Uma empresa é sempre composta por uma série de setores que devem trabalhar de maneira conjunta em prol dos objetivos maiores e das metas. Contudo, é importante entender as particularidades de cada cargo do seu delivery.
Um restaurante, por exemplo, precisa de alguém responsável pelas finanças, pelo atendimento ao cliente, pelas questões burocráticas da administração e de uma equipe de cozinha.
Analisando a cultura da sua empresa e as necessidades do delivery como um todo, é possível começar a mapear o perfil ideal para cada tipo de funcionário, a partir das atividades que deverão ser desenvolvidas por eles.
Se você sente dificuldade no processo de contratação do seu delivery, este é o artigo perfeito para você. Acompanhe as dicas e descubra como tomar a melhor decisão e escolher a pessoa certa para sua empresa.
Defina que tipo de atividade será desenvolvida pela pessoa contratada
Analise o seu negócio por completo e entenda que vaga a pessoa estará ocupando. Liste todas as atividades que deverão ser realizadas com o maior número de detalhes possível.
É importante também entender se esta pessoa irá lidar com os sistemas usados na sua gestão, e se ele estará trabalhando sozinho no setor em questão. Quanto maior for o número de informações reunidas, mais fácil será escolher a pessoa certa para o trabalho.
Vale destacar que caso esta nova vaga seja para trabalhar com algum superior de um dos setores que compõem seu delivery, vale a pena considerar a opinião dessa pessoa.
Descreva o perfil ideal dos candidatos para a vaga
O próximo passo é definir o perfil ideal para as atividades que serão desenvolvidas. Pense da seguinte maneira: se você está contratando alguém que será responsável pelo atendimento ao cliente, é importante encontrar uma pessoa que tenha experiência na área ou que seja bem comunicativa.
Assim como na etapa anterior, faça uma listagem do perfil dessa pessoa elencando quais as características primordiais. Separe entre as que não podem faltar, e o que pode ser considerado um bônus.
No momento da decisão final essa lista pode ser usada por você para garantir a assertividade do processo seletivo.
Procure criar um roteiro para o processo de seleção para a vaga em aberto do seu delivery
O terceiro passo é criar um roteiro para a contratação no seu delivery. Para a entrevista selecione as perguntas que serão realizadas por você e em que ordem elas serão usadas no processo seletivo.
Este também é o momento de entender também se você vai realizar mais de uma etapa.
Voltando ao exemplo do restaurante, se você vai contratar alguém para o time de cozinheiros, vale a pena requisitar que esta pessoa prepare algo que está no seu cardápio. Esta é uma boa maneira de testar técnicas que serão importantes ao longo da rotina desse trabalhador.
Outro tipo de atividade que pode ser usada por você é propor desafios para os candidatos e buscar analisar as soluções trazidas por cada um deles.
Realize o processo seletivo e faça pesquisas sobre os candidatos
Atualmente esse tipo de atividade pode ser feita facilmente através da internet. Encontre o perfil dessa pessoa no Linkedin, Facebook e até mesmo Instagram.
Outra maneira de pesquisar mais sobre o candidato é entrando em contato com pessoas de lugares onde ele ou ela já trabalhou. Peça como é a rotina junto dessa pessoa e quais as qualidades e pontos negativos a seu respeito.
Junte essas informações e compare os pontos citados acima com sua percepção da entrevista e do currículo da pessoa.
Use as ferramentas digitais para atrair candidatos
Esta é uma dica bônus: lembre-se de explorar os canais de comunicação digitais para falar sobre a vaga em aberto do seu delivery e garantir a contratação ideal para sua empresa.
Para isso, utilize o marketing digital!
Se você quer saber mais sobre o assunto confira 14 conteúdos para alavancar o marketing do seu delivery