Vantagem competitiva: a estratégia para vender mais no seu delivery


08/08/2025

Vantagem competitiva: a estratégia para vender mais no seu delivery

 

Vivemos em um mundo onde surgem novas tendências o tempo todo, e isso pode ser usado á favor do seu negócio. Afinal de contas, pode virar uma vantagem competitiva e acabar por ajudar seu delivery a vender muito mais. 

 

Uma vantagem competitiva nada mais é do que um diferencial de mercado, serviço ou produto, que destaca um negócio de seus concorrentes. Esse destaque se torna um chamariz de curiosidade, e gera vendas para um negócio. 

 

Mas afinal de contas, como usar isso no seu delivery? Bem, é exatamente sobre isso que vamos conversar agora: 

 

Quais os tipos de vantagem competitiva e como aplicar cada uma delas no seu delivery

Existem 4 tipos principais de vantagem competitiva que podem ser explorados em empresas como o seu delivery, elas são: 

 

  1. Diferenciação;
  2. Atendimento;
  3. Preço;
  4. Foco.

 

Diferenciação

Um delivery que foca neste tipo de vantagem competitiva para ganhar mais vendas, precisa focar na diferenciação de produtos ou serviços, entregando algo que seja bem fora do comum em estabelecimentos do mesmo segmento. 

 

Um exemplo prático é o seguinte: 

 

Já se deparou com aqueles restaurantes de comida japonesa, com uma esteira de comida que passa pelos clientes? Uma maneira de uma pizzaria inovar, por exemplo, seria ter uma esteira de sabores de pizza, ou de mini pizzas passando por ele. 

 

Basta procurar por ideias, e aplicá-las na realidade do seu negócio. Outras maneiras de aplicar a estratégia de diferenciação como vantagem competitiva é através de: 

 

  • Canais de comunicação com o cliente diferenciados;
  • Ambiente temático;
  • Design, acabamento e qualidade do produto;
  • Foco na experiência do cliente dentro do seu restaurante, ou na entrega do seu delivery.

 

Atendimento

Uma coisa é fato: todo cliente gosta de um bom atendimento, e isso pode ser algo determinante para chamar novos clientes, e também para gerar fidelização. É preciso ter uma equipe preparada para possibilitar uma experiência eficiente e agradável ao cliente. E isso engloba absolutamente todo o atendimento ligado ao seu delivery, desde uma troca de mensagens, até a entrega realizada pelo entregador. 

 

Preço

Outra maneira de obter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes de mercado, é por meio da liderança por preços. Ou seja, oferecer um produto ou serviço com menor custo em relação ao mercado. Mas lembre-se que isso não significa diminuir a qualidade da sua entrega, existem muitas maneiras de cortar custos no seu delivery, e você pode saber mais sobre isso lendo nosso blog!

 

Como cortar os custos do seu restaurante e garantir mais lucratividade? 

 

Foco

Caso você, gestor de delivery, opte por esse tipo de vantagem competitiva, será necessário escolher um público-alvo específico para atender. Ou seja, nicho de mercado. Isso inclusive significa poder cobrar valores mais altos, dependendo do tipo de público.