SEO: como usar essa ferramenta para medir seus resultados

A otimização do motor de busca, ou SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing que se concentra em melhorar a classificação dos resultados de pesquisa de um determinado site. 

Muitas empresas esperam que os esforços de SEO comecem a funcionar imediatamente, logo depois de implementados em uma estratégia de marketing. 

A verdade é que o SEO demora um pouco para revelar os benefícios e causar um aumento no tráfego orgânico do site. Mas quanto tempo exatamente leva para mostrar resultados de SEO?

Devido às muitas táticas diferentes de SEO, a resposta a essa pergunta pode variar. É seguro dizer que, de um modo geral, um site sobre contabilidade gerencial e financeira, por exemplo, começará a ver um aumento no tráfego orgânico após 3 a 6 meses. 

A quantidade de tempo que leva para ver os resultados quanto às iniciativas de SEO depende de quais táticas estão sendo empregadas e do tipo de site que possuem. 

Se você tiver o site perfeito para as várias táticas de SEO, poderá ver ótimos resultados em menos de um mês. Se for o oposto, e você tem um site que precisa lidar com alguns dos fatores determinantes, poderá levar até 6 meses, ou mais, para ver um aumento no tráfego orgânico. 

Caso sua empresa esteja em um mercado extremamente competitivo ou tenha um orçamento limitado, pode demorar muito mais do que 6 meses.

Pode ser uma boa ideia experimentar o SEO por um mês e ver que tipo de resultados o site de um  escritório contábil São Paulo obtém.

Este será um bom indicador de quanto tempo levará para o SEO beneficiar a classificação dos resultados de pesquisa do seu site e quanto do seu orçamento de marketing deve ser destinado às iniciativas de SEO.

Tipos de SEO que podem ser aplicados

Embora muitos acreditem que o SEO se limita a palavras-chave e tags, há muito mais para otimizar para pesquisa. 

Os esforços de SEO on page (na página), off page (fora da página), e técnico são importantes para garantir que os serviços, seja ele uma consultoria de contabilidade ou uma maquiadora, se classifique no topo das SERPs (Search Engine Results Page), ou seja, as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa quando buscam as palavras-chave.

  1. SEO on page (na página)

Os esforços de SEO on page incluem tudo o que você faz nas páginas do seu site com as quais um usuário pode interagir. 

Desde alterar títulos até atualizar conteúdo, esse trabalho pode servir a um propósito duplo de melhorar seus esforços de SEO, bem como seu produto geral e experiência do usuário.

  1. SEO off page (fora da página)

SEO off page é qualquer SEO que não é controlado pela sua página, como backlinks, sabendo o valor dos links externos.

Os links para o seu site são um dos 3 principais sinais de classificação e não há muito que você possa alcançar se o seu site nunca for citado na web. 

Embora um site sem absolutamente nenhum link para ele ainda possa ser ótimo, a classificação para termos altamente competitivos é improvável sem um bom trabalho de SEO fora da página.

  1. SEO técnico

Todos os pequenos detalhes de seus sistemas de back-end podem afetar o desempenho do seu site. 

Seu acúmulo de tecnologia pode tornar quase impossível a acessibilidade ao seu site por robôs de mecanismos de pesquisa. 

O SEO técnico pode, portanto, fazer ou quebrar todo o seu ROI (Return Over Investiment) se for mal configurado.

Como medir o desempenho de SEO

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração quando se pensa em mensurar o desempenho de SEO de um site empresarial ou corporativo, como de um planejamento sucessório familiar

Dependendo das características da sua empresa, o foco pode estar em métricas que não fazem jus ao trabalho e esforço empregado na prática de SEO, o que pode levar a pensar que a estratégia é um sucesso, ou um fracasso, quando na verdade é o oposto.

Por isso é preciso identificar quais análises de desempenho o seu site pode receber, com base nos esforços de SEO. 

O principal objetivo por trás de medir seus resultados de SEO é ver como eles estão afetando os ganhos.

  1. Revise os dados de tráfego de pesquisa orgânica

De acordo com especialistas, a taxa de conversão de SEO em todos os setores é de 2,4%, seja um estabelecimento comercial que vende lanche em Paraguaçu Paulista ou um restaurante em uma cidade com grande volume de clientes.

Isso significa que, de 100 visitantes, apenas 2 a 3 se tornarão seus clientes.

Supondo que a porcentagem permaneça estática, o objetivo da sua campanha de SEO é direcionar ainda mais tráfego orgânico para o seu site. 

