Não é de hoje que o mercado de delivery é um dos mais lucrativos da indústria brasileira. Isso nos faz pensar que o marketing para delivery seja de suma importância.
Essa é uma verdade para todo o ramo profissional: as estratégias de divulgação têm impactos profundos no sucesso de um negócio.
No caso do serviço de delivery, é necessário conhecer muito bem o público e utilizar outros dados para segmentá-lo e alcançá-lo com qualidade.
Prossiga a leitura do texto e conheça 12 dicas para fazer marketing para delivery de maneira qualificada.
- Saiba quem é seu cliente
Quem se propõe a desenvolver um sistema de delivery atrativo precisa, logo de início, estudar o tipo de público que visa atender.
No caso do delivery, é pertinente pesquisar a localização, o poder aquisitivo e as preferências culinárias.
Tendo essas informações à disposição, será mais fácil pensar em promoções, pratos e estratégias comunicativas que realmente engajam os clientes.
- Estude a concorrência
É imprescindível se manter bem informado sobre as tendências, realidades e características do mercado em que o estabelecimento gastronômico está inserido.
Em primeiro lugar, é pertinente oferecer um cardápio diferenciado a fim de atrair a atenção e se distinguir de outros estabelecimentos semelhantes.
Em segundo lugar, a escolha do local em que o restaurante vai se instalar também importa muito na hora de analisar a concorrência.
Deve-se concentrar em nichos de consumo que ainda não são contemplados pelos concorrentes. A partir daí, fica mais fácil cativar um público fiel.
- Planeje a logística
O lugar em que o estabelecimento se encontra influencia muito a qualidade e popularidade do delivery.
Seja falando nas estratégias de divulgação e até na taxa de entrega, a área de cobertura do sistema de entrega é um dos fatores preponderantes.
É possível definir um preço fixo de frete, que deve cobrir todos os custos do restaurante, ou cobrar com base na distância a ser percorrida.
Não se esqueça também de se preocupar com os horários e os dias em que o delivery vai ser oferecido. Por vezes, não é interessante oferecer o serviço todos os dias da semana.
Escolha os horários mais interessantes e invista em opções atrativas, como comida japonesa ou lanches.
- Treine os funcionários
Tenha um uniforme com a identidade visual bem marcada. E caso você tenha seu próprio entregados, vale a pena pensar em um uniforme para eles, sinalizando seu restaurante na hora da entrega. Outro ponto fundamental é pensar o meio de transporte que será utilizado por eles.
Os deliveries, no geral, utilizam motos para realizar as entregas. Você pode pensar no veículo que faz mais sentido para a sua equipe.
As habilidades de atendimento da sua equipe, e dos entregadores devem ser treinadas previamente. Tenha tudo esquematizado: a linguagem a ser usada, a embalagem em que os alimentos serão transportados…
- Use aplicativos de delivery
Invista em um site e aplicativo personalizado. Facilite o processo de compra do seu cliente, e não pague taxas para outros apps maiores no mercado.
- Dedique-se à apresentação dos produtos
Um ponto sensível do serviço de delivery é que os clientes não podem ver o prato ao vivo. Todo o processo acontece online.
Nesse caso, disponibilizar detalhes bem explicados e fotos de qualidade é indispensável para incentivar a compra.
É preferível que a descrição de cada prato tenha adjetivos para aumentar a atratividade dele. Nada muito exagerado, apenas o suficiente para despertar o apetite. A fotografia de qualidade também importante, por motivos óbvios.
- Esteja na internet
Hoje em dia, a internet é uma plataforma inescapável quando se fala em marketing. Ela oferece muitas plataformas e infinitas possibilidades muito interessantes.
Crie um perfil nas redes sociais que seu público mais utilize. Marque presença nela com conteúdo interessante, interagindo com os seguidores e divulgando publicidade.
Use o Instagram ou o Facebook para informar a todos sobre uma promoção, compartilhar fotografias de pratos suculentos e até dar a oportunidade de ver os bastidores do restaurante.
Conteúdos deste tipo chamam muito a atenção e podem ser o grande diferencial na hora de conquistar novos clientes.
Cadastrar-se no Google Meu Negócio também é muito importante, já que faz com que seu estabelecimento seja facilmente identificável e localizável por meio de uma pesquisa no Google.
- Trabalhe a precificação
Quando se trabalha com delivery por aplicativos, é necessário colocar a taxa que eles cobram de cada estabelecimento antes de definir preços.
No caso de deliveries próprios, é suficiente apenas acrescentar a taxa de entrega ao preço dos pratos oferecidos.
O frete grátis é um recurso muito popular nas entregas e chama bastante a atenção das pessoas.
Mas, antes de oferecer esse benefício a torto e a direito, certifique-se de que não vai atrapalhar as finanças do restaurante.
- Dedique-se ao atendimento online
A qualidade do atendimento é de suma importância para a satisfação completa do cliente.
A comodidade e as facilidades dos aplicativos de mensagem tornaram as ligações telefônicas obsoletas.
Agora, as pessoas preferem fazer toda a comunicação por texto. Por isso, nada melhor do que se fazer disponível pelo WhatsApp ou pelas redes sociais.
Falando no WhatsApp, existe a versão profissional do app (WhatsApp Business), que permite que empresas veiculem catálogos, enviem mensagens automáticas em listas de transmissão e muito mais.
Estude os recursos dessa versão e veja como ela contribui para profissionalizar e personalizar o atendimento com muita facilidade.
- Peça para os clientes avaliarem
Os apps de delivery contam com sistemas de pontuação que servem para comprovar a qualidade dos estabelecimentos cadastrados.
Depois que uma entrega for completada, sempre peça para que os clientes avaliem seu restaurante.
Eles podem atribuir uma nota e fazer um comentário. Esses recursos são ótimos para conquistar novos clientes e construir uma boa reputação online. É quase como uma versão online do marketing boca a boca.
E, claro, não se esqueça de responder às avaliações, sejam elas positivas ou negativas. No segundo caso, é a sua oportunidade de explicar qualquer falha ou rebater opiniões falsas.
- Cuide do cardápio
Na hora de definir o cardápio, pense nas possibilidades de gestão de estoque e na navegabilidade dos clientes.
Se você optar por oferecer muitos tipos de pratos diferentes, com certeza haverá problemas de desperdício ou falta de ingredientes.
Na maior parte das vezes, vale mais a pena investir em um cardápio de menor variedade, mas com mais possibilidade de ser montado e entregue com rapidez.
- Invista em anúncios
A internet tem uma série de ferramentas criadas especificamente para desenvolver anúncios publicitários.
Podemos citar o Google Ads, o Facebook Ads como alguns dos mais populares.
No caso de delivery, segmentar anúncios por geolocalização é uma ótima forma de alcançar quem está mais perto do seu estabelecimento, por exemplo.