 

 

Já falamos sobre este assunto aqui no blog da Onpedido. Então se você quer saber mais, pode conferir o artigo: