Como a análise SWOT pode ajudar seu delivery a decolar?


13/11/2022

A análise SWOT, também conhecida como ou matriz SWOT, é uma ferramenta que ajuda a analisar seu negócio, fazendo com que o gestor possa visualizar o cenário em que sua empresa, no caso seu delivery, está inserido.

SWOT em português, é chamado de análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que promove a observação da sua empresa para garantir uma tomada de decisões mais certeiras. 

Para isso, 4 fatores devem ser observados, sendo em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Traduzindo para o português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Continue sua leitura e entenda como realizar a análise SWOT para o seu delivery a fim de aproveitar todas as vantagens que isso pode oferecer para o crescimento da sua empresa! 

A estrutura da análise SWOT

Forças

Este espaço deve ser destinado a falar sobre os pontos fortes da sua empresa. Mas é preciso ser bem realista. É possível incluir itens como:

  • Seu reconhecimento frente ao mercado;
  • Bom atendimento;
  • Experiência positiva para seus clientes;
  • Rapidez nas entregas.

Fraquezas

Neste quadrado é importante indicar questões que precisam ser melhoradas no seu delivery. Converse com toda a sua equipe para levantar esses pontos, e também vale á pena fazer pesquisas de mercado com seu público. Pode ser que você descubra que:

  • As embalagens escolhidas não são as ideais para o seu produto;
  • Os preços praticados por você são altos demais.

Oportunidades

Todo tipo de negócio possui uma série de espaços no mercado que podem ser vistos como oportunidades para o seu delivery. É importante acompanhar as notícias e sua concorrência para descobrir como inovar. Deliverys podem investir em uma série de ideias, como:

  • Se tornar uma franquia;
  • Investir no mercado vegano;
  • Investir no mercado vegetariano.

Ameaças

Não existem empresas que não possuem pontos que podem ser considerados ameaças para o seu sucesso. É importante que o gestor saiba entender quais são estes pontos, fazendo o possível para evitar que eles custem seu delivery. Alguns exemplos de ameaças são:

  • Problemas econômicos no país;
  • Pandemias.

Passo a passo para montar sua matriz SWOT

  1. Defina suas forças.
  2. Determine suas fraquezas.
  3. Liste as oportunidades.
  4. Enumere as ameaças.
  5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz sua matriz SWOT e inclua as informações nos quadros como indicado abaixo:

As vantagens da análise SWOT para o seu delivery

É importante compreender quais os verdadeiros benefícios de realizar a matriz SWOT e analisar seu negócio. As principais são:

  • Este é um processo que possui baixo ou nenhum custo.
  • Ajuda o gestor e os administradores do seu negócio a tomar decisões.
  • Desenvolver objetivos de negócios e criar estratégias para alcançá-los.
  • Ajuda a encontrar os gargalos da empresa.
  • Auxilia a equipe a encontrar soluções para o seu delivery.

Vale destacar que este é apenas o primeiro passo para uma melhora constante no seu delivery. Por isso, depois que sua matriz SWOT estiver feita, comece a colocar em prática ações para levar seu negócio rumo ao sucesso. 

Por fim, se você quer aprender mais sobre a importância dos dados na sua gestão, confira o artigo: