Como melhorar a performance do seu Delivery


16/07/2024

A ascensão do comércio eletrônico obrigou muitas empresas físicas, em todo o mundo, a fazer uma rápida mudança para a venda online, resultando na necessidade de diversos empreendedores em melhorar a performance do seu delivery para melhor atender o cliente.

Esse aumento perceptível nas entregas, somado à crescente importância de uma gestão eficiente em logística, faz com que os clientes fiquem esperando receber produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, no menor tempo possível.

Além disso, há a necessidade de gerar experiências omnichannel. Todos esses fatores apontam para a importância de adotar plataformas avançadas de gerenciamento de entrega.

Dessa forma, muitas lojas físicas aproveitam a tecnologia digital com estratégias internas para aprimorar a experiência de compra do cliente. 

Ao se tornarem digitais, os varejistas podem oferecer serviços como uma compra online na conveniência do cliente, métodos de pagamento seguros e prazos de entrega curtos. 

Ao mudar para um software de entrega inteligente, as lojas físicas podem tornar a entrega lucrativa uma realidade.

O que é gerenciamento de entrega?

A gestão de entregas é a ação de implantar processos logísticos eficientes, alimentados por ferramentas digitais, para garantir que as mercadorias sejam movimentadas de forma eficaz e eficiente de um lugar para outro até chegar ao cliente final. 

Como melhorar a performance do seu delivery?

O gerenciamento eficiente de entregas envolve diversos ativos, entre os quais:

  • Agiliza as operações de armazém e entrega;
  • Automatiza as tarefas;
  • Melhora o atendimento ao cliente;
  • Reduz risco de erros humanos.

A automação da cadeia de processos de entrega por meio de software pode melhorar a eficiência do atendimento de pedidos, garantindo a satisfação do cliente e o aumento da produtividade.

Determinar a rota mais curta e segura para entrega, garantir visibilidade em tempo real do movimento da frota e aprimorar a comunicação com o cliente com o progresso de entrega de atualizações oportunas pode tornar o processo altamente eficaz. 

Ao integrar novas tecnologias à arquitetura logística existente, as empresas podem mitigar riscos, criar operações mais eficazes e gerenciar custos. 

Simplifique seus processos internos

Não é incomum ver empresas usando vários programas ou sistemas por apenas um processo interno.

Isso transforma uma tarefa simples em um processo complicado e lento, gerando frustração ao longo do caminho. 

Acelere a comunicação do seu delivery com um chatbot 

Um risco que prejudica a imagem do negócio, e que pode ser resolvido com a automação diz respeito á comunicação do seu delivery com seus clientes. E isso pode ser facilmente resolvido com um chatbot com IA, integrado ás suas redes sociais, respondendo seus clientes automaticamente. 

Crie uma lista de serviços de logística

Dependendo de onde e com que rapidez você terá que entregar, alguns serviços podem ser melhores que outros.

Verifique todos os serviços que estão disponíveis para você e liste seu preço por peso e destino. Dessa forma, basta verificar sua lista e usar o serviço mais adequado.

Mantenha seus clientes informados

O tempo passa muito devagar quando você está esperando por algo. Manter seus clientes informados sobre o status da entrega fará com que o tempo passe muito mais rápido para eles.

Portanto, mesmo que você não possa fazer nada para acelerar o tempo, pode fazer com que seus clientes se sintam muito mais satisfeitos porque sabem o que está acontecendo.

Há sempre mais maneiras de melhorar a performance do seu delivery e, quando se trata de sua empresa, você deve procurar constantemente maneiras de melhorar.

Por que a gestão de entregas é importante?

As tecnologias disruptivas e a crescente popularidade do setor de comércio eletrônico mudaram a maneira como os clientes se comportam.

Dessa forma, isso afeta diretamente os padrões de demanda, as expectativas do consumidor. A chave para melhorar a retenção de clientes e aumentar a lucratividade é automatizar os principais processos de entrega.

Para os varejistas online, ter um excelente serviço de entrega é essencial para a retenção de clientes. 

Vantagens de uma gestão de entrega eficiente

A ascensão de uma economia sob demanda está constantemente reformulando a forma como as entregas estão sendo feitas, o que tem levado as empresas a adotarem diversas estratégias para melhorar as operações logísticas. 

O sucesso da entrega na última etapa é a parte mais difícil de qualquer negócio. 

Ele facilita o gerenciamento operacional aprimorado, entrega mais rápida, rotas eficientes e maior satisfação do cliente. Em outras palavras, melhora a execução e performance do seu delivery.

A seguir, algumas das vantagens de adotar práticas que garantam uma gestão de entregas eficaz.

  1. Rentabilidade de entrega

Otimização de modelos de negócios existentes usando cada vez mais sistemas de melhorias implementadas em rotas, gerenciamento de frotas, somado às mais recentes inovações tecnológicas e aumento de taxas de utilização da capacidade da frota. 

Um bom serviço de entrega não é apenas pontual, mas também garantir que as mercadorias não sejam danificadas durante a entrega. 

Ao programar automaticamente e automatizar tarefas repetitivas, a rentabilidade da entrega pode ser alcançada.

  1. Melhor atendimento ao cliente

Os softwares de delivery possibilitam manter os clientes constantemente informados, enviando notificações durante todo o processo de entrega. 

Os clientes também podem acompanhar os pedidos ao vivo, ficando sempre atualizado com o progresso e os atrasos da entrega.

  1. Produtividade de entrega

O serviço de entrega precisa ser rápido para evitar atrasos desnecessários. Agendamento automático, planejamento de rotas de entrega multi-drop, lote inteligente de pedidos e otimização de rotas em tempo real podem ajudar a eliminar dependências manuais.

Tudo isso facilita o alcance de maior produtividade de entrega e performance do seu delivery.

  1. Tempo de entrega mais rápido

O software usado para gerenciar entregas pode analisar o histórico de pedidos para estudar elementos-chave como:

  • Eficiência das zonas de separação;
  • Circulação da entrada a saída de pedidos;
  • Fidelidade do cliente;
  • Perfis de pedidos

Isso serve para identificar áreas de ineficiência e procurar oportunidades para reduzir o tempo de entrega com processos mais eficientes.

  1. Eficiência do combustível

A eficiência de combustível pode ser alcançada otimizando o planejamento de rotas. 

O gerenciamento de entrega pode mapear rotas eficientes com base na urgência da entrega, proximidade do cliente, disponibilidade do motorista, clima e condições de tráfego. 

O planejamento inteligente de rotas também pode reduzir os quilômetros vazios, economizando assim o consumo de combustível.