Para administrar o seu delivery, é essencial contar com o gerenciamento de risco. Com ele, o gestor pode prever ameaças em potencial para o seu negócio em diversos âmbitos que compõem seu empreendimento, a fim de garantir que eles não ocorram.
Desde uma crise financeira, furos na rotina do seu negócio, fazer a gestão do risco significa deixar seu delivery mais estável, menos vulnerável a erros, ou demais acontecimentos que possam impactar negativamente os resultados alcançados.
Para entender como o gerenciamento de risco pode auxiliar seu delivery, é preciso conhecer mais sobre o assunto. Continue sua leitura:
Tipos de riscos que podem impactar seu delivery
Riscos externos: relacionados a fatores fora da empresa, como desastres naturais, ou mesmo crises sociais, políticas e econômicas.
Riscos estratégicos: este tipo de risco está mais no controle do gestor, pois se trata das decisões a respeito do gerenciamento e tomada de decisão no seu delivery.
Riscos previsíveis: são os erros que podem ocorrer nas operações rotineiras do seu negócio.
Riscos financeiros: este risco pode estar ligado a uma queda da receita, inadimplência de clientes, ou até mesmo erros no controle de fluxo de caixa.
Riscos de reputação: comentários negativos, reclamações, ou até mesmo problemas de comportamento de alguém que está na equipe do seu delivery. E isso pode piorar muito, ganhando escalas ainda maiores, se o problema acabar indo parar nas redes sociais.
Riscos operacionais: este tipo de risco ocorre nos processos internos do seu delivery, e podem ser desde falhas em equipamentos, até erros dos profissionais da sua equipe.
Riscos de conformidade: se trata de riscos ligados ao setor jurídico, ou seja, o descumprimento de leis, normas regulatórias ou de contratos com funcionários e fornecedores, que podem resultar em ações judiciais, ou até mesmo em multas.
4 etapas para realizar o gerenciamento de crise no seu delivery
1- Faça um mapeamento dos riscos
Primeiramente é necessário fazer uma pesquisa de mercado, a fim de compreender os principais riscos do seu nicho. Isso vai garantir que você se prepare para muitos cenários.
Também é importante acompanhar de perto todos os processos que compõem a rotina do seu delivery, e isso pode ser feito tendo um contato frequente com sua equipe, observando as tarefas, e também ouvindo seus funcionários. Afinal de contas, eles podem perceber erros sendo cometidos, mais facilmente nas tarefas que envolvem os mesmos.
2- Analise os tipos de riscos e faça uma segmentação
Depois de identificar os riscos do seu delivery, é hora de analisar cada um deles e classificá-los em baixo, médio ou alto impacto.
3- Realize o tratamento de riscos
Agora que você já conhece quais os riscos do seu negócio, e seu nível de impacto, é hora de decidir como lidar com cada um deles, estabelecendo estratégias e planos de ação individuais para cada tipo de risco.
4- Faça o monitoramento e controle de riscos de maneira contínua
Ao longo da sua gestão, esteja atento aos riscos mapeados, mas também se permita enxergar além do que já foi identificado, pois com o tempo podem surgir novos riscos que precisam ficar no seu radar. É justamente esta gestão atenta que vai trazer mais segurança para o seu delivery!