A análise SWOT, também conhecida como ou matriz SWOT, é uma ferramenta que ajuda a analisar seu negócio, fazendo com que o gestor possa visualizar o cenário em que sua empresa, no caso seu delivery, está inserido.
SWOT em português, é chamado de análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que promove a observação da sua empresa para garantir uma tomada de decisões mais certeiras.
Para isso, 4 fatores devem ser observados, sendo em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Traduzindo para o português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Continue sua leitura e entenda como realizar a análise SWOT para o seu delivery a fim de aproveitar todas as vantagens que isso pode oferecer para o crescimento da sua empresa!
A estrutura da análise SWOT
Forças
Este espaço deve ser destinado a falar sobre os pontos fortes da sua empresa. Mas é preciso ser bem realista. É possível incluir itens como:
- Seu reconhecimento frente ao mercado;
- Bom atendimento;
- Experiência positiva para seus clientes;
- Rapidez nas entregas.
Fraquezas
Neste quadrado é importante indicar questões que precisam ser melhoradas no seu delivery. Converse com toda a sua equipe para levantar esses pontos, e também vale á pena fazer pesquisas de mercado com seu público. Pode ser que você descubra que:
- As embalagens escolhidas não são as ideais para o seu produto;
- Os preços praticados por você são altos demais.
Oportunidades
Todo tipo de negócio possui uma série de espaços no mercado que podem ser vistos como oportunidades para o seu delivery. É importante acompanhar as notícias e sua concorrência para descobrir como inovar. Deliverys podem investir em uma série de ideias, como:
- Se tornar uma franquia;
- Investir no mercado vegano;
- Investir no mercado vegetariano.
Ameaças
Não existem empresas que não possuem pontos que podem ser considerados ameaças para o seu sucesso. É importante que o gestor saiba entender quais são estes pontos, fazendo o possível para evitar que eles custem seu delivery. Alguns exemplos de ameaças são:
- Problemas econômicos no país;
- Pandemias.
Passo a passo para montar sua matriz SWOT
- Defina suas forças.
- Determine suas fraquezas.
- Liste as oportunidades.
- Enumere as ameaças.
- Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
- Faça as correlações entre os fatores da matriz sua matriz SWOT e inclua as informações nos quadros como indicado abaixo:
As vantagens da análise SWOT para o seu delivery
É importante compreender quais os verdadeiros benefícios de realizar a matriz SWOT e analisar seu negócio. As principais são:
- Este é um processo que possui baixo ou nenhum custo.
- Ajuda o gestor e os administradores do seu negócio a tomar decisões.
- Desenvolver objetivos de negócios e criar estratégias para alcançá-los.
- Ajuda a encontrar os gargalos da empresa.
- Auxilia a equipe a encontrar soluções para o seu delivery.
Vale destacar que este é apenas o primeiro passo para uma melhora constante no seu delivery. Por isso, depois que sua matriz SWOT estiver feita, comece a colocar em prática ações para levar seu negócio rumo ao sucesso.
Por fim, se você quer aprender mais sobre a importância dos dados na sua gestão, confira o artigo: