Aplicar técnicas de endomarketing, também chamado de Marketing Interno, é um desafio em muitas empresas. Mas vale a pena insistir nesta questão, pois ela é capaz de aumentar a retenção dos seus colaboradores.
A rotatividade da equipe pode trazer muitos problemas para sua empresa. O custo necessário com as contratações e demissões, a burocracia envolvida nestas duas etapas, e todo o processo de treinamento que é necessário.
Além do mais, quando se trata de atendimento ao público, é importante manter uma equipe neste setor, pois os clientes que tem uma experiência positiva, conseguem sentir a qualidade do seu serviço. E isso, gera fidelização de clientes, ou seja, quem compra uma vez de você, volta a comprar frequentemente no futuro.
Com isso, fica perceptível a importância da aplicação do endomarketing na sua empresa. Não é mesmo?
Continue sua leitura e saiba mais sobre esta técnica, e como aplicá-la no seu delivery, aproveitando todos os seus benefícios.
O que é endomarketing
O Endomarketing se trata de um conjunto de ações que têm o objetivo de criar um ambiente de trabalho saudável e motivador para os seus colaboradores.
No Brasil, Saul Bekin é o especialista e pioneiro do assunto. Como gerente da Johnson & Johnson, Bekin percebeu a necessidade de desenvolver uma integração maior entre seus funcionários e os diferentes setores da empresa.
A partir disso, ele começou a implantar técnicas de Endomarketing, Assim, percebeu que não se trata apenas de criar uma comunicação com os colaboradores, mas sim de envolvê-los em diversas atividades importantes da empresa.
Quando bem elaborado, o Marketing Interno pode trazer muitos benefícios, como:
- Aumento da produtividade;
- Criação de uma equipe mais qualificada no seu segmento;
- Maior engajamento com as metas e necessidades da empresa;
- Objetivos bem definidos para as estratégias propostas;
- Inovação constante;
- Melhora a qualidade na execução de tarefas.
Ações de endomarketing para motivar colaboradores
1. Desenvolva ações de centralização da comunicação interna, melhorando a troca de informações e permitindo que seus funcionários tenham voz ativa na sua empresa.
2. Garanta que seus colaboradores tenham pacotes de benefícios, como vales alimentação, planos médicos, planos odontológicos, etc. Esse tipo de ação, mostra a preocupação da empresa na qualidade de vida da equipe.
3. Ofereça capacitações ou faça a implantação de programas de incentivo ao conhecimento, com bolsas de auxílio para cursos, workshops, faculdades, etc.
4. Desenvolva atividades e eventos que promovam a interação de toda a equipe, estimulando o trabalho em equipe, criando um ambiente colaborativo na sua empresa.
5. Faça pesquisas de satisfação com sua equipe. Dessa maneira, será possível analisar os pontos positivos da gestão, e os gargalos que precisam se atenção.
6. Conte com técnicas da arquitetura, e procure criar ambientes agradáveis na sua empresa para o trabalho, focando em cores, móveis, iluminação e demais aspectos que podem refletir os valores da sua empresa para sua equipe.
7. Estabeleça objetivos e metas para garantir que seus colaboradores se mantenham motivados no crescimento da sua empresa. Afinal, isso significa crescimento para todo o restante da equipe também.
8. Seja mais do que um chefe para sua equipe, seja um líder que inspira e motiva seus colaboradores.
9. Faça reuniões com o objetivo de levantar ideias para problemas corriqueiros, mostrando que este tipo de ação não é apenas para cobranças.
10. Forneça feedbacks constantes para motivar sua equipe e garantir que todos tenham, individualmente e dentro dos seus devidos setores, um norte para o crescimento, para uma carreira de sucesso em sua empresa.
11. Comemore os resultados alcançados com a sua equipe. Sempre que metas forem alcançadas, ou superadas, garanta que todos se sintam parte da conquista.
12. Utilize ferramentas inteligentes que facilitam as tarefas da sua equipe e garantem que todos possam se dedicar verdadeiramente ao propósito da sua empresa.
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