Não basta que uma empresa tenha uma estratégia de geração de leads. Afinal, após a atração de potenciais clientes, é essencial desenvolver a próxima etapa – isto é, nutrir leads.
A maioria dos leads captados pelas empresas ainda não estão prontos para fazer uma compra, demandando conhecer mais sobre a marca.
Apesar disso, a jornada pode ser acelerada por um trabalho de nutrição de qualidade, ou seja, envio de materiais com informações e direcionamentos para a conversão.
Consequentemente, a trajetória do cliente ocorre por excelência, contendo tais passos: de lead a convertido e, por fim, a cliente fidelizado.
Neste texto você vai descobrir a importância desse processo intermediário e saber quais materiais são mais indicados.
Ao fim da leitura, sua equipe vai estar pronta para estruturar uma base de clientes fiel e plenamente satisfeita para a assessoria contábil, ou qualquer que seja o ramo de atuação, considerando o perfil do público.
Entenda o que é nutrir leads
O conceito de nutrição de leads tem a ver com guiar potenciais clientes à base de contatos de uma empresa.
Isso é feito, majoritariamente, compartilhando materiais sobre a solução ideal para as necessidades e exigências desse público potencial.
Observe que não estamos falando de uma série de e-mails de vendas que anunciam o quão bom é o produto ou serviço da sua empresa.
O foco deve ser ajudá-los a compreender a melhor opção para resolver qualquer problema que porventura tenham ou trazer informativos de valor, de um modo geral.
Veja como nutrir leads
Agora, vamos nos ater sobre os melhores formatos de conteúdo para nutrir o público a respeito das vantagens de produtos como peças para CNC.
Confira em cada tópico as possibilidades e benefícios da produção de materiais relevantes a fim de aumentar as conversões e qualificar leads.
E-books
Um e-book é um livro digital que trata de temas variados. Uma marca pode produzir um e-book sobre o assunto que melhor se conecta com as aspirações da base de clientes.
Durante o período de conversão, é importante que o e-book seja mais amplo para cumprir o objetivo de nutrir e converter.
À medida que o lead se move dentro do funil de vendas, e-books mais específicos sobre administração de condomínios são indicados para manter o interesse dele.
Newsletters
Se o seu negócio está registrando um ritmo acelerado de produção de conteúdos, você pode escolher um dia da semana para enviar aos seus clientes todo o conteúdo produzido nesse período.
Tradicionalmente, esse tipo de publicação é feito no formato de newsletters: e-mails personalizados que trazem uma coletânea de textos, posts e demais conteúdos.
Notícias do setor
Comunicar notícias e tendências do seu setor também é um método para manter o relacionamento entre o escritório de contabilidade São Paulo e os clientes devidamente aquecido.
A plataforma em que isso pode ser feito fica a seu critério. Há várias possibilidades, tais como:
- Feeds de redes sociais;
- E-mails;
- Mensagens no celular;
- Blogs.
O importante aqui é confirmar que o cliente tem interesse em receber esse tipo de comunicação. Caso contrário, os métodos de nutrição vão ser vistos como spam.
Webinars
Outro formato interessante para fomentar o relacionamento são os webinars, ou seja, cursos realizados digitalmente e transmitidos por vídeo.
Existem várias plataformas que permitem criar e exibir webinars. O destaque aqui é a possibilidade de falar diretamente com as pessoas interessadas em brinquedos para cachorros hiperativos.
Então, fica evidente a ligação direta entre nutrir leads e fazer marketing digital.
E-mail marketing
Uma das estratégias mais populares dentro do marketing feito para a web, o e-mail marketing é capaz de entregar o conteúdo certo para as pessoas certas exatamente quando elas precisam, conforme o scoring determinado pela marca.
Dessa forma, você aproveita as necessidades delas para ampliar sua divulgação enviando conteúdos segmentados de acordo com as preferências dos leads e o comportamento percebido no ambiente digital.
Para fazer isso da forma mais adequada, pesquise e procure reunir o máximo possível de dados da base de contatos do escritório de contabilidade SP Zona Sul.
Isso facilita a preparação do conteúdo e potencializa a efetividade dele. Ou seja, as estratégias atingem as metas propostas mais facilmente.
Aposte em textos e vídeos claros e objetivos que transmitam conhecimento. Afinal, os clientes precisam ser cativados. Para isso, nada melhor do que investir em aprendizados consistentes.
Confira dicas para nutrir leads
Com o leque de formatos que mencionamos acima, já é possível construir uma base de clientes forte e satisfeita.
No entanto, também é necessário ficar atento a alguns pontos que podem atrapalhar (ou melhorar) o relacionamento.
Separamos algumas dicas para assegurar que o sistema de nutrição da sua empresa seja o melhor possível.
Lead Scoring
É claro que, para garantir que os leads estejam engajados e que os materiais mais adequados serão encaminhados, a marca de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço tem que monitorá-los de alguma forma.
