12 Dicas de Marketing para seu Delivery


23/07/2024

Não é de hoje que o mercado de delivery é um dos mais lucrativos da indústria brasileira. Isso nos faz pensar que o marketing para delivery seja de suma importância.

Essa é uma verdade para todo o ramo profissional: as estratégias de divulgação têm impactos profundos no sucesso de um negócio.

No caso do serviço de delivery, é necessário conhecer muito bem o público e utilizar outros dados para segmentá-lo e alcançá-lo com qualidade.

Prossiga a leitura do texto e conheça 12 dicas para fazer marketing para delivery de maneira qualificada.

  1. Saiba quem é seu cliente

Quem se propõe a desenvolver um sistema de delivery atrativo precisa, logo de início, estudar o tipo de público que visa atender.

No caso do delivery, é pertinente pesquisar a localização, o poder aquisitivo e as preferências culinárias.

Tendo essas informações à disposição, será mais fácil pensar em promoções, pratos e estratégias comunicativas que realmente engajam os clientes.

  1. Estude a concorrência

É imprescindível se manter bem informado sobre as tendências, realidades e características do mercado em que o estabelecimento gastronômico está inserido.

Em primeiro lugar, é pertinente oferecer um cardápio diferenciado a fim de atrair a atenção e se distinguir de outros estabelecimentos semelhantes.

Em segundo lugar, a escolha do local em que o restaurante vai se instalar também importa muito na hora de analisar a concorrência.

Deve-se concentrar em nichos de consumo que ainda não são contemplados pelos concorrentes. A partir daí, fica mais fácil cativar um público fiel.

  1. Planeje a logística

O lugar em que o estabelecimento se encontra influencia muito a qualidade e popularidade do delivery.

Seja falando nas estratégias de divulgação e até na taxa de entrega, a área de cobertura do sistema de entrega é um dos fatores preponderantes.

É possível definir um preço fixo de frete, que deve cobrir todos os custos do restaurante, ou cobrar com base na distância a ser percorrida.

Não se esqueça também de se preocupar com os horários e os dias em que o delivery vai ser oferecido. Por vezes, não é interessante oferecer o serviço todos os dias da semana.

Escolha os horários mais interessantes e invista em opções atrativas, como comida japonesa ou lanches.

  1. Treine os funcionários

Tenha um uniforme com a identidade visual bem marcada. E caso você tenha seu próprio entregados, vale a pena pensar em um uniforme para eles, sinalizando seu restaurante na hora da entrega. Outro ponto fundamental é pensar o meio de transporte que será utilizado por eles.

Os deliveries, no geral, utilizam motos para realizar as entregas. Você pode pensar no veículo que faz mais sentido para a sua equipe.

As habilidades de atendimento da sua equipe, e dos entregadores devem ser treinadas previamente. Tenha tudo esquematizado: a linguagem a ser usada, a embalagem em que os alimentos serão transportados…

  1. Use aplicativos de delivery

Invista em um site e aplicativo personalizado. Facilite o processo de compra do seu cliente, e não pague taxas para outros apps maiores no mercado. 

  1. Dedique-se à apresentação dos produtos

Um ponto sensível do serviço de delivery é que os clientes não podem ver o prato ao vivo. Todo o processo acontece online.

Nesse caso, disponibilizar detalhes bem explicados e fotos de qualidade é indispensável para incentivar a compra.

É preferível que a descrição de cada prato tenha adjetivos para aumentar a atratividade dele. Nada muito exagerado, apenas o suficiente para despertar o apetite. A fotografia de qualidade também importante, por motivos óbvios.

  1. Esteja na internet

Hoje em dia, a internet é uma plataforma inescapável quando se fala em marketing. Ela oferece muitas plataformas e infinitas possibilidades muito interessantes.

Crie um perfil nas redes sociais que seu público mais utilize. Marque presença nela com conteúdo interessante, interagindo com os seguidores e divulgando publicidade.

Use o Instagram ou o Facebook para informar a todos sobre uma promoção, compartilhar fotografias de pratos suculentos e até dar a oportunidade de ver os bastidores do restaurante.

Conteúdos deste tipo chamam muito a atenção e podem ser o grande diferencial na hora de conquistar novos clientes.

Cadastrar-se no Google Meu Negócio também é muito importante, já que faz com que seu estabelecimento seja facilmente identificável e localizável por meio de uma pesquisa no Google.

  1. Trabalhe a precificação

Quando se trabalha com delivery por aplicativos, é necessário colocar a taxa que eles cobram de cada estabelecimento antes de definir preços.

No caso de deliveries próprios, é suficiente apenas acrescentar a taxa de entrega ao preço dos pratos oferecidos.

O frete grátis é um recurso muito popular nas entregas e chama bastante a atenção das pessoas.

Mas, antes de oferecer esse benefício a torto e a direito, certifique-se de que não vai atrapalhar as finanças do restaurante.

  1. Dedique-se ao atendimento online

A qualidade do atendimento é de suma importância para a satisfação completa do cliente.

A comodidade e as facilidades dos aplicativos de mensagem tornaram as ligações telefônicas obsoletas.

Agora, as pessoas preferem fazer toda a comunicação por texto. Por isso, nada melhor do que se fazer disponível pelo WhatsApp ou pelas redes sociais.

Falando no WhatsApp, existe a versão profissional do app (WhatsApp Business), que permite que empresas veiculem catálogos, enviem mensagens automáticas em listas de transmissão e muito mais.

Estude os recursos dessa versão e veja como ela contribui para profissionalizar e personalizar o atendimento com muita facilidade.

  1. Peça para os clientes avaliarem

Os apps de delivery contam com sistemas de pontuação que servem para comprovar a qualidade dos estabelecimentos cadastrados.

Depois que uma entrega for completada, sempre peça para que os clientes avaliem seu restaurante.

Eles podem atribuir uma nota e fazer um comentário. Esses recursos são ótimos para conquistar novos clientes e construir uma boa reputação online. É quase como uma versão online do marketing boca a boca.

E, claro, não se esqueça de responder às avaliações, sejam elas positivas ou negativas. No segundo caso, é a sua oportunidade de explicar qualquer falha ou rebater opiniões falsas.

  1. Cuide do cardápio

Na hora de definir o cardápio, pense nas possibilidades de gestão de estoque e na navegabilidade dos clientes.

Se você optar por oferecer muitos tipos de pratos diferentes, com certeza haverá problemas de desperdício ou falta de ingredientes.

Na maior parte das vezes, vale mais a pena investir em um cardápio de menor variedade, mas com mais possibilidade de ser montado e entregue com rapidez.

  1. Invista em anúncios

A internet tem uma série de ferramentas criadas especificamente para desenvolver anúncios publicitários.

Podemos citar o Google Ads, o Facebook Ads como alguns dos mais populares.

No caso de delivery, segmentar anúncios por geolocalização é uma ótima forma de alcançar quem está mais perto do seu estabelecimento, por exemplo.