Lidar com dinheiro em um negócio nunca é tarefa fácil. Em restaurantes então, essa tarefa é ainda mais complicada, levando em conta todos os recebimentos ao longo do dia, e os pagamentos de fornecedores.
Entre muitas demandas ligadas a dinheiro, uma delas, que demanda muito da atenção do dono do restaurante, é a quebra de caixa.
A quebra de caixa se trata de um valor extra pago aos colaboradores que manuseiam o dinheiro do seu restaurante diariamente, ou seja, os responsáveis pelo caixa. O intuito é garantir que estes colaboradores tenham um incentivo financeiro, e portanto, se dediquem à função com eficiência.
Este tipo de incentivo, junto do treinamento da equipe, é capaz de diminuir e muito a margem de erros cometidos. Mesmo porque existem muitas formas de pagamento, e é preciso existir agilidade no caixa, para que seus clientes não fiquem aguardando por muito tempo, nem que se criem filas grandes demais.
Vale destacar que a quebra de caixa também funciona como uma bonificação adicional pelos riscos em lidar com o dinheiro. Afinal de contas, erros de cobrança cometidos pelo colaborador, podem acabar sendo pagos pelo mesmo no final do dia, caso exista uma diferença no valor que deveria constar no caixa ao final de cada dia, considerando o volume de vendas.
Como funciona a quebra de caixa?
A quebra de caixa é um valor adicional que deve ser incluído no salário do colaborador que trabalha no caixa do seu restaurante.
Dessa maneira, é importante destacar que caso haja uma pequena diferença no caixa, a empresa não pode simplesmente descontar esse valor do funcionário Uma vez que ele recebe um valor para cobrir esses riscos, o próprio deverá realizar o pagamento diariamente, ou semanalmente, registrando tudo.
Vale destacar que a quebra de caixa não é obrigatória, pois não é prevista em lei.
Quais as causas da quebra de caixa?
As causas mais comuns da quebra de caixa são:
- Erros no troco dos clientes;
- Falhas que podem ocorre no sistema;
- Lançamentos equivocados feitos pelos garçons, ou feitos pelo cliente através do menu QR Code;
- Furtos e golpes no ponto de venda;
- Situações de estresse e sobrecarga dos colaboradores durante o horário de atendimento.
Esses riscos, que podem acontecer a qualquer momento, justificam o pagamento do adicional de quebra de caixa no salário do colaborador, sendo uma forma de compensar o profissional pela responsabilidade extra que ele tem ao estar neste cargo.
Por que é tão importante acompanhar de perto a quebra de caixa do seu restaurante?
É importante estar atento ao valor da quebra de caixa diariamente, para prever problemas, e evitar que seu restaurante tenha complicações sérias ao longo da sua existência. Os principais impactos negativos da quebra de caixa são:
- Falhas ou problemas na auditoria interna do restaurante;
- Prejuízos financeiros recorrentes para o seu negócio;
- Dificuldade na tarefa de controle do fluxo de caixa;
- Suspeitas injustas de colaboradores;
- Conflitos com a equipe;
- Riscos de ações judiciais em descontos indevidos no salário de funcionários.
Como calcular o valor da bonificação de quebra de caixa para seus colaboradores?
Uma vez que esta prática não é prevista em lei, não há uma fórmula exata de como fazer isso. Contudo, alguns critérios podem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão.
Primeiramente, é importante que o valor seja significativo, levando em conta o salário-base que ele recebe desenvolvendo a função.
Para facilitar o entendimento, veja um exemplo de como fazer isso:
Caso os colaboradores recebam R$ 2.000 para o cargo de caixa no seu restaurante, uma gratificação de R$ 300 seria um bom estímulo para que eles cumpram suas funções com eficiência e atenção.
Você também pode adotar o Precedente Normativo definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa é uma resolução que informa que, caso a organização siga o Precedente e opte por uma porcentagem fixa de 10% da quebra de caixa, essa gratificação precisa ser calculada em cima do salário.
Então, seguindo o exemplo anterior, um colaborador com salário base de R$ 2.000, teria direito de receber uma bonificação de R$ 200.
Também vale considerar que um colaborador que está no caixa do seu restaurante a muito tempo, e desenvolve essa função com uma margem de erros muito baixa, merece ser compensado com uma bonificação maior. Isso mostra a este funcionário como seu trabalho é importante, e o motiva a continuar realizando a tarefa da mesma maneira.