Dicas de SEO para aumentar as suas vendas nas redes sociais


20/08/2023

A busca orgânica em seu site é um ponto muito importante para as empresas que entendem o que significa SEO e como ele funciona, bem como a importância que tem para ampliar os resultados e o alcance dos negócios.

Quem tem um site sabe que não basta colocá-lo online. Você precisa de tráfego para gerar  visitas, e por consequência, receita.

Há uma busca diária interminável por diferentes tópicos em sites como o Google. Essa prática faz parte do cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo, seja para conhecer mais sobre um tema de interesse ou para buscar produtos e serviços.

Neste artigo, aprenda o que significa SEO, como aplicá-lo e quais são os impactos dele nos negócios online. Boa leitura: 

Saiba o que é SEO

Otimizar conteúdo para mecanismos de busca é um conhecimento de longa data dos profissionais de marketing digital. Ainda assim, é sempre bom saber mais sobre ele, principalmente por se tratar de uma prática que passa por constantes aprimoramentos.

Basicamente, o principal objetivo das regras de SEO é catalogar e classificar as páginas publicadas diariamente na Internet de acordo com sua relevância e qualidade. Para isso, diversos parâmetros são estabelecidos pelos buscadores.

Nesse sentido, é preciso compreender que os primeiros resultados para uma pesquisa sobre “treinamento nr 32” não estão lá por acaso. Eles são posicionados dessa forma por causa da avaliação dos algoritmos do Google e até dos hábitos de navegação daquele usuário.

Em outras palavras, você precisa usar técnicas que afetam os algoritmos dos mecanismos de pesquisa para definir as classificações das páginas para as palavras-chaves do seu nicho.

Além disso, o rankeamento depende de fatores relacionados à qualidade da experiência do usuário, como a velocidade de uma página. Vamos falar mais sobre as diretrizes de SEO a seguir.

Como os mecanismos de busca funcionam?

O principal objetivo da ferramenta de busca, inclusive nas redes sociais, é proporcionar aos usuários os melhores resultados de busca e uma melhor experiência, tanto em termos de tempo de resposta e qualidade de conteúdo, quanto na exibição nos dispositivos.

Portanto, o processo de SEO não é necessariamente rápido e fácil de fazer. 

Afinal, a otimização de páginas e perfis para buscadores e algoritmos de redes é um processo contínuo e que demanda adequações e aprimoramentos, inclusive técnicos.

Ele precisa ser ajustado e atualizado para que o material seja sempre considerado o melhor resultado para a busca pela palavra-chave que é pesquisada. 

Atualmente, todas as plataformas utilizam programas chamados bots ou crawlers que simulam o acesso a sites da mesma forma que os usuários comuns fariam, identificando a qualidade dos e indexando-os conforme o s assuntos de interesse dos usuários, também os apontando como indicação no feed.

Após acessar a página, eles verificam vários parâmetros para determinar os resultados a serem exibidos ao usuário final fazendo uma “leitura” de aspectos considerados importantes e estabelecendo um valor de avaliação.

No entanto, cada mecanismo de pesquisa possui seu próprio algoritmo e vários parâmetros que são analisados ​​para determinar os resultados a serem exibidos.

Dicas de SEO geral e adequações para as redes sociais

Agora que você entende as características do SEO, vamos ver como usá-lo de forma eficaz como parte do planejamento de marketing da sua empresa, independentemente de você atuar com contabilidade fiscal ou mesmo com a venda de cosméticos online.

Leia os tópicos a seguir para saber como aplicar boas estratégias em diferentes áreas, dentro e fora do seu site.

Pesquise palavras-chaves

Se uma empresa vende sapatos, o site deve incluir palavras-chave relacionadas a sapatos, como “tênis”, “sandálias”, “sapatos sociais” e “sapatos de salto”, ou ainda termos mais específicos para alcançar públicos mais específicos e que realmente já estão procurando adquirir um produto.

A palavra-chave não deve ser incluída apenas no conteúdo da página, mas também na URL, título, pelo menos em um subtítulo e texto alternativo de ao menos uma imagem.

Há ferramentas criadas especialmente para pesquisas desses termos, como o Ubersuggest e o Google Keyword Planner.

Mas tenha cuidado! Você não pode repetir palavras-chave em sua página muitas vezes. Isso porque o Google identifica quando você está exagerando ou forçando o termo por estratégia. 

Se um mecanismo de pesquisa encontrar esse mau hábito, você poderá perder sua posição.