O Lead Scoring (pontuação de leads, em português) serve para atribuir pontuações de acordo com o comportamento de cada lead.
A pontuação pode ser feita a partir de ferramentas de automação de marketing. O sistema de pontos é baseado nas interações com os conteúdos veiculados.
Taxa de abertura de e-mails, número de cliques, sinalização de spam e interrupção da assinatura de newsletters são números que tem de ser monitorados de perto.
São métricas desse gênero que servem como termômetro para a eficiência da nutrição que está sendo colocada em prática e para a devida pontuação dos potenciais clientes, identificando se estão “quentes” o suficiente para receber contatos de conversão.
Linguagem personalizada
Muitas vezes, quando o e-mail é automatizado, o conteúdo parece ter sido escrito por um robô. É seu dever evitar essa impressão. Então, não hesite em personalizar as mensagens.
Chamar a pessoa pelo nome, escrever diretamente para a pessoa e usar uma linguagem mais suave são algumas dicas para tornar suas campanhas de e-mail marketing mais atrativas aos leads.
Inclusive, essa personalização não significa, necessariamente, escrever os informativos individualmente. Na verdade, é otimizar as plataformas de automação para uma programação mais natural, conforme diretrizes específicas.
Essa proximidade pode parecer um detalhe, mas faz diferença na percepção da marca, melhorando as respostas dos clientes sobre os sistema de gestão financeira para pequenas empresas, por exemplo.
Quando a pessoa é chamada pelo nome e sabe o nome de quem está falando com ela, a comunicação se estabelece de maneira mais direta e espontânea, pois se torna mais humanizado e “real”.
Equipes de marketing e vendas alinhadas
Nunca é demais salientar que marketing e vendas devem andar juntos. Afinal, uma equipe cuida das campanhas e outra do atendimento ao cliente e seu devido direcionamento para a compra.
Sendo assim, nada mais justo e adequado do que sincronizar as metas e as estratégias comunicativas.
Por exemplo, a pontuação dos leads deve ser acessível para todos os membros de ambos os times.
Assim, todos sabem quais são os perfis mais preparados para a compra e quais ainda não estão maduros o suficiente (ou até mesmo quem não vai ser convertido).
Isso é essencial na hora de economizar tempo e dinheiro. Vale mais a pena se focar em leads próximos da etapa de conversão.
Seja multicanais
Garantir que a mensagem chegue até onde ela deve chegar é um dos maiores desafios das marcas hoje em dia.
Pode ser que a taxa de abertura de e-mails da sua marca esteja abaixo do esperado.
Nesse caso, os leads e clientes em geral não estão engajando com o e-mail marketing. Uma das soluções é se fazer presente em mais de um canal e pensar em títulos e botões mais atrativos.
Junto da estratégia de marketing por e-mail, mantenha um blog ativo com postagens que falem diretamente com todos.
Use as redes sociais para divulgar esses posts e responder aos comentários que os seguidores publicam lá, sejam críticas ou elogios.
O remarketing também entra como uma maneira de tentar atrair novamente alguém que já acessou o site da marca, mas por alguma razão não completou a compra.
Seja ágil no atendimento
Se a equipe não estiver pronta para abordar leads com intenção de compra clara, você corre o risco de perder uma venda.
Assim, tenha pessoal disponível para responder às interações com os clientes e fazer chamadas o mais rapidamente possível, mediante solicitação.
Para fornecer um serviço de qualidade, acesse as informações de clientes em potencial armazenadas no sistema do local de trabalho, localização e principais necessidades.
A agilidade é um diferencial ainda mais determinante no mundo influenciado (e, em grande medida, baseado) na internet.
Se as pessoas não tiverem suas dúvidas respondidas com rapidez, elas vão continuar procurando por empresas que atendam às suas necessidades, além de dispersarem mais rapidamente.
Então, tenha sempre em mente que a concorrência digital é tão ou mais complexa que a concorrência tradicional. Um tempo de atendimento curto e efetivo é um diferencial muito importante nesse ambiente.
Nutrição de leads não pode ser confundida como spam
Já destacamos em outra oportunidade que as estratégias de e-mail marketing em especial não podem ser tratadas como spam pelos leads e clientes.
Essa preocupação deve nortear as abordagens. Caso contrário, todo o trabalho dos colaboradores em torno do relacionamento com os consumidores vai ser em vão.
Dessa forma, sempre peça autorização prévia para enviar ou encaminhar qualquer tipo de conteúdo, garantindo que os contatos tem real interesse na marca, direcionando melhor os materiais e criando relações com potencial de conversão.
Desde ofertas segmentadas até newsletters, ninguém gosta de ver a caixa de entrada repleta de mensagens não solicitadas.
Com esse cuidado, nutrir leads será uma atividade mais organizada e, claro, trará muito mais resultados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.