Assim, aumentando o tráfego orgânico do seu site, você consegue mais de três clientes. Simplificando: quanto mais visitantes você puder gerar com sua campanha, mais pessoas se converterão em clientes.

Neste ponto, você irá analisar qual o volume do tráfego que seu site recebe dos resultados de pesquisa orgânica. Existem duas maneiras de fazer isso. 

O Google Analytics permite coletar o tráfego do site de várias fontes, inclusive quanto à pesquisa orgânica. 

Vale lembrar que o Google Analytics mostra apenas traços gerais do seu tráfego orgânico. 

Embora possa mostrar o tráfego que cada uma das páginas do seu site recebeu, ele não fornece outros dados importantes, como o CTR (Click through Rate), ou seja, a taxa de cliques.

É aqui que o Google Search Console é útil, pois é a segunda maneira de verificar o tráfego orgânico. 

Ao contrário do Google Analytics, o Google Search Console fornece os seguintes dados:

  • CTR média;
  • Posição média;
  • Total de cliques; 
  • Total de impressões.

A partir daqui, você pode visualizar as páginas do seu site que o Google adora, para que possa fazer todos os esforços para manter essas classificações. 

Ao mesmo tempo, você pode verificar as páginas que não estão com uma classificação tão alta e descobrir o motivo para poder fazer os ajustes necessários mais tarde.

  1. Identifique as palavras-chave de classificação

Para ajudá-lo a entender ainda mais o tráfego orgânico, você deve saber quais palavras-chave os visitantes pesquisaram para encontrar seu site nos mecanismos de pesquisa.

Sendo assim, antes de lançar suas campanhas de SEO, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais devem ser empregadas no site ou na loja virtual.

Identificar as melhores palavras-chave para classificá-las, deve dar a você as melhores chances de direcionar mais visitantes interessados no treinamento NR 32, por exemplo, eventualmente reduzindo as vendas resultantes do funil de conversão.

Ao realizar sua pesquisa de palavras-chave, lembre-se de que nem todas as palavras-chave são iguais. 

Algumas palavras-chave fornecem informações ao seu público sobre um tópico, enquanto o objetivo de outras é converter visitantes em clientes pagantes.

Para ajudá-lo a categorizar as palavras-chave que você pesquisará, você deve conhecer as diferentes intenções para considerar em seu funil de vendas.

  1. Revise seus domínios de vinculação

Backlinks são um dos fatores de classificação mais importantes em SEO.

Os motores de busca consideram-nos como uma forma de recomendação ou selo de aprovação. Os proprietários de sites tendem a criar links para páginas em outros sites que agregam valor aos leitores. 

Esse ato também mostra que eles confiam no conteúdo que você está publicando, enxergando como uma autoridade sobre drywall Belo Horizonte, se for o caso, em seu setor.

Portanto, quanto mais backlinks você obtiver, mais a característica de autoridade seu site se tornará, aumentando as chances de ser classificado em posições nas primeiras páginas do Google.

  1. Calcule o ROI de seus gastos com SEO

Por fim, você quer ver se sua campanha está sendo lucrativa ou não. Então você precisa levar em conta seus custos totais e receita total e fazer as contas.

Descobrir o retorno do investimento da sua campanha permite determinar se o SEO é um canal de marketing viável para aumentar sua receita.

Se o seu ROI de SEO for maior do que o valor que você gastou na campanha da sua empresa de instalação de energia solar, considere-o um sucesso.

Se sua campanha de SEO teve um desempenho inferior, você precisa fazer uma revisão. 

Caso o gasto com SEO for muito maior comparado ao ROI da campanha, faça uma auditoria detalhada e descubra onde você pode melhorar. 

Por exemplo, em vez de se concentrar em backlinks, você pode migrar para a auditoria de conteúdo para refinar e otimizar as páginas existentes para suas palavras-chave de destino.

Conclusão

SEO é um processo contínuo. O objetivo é ter um desempenho melhor cada vez que você lança uma campanha. Espere encontrar contratempos ao longo do caminho, porque isso faz parte do processo.

O importante é rastrear os detalhes do seu desempenho de SEO, para que você saiba as coisas que fez certo para poder prosseguir neste caminho. 

Ao mesmo tempo, você pode identificar os erros que cometeu ao longo do caminho para não ter que cometê-los novamente,e  fazer os ajustes necessários sempre que achar incongruências e melhorar o posicionamento no ranqueamento nos resultados das plataformas de pesquisa.

Ser capaz de fazer isso continuamente deve levá-lo de uma campanha de SEO bem-sucedida para outra.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.