Já nas redes sociais, é importante fazer um bom estudo e uso de hashtags, sempre relacionando ao tema central de atuação, bem como ao tema abordado em cada conteúdo, de forma mais segmentada.

Faça link building

Além do conteúdo, a quantidade e a qualidade dos links de sites externos para o seu site é um fator muito importante para o Google avaliar sua relevância.

Isso porque cada link funciona como um voto de confiança e indica que vale a pena visitar a página de orçamento serviços contabeis, por exemplo.

A qualidade, por outro lado, refere-se à autoridade da pessoa que se vincula a você. 

Um site respeitável com temas semelhantes e conteúdo que vale a pena compartilhar, será um link de qualidade.

Novamente, é preciso reconhecer a importância de publicar conteúdo que contenha informações úteis e de valor. 

Quanto maior a probabilidade de seu conteúdo educar e ajudar as pessoas, maior a possibilidade de ser linkado.

No caso de redes sociais, não é possível fazer link building de forma direta. 

Contudo, é interessante realizar parcerias e, nesse sentido, é possível fazer conteúdos patrocinados e até mesmo marcar o parceiro ou rede de contato importante para aquele material, convergindo as audiências.

Cite links internos

Criar um link entre conteúdos do mesmo site é outra dica de SEO importante e fácil de aplicar, mantendo o usuário na página e melhorando a experiência ao agregar informação.

Ou seja, isso significa que a estratégia ajuda os usuários a permanecerem consultando empresas de energia solar na Bahia por mais tempo e visitarem mais páginas, ampliando as chances de conversão de uma construtora, por exemplo.

Isso também ajuda o Google a classificar o canal como relevante, sendo importante para os mecanismos de pesquisa classificarem sua página no topo dos resultados relevantes para o segmento de atuação ou palavra-chave usada.

Inclusive, se o seu site ou blog já tiver posts antigos, inclua links internos para eles em postagens mais novas, otimizando ambos os materiais e “reciclando” os mais antigos – principalmente se forem conteúdos com boa indexação e índice de interesse.

Os links internos podem ajudar os usuários a navegar, servindo como um mapa, além de melhorar a autoridade do domínio e a classificação da página.

Essa opção não é possível nas redes, mas é possível direcionar os clientes para outros materiais complementares, indicando – por exemplo – destaques no Instagram ou mesmo realizando uma atualização de um material antigo.

Outra opção nesse contexto é integrar a rede social ao site, levando a audiência de um canal para o outro para otimizar o ciclo de interação e venda.

Cuide do tempo de carregamento e utilize o shopping

Idealmente, um site deve carregar completamente em 3 segundos. 

O carregamento lento pode resultar em taxas de rejeição mais altas e classificações ainda mais baixas nos mecanismos de pesquisa.

Você pode medir essa velocidade usando ferramentas do Google.

Além de ter um perfil bem estruturado e com bom carregamento, uma opção para otimizar as vendas é investir nas ferramentas de vendas que algumas plataformas oferecem.

No caso do instagram, por exemplo, é possível marcar os produtos à venda nas publicações, direcionando o usuário rapidamente a página do produto para que efetive a compra. 

Com esse recurso, o cliente também já consegue visualizar valores e até opção de parcelamento, agilizando o ciclo de compra e melhorando a experiência como um todo.

Produza conteúdo qualificado

Seja em um site ou em um perfil na rede social, uma forma de aumentar o alcance e a oportunidade de conversão é investir na criação de conteúdo relevante com base nas palavras-chave que você encontrou e no interesse do público.

Preencher a página com conteúdo de qualidade é uma das dicas de SEO mais importantes (deste e de todos os guias que você encontrará).

Afinal, o marketing de conteúdo, juntamente com as contribuições de SEO, é uma das ferramentas mais importantes do inbound marketing.

Entenda a importância do SEO

Depois de ter uma boa noção de como os motores de busca e as regras de SEO se relacionam, confira a seguir a importância dessa estratégia para suas ações de marketing.

Deixa o espectador encontrar você

Como já mencionado, muitas pessoas pesquisam na internet todos os dias. Claro, isso inclui o seu público.

Contudo, se você ainda não tem certeza sobre a importância de um bom SEO para sua marca, esses números vão chamar sua atenção.

Para se ter uma ideia, sites que não aparecem na primeira página do Google – nos primeiros 10 resultados – não são realmente vistos ou visitados.

Já as três primeiras posições orgânicas recebem quase 40% dos cliques. Além disso, poucas pessoas chegam até a segunda página de resultados. 

