A ascensão do comércio eletrônico obrigou muitas empresas físicas, em todo o mundo, a fazer uma rápida mudança para a venda online, resultando na necessidade de diversos empreendedores em melhorar a performance do seu delivery para melhor atender o cliente.
Esse aumento perceptível nas entregas, somado à crescente importância de uma gestão eficiente em logística, faz com que os clientes fiquem esperando receber produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, no menor tempo possível.
Além disso, há a necessidade de gerar experiências omnichannel. Todos esses fatores apontam para a importância de adotar plataformas avançadas de gerenciamento de entrega.
Dessa forma, muitas lojas físicas aproveitam a tecnologia digital com estratégias internas para aprimorar a experiência de compra do cliente.
Ao se tornarem digitais, os varejistas podem oferecer serviços como uma compra online na conveniência do cliente, métodos de pagamento seguros e prazos de entrega curtos.
Ao mudar para um software de entrega inteligente, as lojas físicas podem tornar a entrega lucrativa uma realidade.
O que é gerenciamento de entrega?
A gestão de entregas é a ação de implantar processos logísticos eficientes, alimentados por ferramentas digitais, para garantir que as mercadorias sejam movimentadas de forma eficaz e eficiente de um lugar para outro até chegar ao cliente final.
Como melhorar a performance do seu delivery?
O gerenciamento eficiente de entregas envolve diversos ativos, entre os quais:
- Agiliza as operações de armazém e entrega;
- Automatiza as tarefas;
- Melhora o atendimento ao cliente;
- Reduz risco de erros humanos.
A automação da cadeia de processos de entrega por meio de software pode melhorar a eficiência do atendimento de pedidos, garantindo a satisfação do cliente e o aumento da produtividade.
Determinar a rota mais curta e segura para entrega, garantir visibilidade em tempo real do movimento da frota e aprimorar a comunicação com o cliente com o progresso de entrega de atualizações oportunas pode tornar o processo altamente eficaz.
Ao integrar novas tecnologias à arquitetura logística existente, as empresas podem mitigar riscos, criar operações mais eficazes e gerenciar custos.
Simplifique seus processos internos
Não é incomum ver empresas usando vários programas ou sistemas por apenas um processo interno.
Isso transforma uma tarefa simples em um processo complicado e lento, gerando frustração ao longo do caminho.
Acelere a comunicação do seu delivery com um chatbot
Um risco que prejudica a imagem do negócio, e que pode ser resolvido com a automação diz respeito á comunicação do seu delivery com seus clientes. E isso pode ser facilmente resolvido com um chatbot com IA, integrado ás suas redes sociais, respondendo seus clientes automaticamente.
Crie uma lista de serviços de logística
Dependendo de onde e com que rapidez você terá que entregar, alguns serviços podem ser melhores que outros.
Verifique todos os serviços que estão disponíveis para você e liste seu preço por peso e destino. Dessa forma, basta verificar sua lista e usar o serviço mais adequado.
Mantenha seus clientes informados
O tempo passa muito devagar quando você está esperando por algo. Manter seus clientes informados sobre o status da entrega fará com que o tempo passe muito mais rápido para eles.
Portanto, mesmo que você não possa fazer nada para acelerar o tempo, pode fazer com que seus clientes se sintam muito mais satisfeitos porque sabem o que está acontecendo.
Há sempre mais maneiras de melhorar a performance do seu delivery e, quando se trata de sua empresa, você deve procurar constantemente maneiras de melhorar.
Por que a gestão de entregas é importante?
As tecnologias disruptivas e a crescente popularidade do setor de comércio eletrônico mudaram a maneira como os clientes se comportam.
Dessa forma, isso afeta diretamente os padrões de demanda, as expectativas do consumidor. A chave para melhorar a retenção de clientes e aumentar a lucratividade é automatizar os principais processos de entrega.
Para os varejistas online, ter um excelente serviço de entrega é essencial para a retenção de clientes.
Vantagens de uma gestão de entrega eficiente
A ascensão de uma economia sob demanda está constantemente reformulando a forma como as entregas estão sendo feitas, o que tem levado as empresas a adotarem diversas estratégias para melhorar as operações logísticas.
O sucesso da entrega na última etapa é a parte mais difícil de qualquer negócio.
Ele facilita o gerenciamento operacional aprimorado, entrega mais rápida, rotas eficientes e maior satisfação do cliente. Em outras palavras, melhora a execução e performance do seu delivery.
A seguir, algumas das vantagens de adotar práticas que garantam uma gestão de entregas eficaz.
- Rentabilidade de entrega
Otimização de modelos de negócios existentes usando cada vez mais sistemas de melhorias implementadas em rotas, gerenciamento de frotas, somado às mais recentes inovações tecnológicas e aumento de taxas de utilização da capacidade da frota.
Um bom serviço de entrega não é apenas pontual, mas também garantir que as mercadorias não sejam danificadas durante a entrega.
Ao programar automaticamente e automatizar tarefas repetitivas, a rentabilidade da entrega pode ser alcançada.
- Melhor atendimento ao cliente
Os softwares de delivery possibilitam manter os clientes constantemente informados, enviando notificações durante todo o processo de entrega.
Os clientes também podem acompanhar os pedidos ao vivo, ficando sempre atualizado com o progresso e os atrasos da entrega.
- Produtividade de entrega
O serviço de entrega precisa ser rápido para evitar atrasos desnecessários. Agendamento automático, planejamento de rotas de entrega multi-drop, lote inteligente de pedidos e otimização de rotas em tempo real podem ajudar a eliminar dependências manuais.
Tudo isso facilita o alcance de maior produtividade de entrega e performance do seu delivery.
- Tempo de entrega mais rápido
O software usado para gerenciar entregas pode analisar o histórico de pedidos para estudar elementos-chave como:
- Eficiência das zonas de separação;
- Circulação da entrada a saída de pedidos;
- Fidelidade do cliente;
- Perfis de pedidos
Isso serve para identificar áreas de ineficiência e procurar oportunidades para reduzir o tempo de entrega com processos mais eficientes.
- Eficiência do combustível
A eficiência de combustível pode ser alcançada otimizando o planejamento de rotas.
O gerenciamento de entrega pode mapear rotas eficientes com base na urgência da entrega, proximidade do cliente, disponibilidade do motorista, clima e condições de tráfego.
O planejamento inteligente de rotas também pode reduzir os quilômetros vazios, economizando assim o consumo de combustível.