Instagram 2023: Confira as mudanças da rede social e atualize suas estratégias


04/02/2023

Instagram 2023: Confira as mudanças da rede social e atualize suas estratégias

 

O Instagram se tornou uma das ferramentas mais importantes no que diz respeito ao marketing de empresas nos últimos anos. Portanto, acompanhar as mudanças dessa rede social e atualizar suas estratégias, é essencial. 

 

É importante entender que estas atualizações apenas acompanham o fluxo de utilização dos usuários. Os especialistas do Instagram fica de olho em como cada pessoa explora a rede social, e a partir desta análise, traz novas diretrizes para as marcas. 

 

Seu planejamento de 2023 para o Instagram já está pronto? Se a resposta for não, aproveite as dicas a seguir para organizar seu calendário de postagens e ações. Caso a resposta for sim, continue sua leitura e faça as adequações necessárias para continuar tendo sucesso em suas estratégias: 

 

Mudança na entrega de conteúdo organicamente para empresas

Se você cria conteúdo no Instagram a um certo tempo, percebeu que o volume de entregas de conteúdo orgânico mudou bastante. A verdade é que, infelizmente, perfis de empresas vão seguir tendo cada vez menos visibilidade gratuita na ferramenta. 

 

Por isso mesmo, seu planejamento de marketing nesta rede social, deverá incluir campanhas pagas, mesmo de valores menores, para ter maior visibilidade. 

 

Além do mais, invista nos stories criando conteúdo diariamente, com postagens em horários alterados para se manter nas primeiras opções de conteúdo de quem segue seu perfil na rede social. 

 

Aposte também nas ferramentas de interação nos stories para garantir que a rede social entregue seu conteúdo, organicamente, para mais de seus seguidores. 

 

Aumento da indicação de conteúdo de creators

Agora vamos à razão pela qual os conteúdos de empresas vão ganhar menor alcance orgânico: o Instagram vai dar maior importância para o conteúdo de creators, os famosos perfis de influenciadores. 

 

A Rede social vai entregar ao menos 50% de conteúdos indicados ao marketing de influência, por perceber que estes perfis têm maior interação com os usuários do Instagram. 

 

Com isso, vale destacar que vale a pena sim procurar por embaixadores para sua marca, e investir em marketing de influência. E para não errar na hora de tomar a decisão, analise o fit de público dessa pessoa, o tipo de conteúdo que ela entrega e até mesmo os outros parceiros que ela possui.  

 

Validação de relevância de contas por volume de interações no Chat

O Instagram fica de olho nas ferramentas que ele possui, para entender o que indica maior relevância das contas. E por muito tempo, o melhor indicador era a opção de salvar publicações. 

 

De maneira geral, quanto maior fosse o número de publicações salvas por usuário, melhor seria a entrega orgânica do seu perfil.

 

Contudo, com o passar dos anos, isso mudou. Por isso mesmo, agora, a ferramenta que indica a relevância do seu perfil, é o volume de interações no seu Chat. 

 

O que isso significa? Que suas chamadas de ação devem levar o usuário a enviar mensagens para o seu chat, e que é extremamente importante responder estas pessoas da melhor maneira possível, mantendo uma conversa com cada uma delas. 

 

As interações pelo chat nos stories também estão valendo, então utilize setas e outras sinalizações para que seu público envie mensagens por lá.