Nas redes sociais, se a página não alcança os usuários, as oportunidades de negócio são reduzidas, visto que os potenciais clientes não conhecem sua solução e não tem contato com a empresa, reduzindo a confiança e interações.

Assim, é preciso fazer com que seu negócio seja encontrado e visualizado pelos usuários e, por meio do SEO isso é possível.

SEO não para de funcionar

Outra grande vantagem do SEO que contribui para um bom ROI é que as ações feitas continuam tendo resultados a longo prazo e em qualquer momento.

Por exemplo, no caso de um conteúdo sobre entregas de delivery em São Paulo, ele pode ser produzido de forma perene, ou seja, que não tem “prazo de validade”. 

Assim, é possível trazer dicas sobre práticas e equipamentos para restaurantes, como a importância de ter motoboy sp zona sul que realizam entregas. 

Com isso, sempre que alguém pesquisar sobre o tema, poderá encontrar o material, principalmente se quando houver alterações dos algoritmos esse conteúdo for atualizado ou citado por outros.

Isso significa que ele permite produzir resultados e cliques no site de segurança predial 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive direcionando para vendas de equipamentos ou a contratação do serviço.

Ao contrário dos anúncios que possuem prazos e durações de acordo com o orçamento, as estratégias de SEO geram uma classificação nos resultados de pesquisa e podem ser posicionadas a longo prazo.

Manter o ranking requer monitoramento e melhoria contínua, mas mesmo depois de fazer um investimento inicial, seu ranking pode melhorar com o tempo e você continua a ver resultados sem grandes esforços ou investimento.

O mesmo se dá no perfil das redes sociais. Afinal, o conteúdo continuará disponível e é possível compartilhá-lo ou atualizá-lo de tempos em tempos.

Gera confiança

Uma boa estratégia de SEO exige que seu site forneça conteúdo valioso e de alta qualidade para usuários, sejam eles interessados ​​em administração de condomínios ou em serviços de contabilidade.

Isso tende a aumentar a autoridade da sua empresa sobre tópicos específicos, relacionados à área que atua. Além de melhorar o posicionamento em resultados relacionados ao domínio.

A autoridade também se reflete na construção da marca. Como as pessoas confiam nos rankings do Google, a empresa vai crescer no conceito delas.

Sempre aparecer em pesquisas relacionadas ao seu mercado também mantém seu negócio na mente da base de clientes e potenciais consumidores, que vão considerar o negócio ao buscar pelo tema ou contratar o serviço.

Supera a concorrência

Investir em mídia paga e publicidade pode ser caro, mesmo com interessantes retornos. No entanto, para otimizar a ação, ter um domínio bem posicionado é um diferencial.

Dependendo do tamanho do seu negócio e do orçamento disponível, algumas palavras-chave no sistema de leilões podem ser muito difíceis de competir para posicionar anúncios pagos.

Por outro lado, o trabalho de SEO não exige muito investimento, será um espaço mais democrático para quem o gerencia com adequação e garante um retorno sobre o investimento (ROI) muito maior do que seus concorrentes.

Auxilia o funil de compras

Outro benefício do SEO é seu impacto no ciclo de compra do consumidor.

Quando um usuário pesquisa “mini câmara fria para congelamento” na web, ele pode considerar a compra e decidir se deseja concluir essa transação, dependendo do conteúdo que recebe em resposta.

A qualidade do conteúdo é o que vai influenciar cada visitante a progredir dentro do funil ou não.

Isso porque nem todas as pesquisas começam com a intenção de fazer uma compra. Apesar de ocorrerem pesquisas para a tomada de decisão, a maioria delas é feita para tirar alguma dúvida sobre o tema em questão. 

Assim, as respostas podem vir na forma de:

  • Tutoriais em vídeo;
  • Guias;
  • E-books;
  • Webinars.

Assim, cabe aos responsáveis pela ação se esforçarem na produção de conteúdo de valor para esses diferentes perfis e considerando os diferentes estágios de compra.

Considerações finais

A otimização para mecanismos de busca é parte intrínseca a toda e qualquer estratégia relacionada ao ambiente online, seja para uma empresa de manutenção hidráulica predial ou para um comércio de produtos naturais em um pequeno bairro.

Assim, adequar-se às diretrizes do Google e algoritmos de outras plataformas, como as redes sociais, integrando ambos os canais garante links mais visitados e, como consequência, mais chances de conversões.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.